terça-feira, agosto 27, 2013

#SemanaEspecialTMI #3 - As Runas

Hoje o assunto da #SemanaEspecialTMI serão as runas utilizadas pelos Caçadores de Sombras para lhes conferir habilidades e outras coisinhas mais. Elas são parte importante do que é ser um Caçador de Sombras e estão incluídas nos livros e no filme. Vamos saber um pouco mais?


As Runas ou marcas, como você preferir, são como tatuagens que conferem poder aos Caçadores de Sombras, cada uma tem seu próprio significado. Seus efeitos são variados e em sua maioria só podem ser usadas nos Nephilims (Caçadores de Sombras).

A origem das runas, segundo a lenda dos Caçadores de Sombras, vem do Anjo Raziel. Elas foram dadas à primeira geração de Caçadores de Sombras para ajudá-los contra os demônios que eles tinham que matar. Todas as runas conhecidas por eles estão registradas no Livro Cinza, este é um livro raro com pouquíssimas cópias, pois a impressão das runas podem exercer poder e queimar o papel.

As marcas são tatuadas na pele dos Nephilim e lhes confere poder, a maioria delas não é permanente mas assim que desaparece deixa uma cicatriz em tom prata com o desenho da marca que foi desenhada no local. Mas também existem as permanente, com efeitos fixos, no livro o Jace diz para Clary que uma das marcas permanentes confere a ele maior habilidade com as armas. Quanto mais perto do coração uma marca for desenhada ela torna-se mais eficaz, também descobri que quanto maior a força exercida na hora de se fazer a marca, maior será a durabilidade do seu efeito. Assim como algumas são permanentes outras são destinadas a lugares específicos, mãos pernas e braços essas marcas servem para proteger o local determinado

Apenas os Caçadores de Sombras podem suportar as marcas, caso elas forem colocadas em um humano isso pode levar a morte, causar insanidade ou queimaduras e até transformá-lo em um Renegado (seres descerebrados controlados por quem os marcou).

Além das runas aplicadas na pele dos Nephilim, também existe algumas que são empregadas nas armas dos Caçadores de Sombra e elas tem o intuito de proteger as armas e impedir que o demônio ferido por essa arma possa se curar rapidamente. Outras também são usadas para objetivos mais práticos como abrir e fechar portas, causar um incêndio e várias outras habilidades.

Pelo que eu pesquisei aqui na série Infernal Devices, que se ambienta no mesmo universo de The Mortal Instruments, também se faz referências a essas runas e passamos a conhecer outras mais simbólicas como a do luto e do amor, ao que tudo indica elas não possuem nenhuma habilidade são apenas simbólicas mesmo.

Abaixo segue algumas imagens das runas que aparecem tanto nos livros quanto no filme, espero que tenham gostado!

      


      


      


      

      
Listas de algumas Runas mencionadas nos livros da série Instrumentos Mortais, infelizmente não encontrei as imagens ou especificações de todas, mas dá para ter uma boa ideia.

Ácido: queima qualquer superfície. 
Aliança: permite aos Nephilim e as criaturas do Submundo compartilhar habilidades uns com os outros, tais como habilidades de luta dos Caçadores de Sombras e uma força de um Lobisomem. 

Agilidade: Confere agilidade ao usuário para se mover com destreza e com graça sem nenhum esforço. 

Poder Angelical: A primeira e mais poderosa runa dada aos Caçadores de Sombras pelo anjo Raziel. Todos Nephilim recebem esta marca após o início e significa seu vínculo angelical. Também é frequentemente aplicado às armas para imbuí-los com propriedades angelicais, bem como limpá-las de quaisquer vestígios demoníacas. 
Visão clarividente: Dá aqueles que a usam percepção extra-sensorial, permitindo-lhes ver o que não é visível. 
Coragem: Fornece aqueles que usam bravura. 
Desviar / Bloquear: afasta os golpes recebidos. 
Enkeli: Uma runa de poder angelical. Eles são colocados em armas Shadowhunters usar para dar-lhes poder angelical. Esta limpa todo o poder demoníaco do objeto e impede demônios esfaqueado pelas armas de se curar. 
Equilíbrio: uma marca permanente que dá o equilíbrio perfeito ao Caçador de Sombras. 
Destemor: Faz com que o usuário não tenha medo de nada. 
Fogo: Usado para criar fogo. 
Fortaleza: Fornece ao guerreiro determinação inabalável, vontade e força interior. 
Velocidade elevada : permite ao usuário mover-se muito rapidamente em qualquer ambiente ou situação. 
Iratze (Heal / Painless): A runa da cura, muitas vezes parcialmente desenhado por Caçadores de Sombras, antes de ir para a batalha, o que lhes permitam terminá-lo rapidamente e curar-se. 
A Marca de Caim: Se alguém tentar prejudicar a pessoa que carrega a marca de Caim, eles vão ser prejudicados por uma potência sete vezes mais forte do que o utilizado para prejudicar o titular da marca de Caim. 
Abra: a runa que Clary usa para abrir várias coisas ao longo da série. 
Parabatai: A runa que une dois parceiros Caçadores de Sombras, para que eles possam aproveitar a força do outro. 
Lembre-se: Esta runa permite que o Nephilim possa se lembrar de eventos que eles próprios experimentaram ou testemunharam, que de outra forma estão ocultos de sua memória.
Silencio: Permite que um Caçador de Sombras possa mover-se em silêncio e evitar a detecção. 
Falar em línguas: Permite Nephilim fale e também compreenda outras línguas. 
Resistência: Evita a fadiga e dá maior resistência às doenças. 
Força: Aumenta a força física de um Caçador de Sombras. 
União Conjugal: Uma marca permanente na parte de trás da mão que liga o par em matrimônio.

