segunda-feira, março 04, 2013

Resenha Uma Questão de Confiança - Louise Millar


Título: Uma Quetão de Confiaça
Autora: Louise Millar
Editora: Novo Conceito
Primeira publicação: 2013
Skoob
Sinopse: Em um subúrbio tranquilo de Londres, algumas mães se ajudam através de amizade, favores e fofocas. No entanto, algumas delas não parecem confiáveis e outras têm segredos obscuros. Quando Callie se mudou para seu novo bairro, pensou que seria fácil adaptar-se. Contudo, os outros pais e mães têm sido estranhamente hostis com ela e com sua filha, Rae, que também descobriu como é difícil fazer novas amizades.
Suzy, seu marido rico e seus três filhos parecem ser a única família disposta a fazer amigos, mas, recentemente, a amizade com Suzy anda tensa. Ainda mais com a atmosfera pesada que pairou sobre o bairro após a chegada da polícia e o relato de um possível suspeito morando no bairro.
O que Callie e sua pequena Rae podem esperar? Em quem confiar? E, sobretudo, como imaginar que certas atitudes rotineiras podem colocar em risco a vida de sua pequena filha? Verdades e mentiras parecem se esconder nestas pequenas casas.

Uma Questão de Confiança entrelaça a história de três mulheres que vivem com os seus fantasmas em busca de tranquilidade. Callie é mãe de garotinha Rae, uma criança com sérios problemas cardíacos que tem consumido todo o tempo da mãe por causa dos cuidados necessários com sua doença. Suzy é a melhor e única amiga de Callie, que se vê ignorada pelas mãe das outras crianças na escola sem saber porque, Suzy é casada e tem três filhos, e suspeita que esteja sendo traída pelo marido, mas apesar disso tenta manter as aparências como se vivesse um conto de fadas. Este livro é um thriller psicológico dos bons.

Logo que iniciei a leitura me vi de volta há alguns anos atrás quando lia os livros da coleção Reader's digest  e acho que foi esse saudosismo que me fez continuar. Não que o livro seja ruim, muito pelo contrário, mas a autora demora um pouco demais para apresentar os fatos. Ela se estende muito em nos situar na vida de Callie e suas vizinhas, nos dramas de cada uma, sem nunca revelar o que realmente está acontecendo. 

Sabemos que Rae, filha de Callie esteve gravemente doente do coração, mas não sabemos exatamente o que até estarmos perto do fim. Também é evidente que Suzy tem um casamento infeliz, mas não temos certeza que seja traída. E quanto a Debs, algo ruim aconteceu com ela, evolvendo uma criança e um processo, o que a deixou extremamente ansiosa e paranóica. A narrativa nos dá milhões de possibilidades e mesmo sem saber o que realmente aconteceu já temos um vilão selecionado. 

Na vida conturbada dessas mulheres temos os personagens coadjunvantes. Jez poderia ser o marido perfeito, ao menos era o que Suzy esperava quando se casou, mas parece que ele é dado a umas escapadinhas extra conjugais. O que chega a desesperar Suzy que se vê impotente diante da frieza do marido. Exatamente o contrário de Tom, pelo menos com a filha, que apesar de ser um pai ausente ama Rae, mas parece querer distância de Callie, mas não sabemos muito sobre o personagem até metade do livro, quando ele realmente começa a ter importância. O marido de Debs tenta a todo momento acalmar a esposa que está a beira de um colapso nervoso e se sente perseguida, um relacionamento que nos dá a impressão de ser apenas uma fachada para esconder algo maior.

Enfim, uma história que envolve muito as aparências e mentiras manipuladoras. Desde o início sabemos que algo vai acontecer com Rae, e que isso envolve a grande amiga da mãe da garota, mas não fazemos ideia do que seja. Já que há alguns valores invertidos e Suzy não me parece ser a megera que deveria, o que cabe a Debs, que me causou antipatia desde o início. Não leia este livro esperando acontecimentos grandiosos, ele é bem tranquilo e nos apresenta a vida dessas três mulheres como uma introdução um tanto quanto longa, mas eu até que gostei, caso contrário a leitura seria rápida demais e sem grande suspense. 

Alias, tenho que ressaltar que a autora soube trabalhar maravilhosamente o suspense no livro, sem revelar em nenhum momento algo que pudesse dar pistas verdadeiras do que realmente se passa. Como já disse há milhões de possibilidades, mas em momento algum cheguei a imaginar que fosse acontecer justamente o que aconteceu. Se tiver oportunidade de uma chance a esse livro. eu confesso que terminei a leitura morrendo de vontade de reler, pois sei que prestaria maior atenção a detalhes que só poderiam ser percebidos depois de finalmente revelado o ocorrido.

Envolvente em seu próprio estilo.

Quotes do Livro:

"A doença de Rae nos deixou secos. Sou uma palha. Uma concha vazia. Não me admira que outras mulheres me evitem. Percebem que vou sugá-las também."

"Londres deveria ter sido um novo começo. Um lugar para ser uma pessoa normal, finalmente, com uma família normal e amigos normais, longe dos mentirosos, traidores, aproveitadores e dos demônios de casa. No entanto, parece que aqui também existem mentirosos e
traidores"
Júh
                Zanotti

14 comentários:

  1. Achei o livro bem interessante e gostaria de ler. A história é bem boa, bonitinha e as resenhas que vi só me deixaram mais curiosa. Preciso ler!

    ResponderExcluir
  2. Ai, que tenso. Pela capa não achei que fosse assim, achava que era algo doce e tranquilo. =P Como as aparências enganam.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  3. Iniciei esse livro ontem li duas páginas!!!!
    aushauhsuha
    Adorei sua resenha, espero que possa gostar do livro também.
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei do livro porque não é previsível, não li nenhuma história do tipo. Adorei a resenha (:

    ResponderExcluir
  5. Essa é a temática que curto, gosto de um bom suspense, ;)
    Estou bem curiosa para conhecer a escrita dessa autora.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Já vi milhares de resenha sobre esse livro, ainda não li e também não acho que vou ler já que não faz meu gênero mais parece ser interressante acho que livros assim faz a gente repensar em algumas coisas.

    ResponderExcluir
  7. Estou nem curiosa por esse livro a um tempo, a sinopse me ganhou a primeira vista. Amei a resenha que me deixou ainda mais curiosa pelo livro.

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante do livro mais não sei se leria ele!
    Adorei a capa!

    ResponderExcluir
  9. Estou super a fim de ler esse livro. A cada resenha minha vontade aumenta de lê-lo, apesar de alguns aspectos que não curti.

    ResponderExcluir
  10. Este livro é um dos que mais gostaria de ler. pensei que fosse mais tenso, mas de qualquer forma parece ser uma ótima história. Gosto desse estilo e também quero saber até que ponto podemos confiar nas pessoas! rs

    ResponderExcluir
  11. Estou absolutamente louca para ler Uma Questão de Confiança. É exatamente esta mistura de personagens super comuns e o mistérios e surpresa que me encantam. Adorei a resenha e reforçou muito meu desejo de ler a obra.

    ResponderExcluir
  12. Estou muito curiosa para ler este livro, é o tipo de livro que me atrai! Gosto muito desta temática e estou curiosa para conhecer os personagens!

    ResponderExcluir
  13. Pensei que era um livro bonitinho e agora sei que se ler vou chorar e ficar com raiva.
    Não tenho certeza se vou ler, mas achei muito boa a premissa.
    BEijos




    http://avidadeumabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Acho que esse livro eu gostaria de ler.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)