quarta-feira, março 06, 2013

Resenha A Última Nota - Felipe Colbert e Lu Piras



Título: A Última Nota
Autores: Felipe Colbert e Lu Piras
Editora: Novo Século
Lançamento: 2012
Número de Páginas: 288
Skoob



Quando Alícia Mastropoulos se apresenta pela primeira vez como a principal violinista na Orquestra de sua Universidade, ela não tem ideia dos acontecimentos que este fato desencadeará. Decidida a tocar uma composição inédita deixada por seu falecido avô, em vez da música programada, ela se emociona e erra a última nota, mas ninguém parece perceber. No dia seguinte, recebe a notícia de que um jovem desconhecido é encontrado no coreto próximo ao local da apresentação e levado para um hospital. Quando acorda, ele não se lembra de nada, apenas chama pelo nome dela. Ele, o belo e misterioso rapaz de olhos azuis, é exatamente o que Alícia precisa evitar.
Alícia é uma garota de 21 anos que cresceu no berço de uma tradicional família Grega, e justamente por isso foi criada em meio a uma cultura completamente diferente da que se vê no Brasil. Namora Theo, um rapaz também Grego, o qual os pais de Alícia aprovam sem sombra de dúvidas. Contrariando a vontade dos pais e seguindo seu coração ela cursa música na UFRJ, e foi escolhida para ser a spalla da orquestra. Quando na ocasião de sua primeira apresentação como spalla ela resolve que tocará Gratia, uma música composta por seu avô, não esperava que essa melodia lhe traria muito mais do que aplausos. Ao errar a ultima nota, sem que ninguém tenha se dado conta diante do brilhantismo de sua apresentação, ela não fazia ideia do quanto isso influenciaria em um futuro próximo. 

A poucos metros dali uma rapaz acabara de ser encontrado e a primeira coisa que diz é o nome de Alícia, ao saber do ocorrido ela corre ao hospital com medo que tenha acontecido algo com Theo, qual não é sua surpresa ao se deparar com um estranho de profundos olhos azuis, vendo que não o conhece vai embora com a consciência tranquila, sem nem imaginar o que o destino lhe reserva.

Assim que vi essa capa eu decidi que precisa ler este livro, sim inicialmente eu o julguei pela capa, mas não pude evitar, ela é realmente linda e instigante até. Não me arrependi. Assim que chegou já o selecionei como próxima leitura e mais uma vez nada de arrependimentos. A ultima nota é um livro romântico, leve e bem jovem. Alícia com suas confusões a cerca do que fazer em relação a ser ela mesma ou alguém que seus pais queiram que seja é uma personagem encantadora, que você poderia encontrar logo ali na esquina. Muitas vezes coloca os desejos dos pais e as tradições acima de si, mas quando Sebastian entra em sua vida e ela finalmente tem a chance de ser ela mesma parece ser quase impossível voltar a retroceder.

Sebastian é o misterioso jovem que foi encontrado no correto chamando por Alícia, e sem ter para onde ir é acolhido pela avó da moça, uma senhora não Grega que viveu um grande amor com Amadeus Mastropoulos avô de Alícia. Misterioso Sebastian parece perseguir Alícia o que a tira do sério e a faz exagerar algumas vezes, mas o que parecia não ter cabimento acontece e os dois se apaixonam, agora precisam lutar para viver esse amor, seja com Theo, o agora noivo de Alícia, ou com os pais da moça e suas tradições.

Em meio a tudo isso temos a música, um gosto que Alícia herdou do seu já falecido avô, um homem que tinha sábias palavras nos momentos em que Alícia mais precisava. E a quem suas lembranças sempre recorrem nos momentos de decisão. Essa é uma história que não deve ser ignorada e se houver a oportunidade leia, você irá se emocionar e assim como eu com certeza mergulhar no mundo de Alícia, querer cuidar de Sebastian e se libertar assim como ambos. Eu cheguei a me frustrar junto com os personagens, senti-me angustiada quando os mesmos se sentiam e em alguns momentos me senti tão parte de tudo que não cheguei a ver o tempo passar.

Em um momento que se fala tanto em incentivo a literatura nacional este é um livro e uma dupla de autores que não pode ser esquecida. Nada pretensioso o livro nos prende e foi muito bem escrito. A Narrativa é feita por Alícia e em primeira pessoa e a diagramção foi bem organizada, folhas amareladas, letras em tamanho perfeito para a leitura e a cada início de capítulo temos o desenho de flores. O que posso dizer é que ao terminar o livro eu pela primeira vez tive a real consciência de que os livros foram feitos para retratar o imaginário, a fantasia e tudo que parece impossível, nos dando combustível para sonharmos os nossos sonhos. Não que antes não pensasse assim, mas Felipe Colbert e Lu Piras fizeram com que eu percebesse a consistência disso em minha vida.