Gostaram da postagem? 

39 comentários:

  1. Aff... quanta informação, realmente os livros da serie tem um enredo muito intenso não me espanta a "depressão literaria" de que vcs falam :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, eu acho as runas uma das características mais interessantes do mundo criado pela Cassandra. Comecei a prestar ainda mais atenção quando descobri que a ideia de tudo surgiu quando uma tatuadora contou para a Cassandra que algumas pessoas realmente acreditam que as tatuagens simbolizavam alguma coisa, muito mais do que só tinta na pele. É bem interessante. Gostei de ver as imagens, nunca tinha parado para procurar. Beijos,
    http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu comecei a ler o primeiro ontem, pra poder ir ao cinema. E juro que achei o começo muito confuso, não fiquei muito animada. Mas vou insistir, porque as minhas amigas estão perturbando pra gente ir ao cine. =P rsrsrs!
    Beijinhos, Ju!

    ResponderExcluir
  4. Achei bem interessante essas runas, achei lindona a runa do Poder Angelical e achei a runa da visão clarividente parecido com o selo da Novo Conceito (ok, não tem nada haver ter falado isso. rs)... achei bem legal a tua pesquisa pra postar aqui. Eu ainda não li, mas obrigada Ju, se o seu desejo era me fazer me viciar em mais uma série... está conseguindo. Achei até o primeiro livro com o frete grátis!! Tipo pirei, mas não tinha dinheiro do livro em si. Chorei. rs

    ResponderExcluir
  5. Estou ficando desesperada pela chegada do meu livro, esse tipo de história é aquela que me prende do início ao fim, nossa e quanta informação. Antes de saber do livro eu vi o trailer, e o que me chamou atenção e muita curiosidade foi as marcas, as runas. Depois disso procurei saber do livro, e quanto mais eu fico sabendo sobre, eu fico mais apaixonada pela série! AS runas que eu mais gostei foram: a do Amor, Coragem em combate, Destemor, PODER ANGELICAL e Visão Clarividente! Agora estou super informada!!!

    ResponderExcluir
  6. Em um livro que eu li Nephilims eram seres metade anjos e metade humanos. Neste livro é a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália, eles não são filhos de anjos com humanos, mas a linhagem de caçadores de sombras foi criada pelo anjo Raziel, que misturou sem sangue com o de humanos e deu para um humano beber.

      Excluir
    2. Eu entende que cada um tem uma ma.merca so que a menina e poderosa e ela venta um simbolo do que o anjo gabriel ele que a taça o smbolo segnigica uma coisa mas e tudo diferente
      Nos sabe que a memoria dela e bloqueada por que a mae dela nao quer que ela saibe que ela e cassador de sombra e ela e muito forte so que ela nao sabe usa e ela vai descobrindo e ai ela faz marca que ninguem. Criou e nao esta escrito no livro

      Excluir
  7. Nossa adorei as informações que você passou do livro, pois assim que comprar já estarei sabendo o que significa cada runa!

    Muito interessante mesmo!

    Beijinhos
    www.estilogeek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. simplesmente amando essa semana :D amei as coisas q vc falou do livro, so me deixou mais curiosa huahuahua

    ResponderExcluir
  9. Huum, bem informativo o post ;)
    Já vejo fãs fazendo tatuagens.
    :P
    Eu particularmente gostei das runas de força, previsão e equilíbrio :)))

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o post e bem informativo e que legal as runas, gostei de todas e que legal né imagina ter uma tatuagem que te da um poder ia ser muito legal eu ia adorar, olha minha vontade de ler a série só aumentando.