Leiam sem reservas e preparem-se para se emocionar. Em alguns momentos você sentirá que está dando aquele sorriso bobo e em outros tomara a força da personagem para si querendo empurrar a histórias e ajudar para que tudo caminhe para que esse conto de fadas moderno tenha um final feliz. Simplesmente sublime.

Uma dupla que deu muito certo!

Quotes do Livro:

"Quando você toca você faz música. Quando você acredita, você faz mágica"

"[...] - Quem dera eu pudesse flutuar e, quando pousasse, você já estivesse aqui!"

"Às vezes o perto se torna longe quando corremos demais para alcançá-lo"

"- Eu esperei por você no prelúdio e esperarei até o soar da ultima nota"

"- O destinho é como uma pauta musical que se escreve sozinho"


Júh
               Zanotti

18 comentários:

  1. Nossa adorei a sipnose, e tenho uma queda por garotos misteriosos rs, a capa também é linda e pela resenha vejo que vou me emocionar, mais o melhor de tudo é que é um livro da nossa literatura nacional que muitos dos próprios Brasileiros não dão valor, está ai uma exemplo dê livro para dar uma oportunidade, nossa literatura é muito rica, precisamos prestigiar.

    ResponderExcluir
  2. É bem legal esse livro heim? Não vi muitas resenhas dele, não reparei muito. Quando vi a sinopse senti que era bom, mas não aquela vontade louca de ler. Foi um desses livros que deixo de lado quando tem demais na minha mira e não me chama muita atenção =/
    Não sinto vontade de ler ainda, então só fico com a resenha...

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro legal mas me diz uma coisa, é aquele romance "grudento"? Eu também julgo vários livros pela capa kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Bianca, não é meloso é tranquilo sabe, nada muito cheio de açucar, mesmo pq se fosse eu não tinha dado uma nota 5, pq detesto esse tipo de romance :)

      Excluir
  4. Fiquei com vontade de ler depois que li a primeira resenha. É a segunda resenha que leio do livro, mais uma vez positiva.
    Espero poder ler.

    Beijos,

    Carissa
    http://www.artearoundtheworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, e a capa é linda mesmo, também.julho pela capa!!!! Quero conhecer Sebastian e a família de Alicia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!

    Uau! Que resenha! Curti cada letrinha...!

    Obrigada pelo carinho com o que leu A Última Nota, por ter se deixado envolver por Alícia e apaixonar por Sebastian.
    Essa é uma história que poderia acontecer com qualquer um de nós. Música e magia andam sempre juntas. <3

    Fiquei tão feliz ao ler essa resenha gora que tenho certeza de que terei lindos sonhos para novos romances.

    Beijocas,

    Lu

    ResponderExcluir
  7. Aaaaaaaaaaah, eu preciso! Preciso mesmo!!! Pelo que já li da Lu imagino que o livro seja realmente ótimo. Todo mundo falando bem, até agora não vi ninguém falando mal. =( Se eu não comprar até a Bienal, traz pra me emprestar. kkkkkkk
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Júh!
    Primeira vez que visito seu blog e adorei! Parabéns! Faz tempo tenho vontade de ler esse livro, a história me conquistou desde que li a sinopse e ontem consegui comprá-lo. Não vejo a hora de chegar para que posso ler logo, acho a capa muito linda e sei que vou gostar muito dos personagens e me apaixonar por todos. ;)

    Beijos,

    Rafa
    http://fascinadaporhistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amo a capa do livro ja vi outro livro da autora mais não conheço o autor...o livro parece ser bem legal!
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia A última nota e o livro parece ter uma história muito bonita. Acho que eu iria adorar ler, mas deixa para mais adiante, apesar de toda a curiosidade que fiquei hahaha

    ResponderExcluir
  11. nunca tinha ouvido falar desse livro. a capa é bem bonitinha e a história parece bem legal. Mas é muito romance pra mim. talvez algum dia eu até leia, mas agora não

    ResponderExcluir
  12. Fiquei muito curiosa para ler o livro, a capa é linda e a sinopse é bem instigante.

    ResponderExcluir
  13. AHHHHHHHHHHH acho que é a primeira resenha que leio sobre este livro e gostei do que li! O livro é a minha cara!

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler esse livro!
    Quando lançou logo comprei. Tudo me encantou desde a capa (eu amo violino) até a sinopse. Eu tenho que parar de enrolar e começar logo a leitura.
    BEijos


    http://avidadeumabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu comprei esse livro e espero que seja bom como acho que é.

    ResponderExcluir
  16. Nossa! Amei a resenha, realmente me cativou e me deu uma baita vontade de ler esse livro. Ultimamente tenho gostado muito dos autores brasileiros que leio. Sempre vi esse livro em promoção, mas nunca me animei a comprar por imaginar que fosse mais ou menos, mas depois dessa sua maravilhosa opinião, com certeza darei um jeito de ler. Uma história de amor com a temática de música é imperdível! E a capa é muito bonita mesmo. Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)