    ResponderExcluir
  11. Show!
    bela pesquisa!!!
    Acho que vou fazer uma nova tatuagem........ rsrs

    ResponderExcluir
  12. eve ser muito legal imaginar ser um Caçadores de Sombras (sim, eu me imagino dentro do livro c:), bem legal a tua ideia pro post c:

    ResponderExcluir
  13. Melhor post da sua semana! Mentira, é só pq esse eu entendi e achei mo legal! Cara que sacada criar esses símbolos. No livro aparecem? Quero tatuar um agora >.< O legal é que o significado não é só isso, mas uma forma de poder. Interessante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. As runas são incríveis, né? Só acho uma loucura que só a aplicação a sangue frio desse povo. u.ú'
    Se eu fosse uma caçadora ia precisar de uma anestesia geral pra fazer essas tatuagens. :x

    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Preciso das runas 'Coragem em combate' e 'Lembrar-se, rsrs, dois poderes que não possuo...
    Brincadeiras à parte, essa história está ficando interessante, até pq os poderes são passageiros, somem com as runas, é isso mesmo?
    Acho q vou ver o filme com meu filho e quem sabe a história me pega pela adaptação primeiro, em vez do livro?

    ResponderExcluir
  16. Gente, adoro mitologias novas, instrumentos (mortais, haha!), todo tipo de coisa. A Cassandra é famosinha pela fogueira de livros de HP e teve gente que tomou pavor de ler os livros dela. Aí ela criou a própria série para fazer o que quiser com os personagens, agora ela pode! Sem contar que a série dela está fazendo muito sucesso. Achei ridículo o que ela fez com esse negócio da fogueira, confesso que se encontrasse ela na rua ia ter medo, a mulher parece ser bem brava >.<, mas quero demais ler a série.

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Fomos bombardeados com tantas informações. Rsrsrs
    Adorei o post. Acho que vai ter uma galera que vai correndo pra tatuar essas runas, hein?!?! Gostei bastante de saber essas especificações.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante a explicação sobre as runas.

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post! Durante a leitura da série Instrumentos Mortais ficava imaginando o desenho das marcas e foi bom saber como algumas delas se parecem =)
    Ainda não li The Infernal Devices mas pretendo ler assim que a trilogia toda for lançada.

    ResponderExcluir
  20. Post incrível!!!
    Amei as runas,.copiei todas as imagens rsrs depois de ler o primeiro livro, tinha ficado super curiosa!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu, como caçadora de sombras ;) , preciso das runas "recall" e "destemor", pq a coisa tá braba aqui heheh.

    O bom é que todas elas dão uma boa tatuagem *.*

    ResponderExcluir
  22. Ameeei todos os símbolos,acho que ja achei minha primeira tatuagem aqui. O filme é muito bom, mas creio que o livro sera melhor vo comprar todos.

    ResponderExcluir
  23. Hey acho que comprar todos os livros vai sair muito caro,apesar de valer muito apena,tem um blog que p
    osta todos os livros online e tem mui to mais livros também e o blog de uma amiga chamada Karina.E só colocar instrumentos mortais livros online ai vai aparecer livros online blog e la VC acha muitooooooooooos livros irados e de graça.

    ResponderExcluir
  24. Confecção de braceletes e pingentes em cobre ou golden brass (metal dourado) com a imagem das runas do livro/filme, sob encomenda...
    http://www.artemetalsantos.blogspot.com.br/
    http://vidacobre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi! Quem pretende ler os livros, não perde por esperar! Todos já saíram em PDF. No Minhateca eu encontrei todos. Ah, e eu queria saber se alguém sabe onde encontrar/tem uma foto da runa Parabatai. Não consigo encontrar de jeito nenhum! Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  26. heeei amo muito tudo isso
    queria saber sobre a runa 'luto' que nao tem o significado
    obrigada pelas outras
    quase acabando a coleção!! *-*
    daimeassas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Ju eu notei que você não pois o que a runa do amor faz e como eu estou fazendo o meu "Livro Gray" então se você soubesse ele eu queria saber também. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer o que eu achei em uma breve pesquisa é isso: "Os Caçadores de Sombras marcam um ao outro com runas permanentes de amor e comprometimento sobre seus corações e braços, demonstrado seu amor e devoção para com o outro." e isso "Runas para o luto existiam, mas apenas para honrar os mortos, da mesma forma que as runas de amor existiam, como anéis de casamento, para simbolizar o vínculo de amor." Espero ter ajudado =D

      Excluir
  28. Oi meu nome é Duda e sou apaixonada 😍 por instrumentos mortais e quero desenhar os símbolos e esse site ajudou muito obrigado.😜

    ResponderExcluir
  29. Qual o significado daquela que ela faz a mão pra parar os demônios????

    ResponderExcluir
  30. Qual o significado daquela que ela faz a mão pra parar os demônios????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se não me engano essa "runa" só existe no filme, então não sei te dizer, posso até pesquisar aqui e se encontrar alguma coisa te falo!

      Excluir
    2. Olá amigo quero saber mais pois uma amiga minha tem uma cicatriz do poder angelical antes mesmo de conhecer a série. Mais o pior é que é claramente a runa do poder angelical.

      Excluir
  31. Oi gistaria de saber de ande a autora das coleçoes Casandra Clere tirou as runas dos livros, em que ela se inspirou?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)