quarta-feira, agosto 28, 2013

SemanaEspecialTMI #6 - Resenha Cidade de Vidro

Cidade de Vidro
Autora: Cassandra Clare
Editora Galera Record
Ano de lançamento: 2011
Páginas: 476
Tradutor: Rita Susseking

Sinopse: Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.
Pode conter spoiler de Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas!

Clary descobriu que há uma maneira de tirar a mãe do coma em que ela se encontra e não vai medir esforços para isso. O problema é que ela precisa viajar para Alicante, a capital de Idris o país dos Caçadores de Sombras, e para seu azar Jace também está bem disposto, mas é para impedir que Clary chegue a Alicante e se exponha a Clave que, por sua vez, terá um grande interesse em explorar seus poderes recém descobertos. Sem contar que agora as atenções de Valentim estão voltadas para a cidade. O último dos instrumentos mortais pode estar escondido na capital de Idris, mas ninguém sabe exatamente onde. Agora Clary precisa arranjar uma forma de ir à cidade sozinha já que Jace a deixou para trás e partiu para Alicante com os Lightwood. Sem permissão de entrar na cidade Clary está quebrando praticamente todo o protocolo dos Caçadores de Sombras, ela vai precisar de aliados e Jace não desempenhará este papel. Enquanto isso Simon que nem ao menos queria estar no país é levado para lá por Jace em uma inusitada tentativa de salvar a vida do vampiro atrapalhado.

Há uma grande diferença deste livro para os anteriores, dessa vez os fatos se desenrolam boa parte na capital de Idris e por estarem todos no mundo dos Caçadores de Sombras a narrativa ganha novo fôlego e volta a ter o ritmo do primeiro livro, talvez até um pouco mais intenso. Se como eu disse você foi capaz de sentir raiva de Jace em Cidade das Cinzas neste volume você simplesmente vai querer jogá-lo no limbo. Disposto a evitar Clary e o sentimento inexplicável e impossível que tem por ela Jace vai tornar-se tão arrogante quanto sempre demonstrou ser e até um pouco mais. Mas é nesse volume que passamos a perceber mais ainda sua dor e o quão difícil é para ele e Clary esconderem seus sentimentos. O bom é que Alec está ali para colocá-lo um pouco na linha.

Jace sobre Alec: - Você alguma vez já pensou que, em alguma vida passada, Alec foi uma senhora com noventa gatos que vivia gritando com a vizinhança para saírem do seu quintal? Pois eu já.

No meio de toda a hostilidade que rola entre Jace e Clary está Sebastian Verlac, um jovem muito bonito e agradável pelo qual Clary sente uma ligação imediata e é ele que vai ajudá-la a encontrar Ragnor Fell o poderoso feiticeiro que pode ajudar a mãe de Clary. Depois disso parece muito fácil, fácil até demais. É aí que Sebastian demonstra um comportamento um tanto quanto suspeito, mas talvez seja porque Clary não dá bola para suas investidas. Jace nunca confiou completamente no rapaz, mas ele também nunca encontrou alguém que estivesse à altura de competir com sua beleza. Enquanto isso Jace não quer preocupar Clary lhe contando que ao contrário do que ela pensa Simon não está seguro em Nova York e sim trancado em uma cela sendo ameaçado e explorado pelo Inquisidor e os membros da Clave devido ao seu dom peculiar de poder andar durante o dia.

Enfim, o livro tem um ritmo bastante agradável e muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. O bom da escrita de Cassandra Clare é que apesar desse fato você não se sente perdida na narrativa pois tudo tem uma conexão, um fator está ligado ao outro. Como este era para ser o último livro de uma trilogia todos os acontecimentos e crueldades que são jogados por Cassie para nós no decorrer dos livros são solucionados, não deixando pontas soltas. Este livro fecha com chave de ouro a "trilogia". Durante toda a leitura o que mais me surpreendeu é que o foco da autora não foi exatamente o romance e se eu esperava que isso fosse mudar no último livro eu estou feliz por ter estado enganada, mas confesso que algumas vezes senti falta de uma interação mais envolvente entre Jace e Clary.

Como disse há alguns dias atrás, em uma postagem aqui no blog, depois da leitura deste livro tive que dar um tempo em The Mortal Instruments pois fui assolada por um vazio tão grande que não conseguiria continuar. Isso passou! E já estou na leitura do quarto livro a boa notícia (pelo menos para mim) é que se eu não conseguir acabar ele há tempo teremos que prolongar a #SemanaEspecialTMI, espero que continuem me acompanhando hein! ah e estou bem curiosa para saber o que estão achando, se não estiverem gostando podem dizer, eu não mordo! Por hoje é isso pessoal, obrigada por estarem comigo.


Quotes do Livro:

"- Jace… o que você quer dizer?
- Você é minha irmã, - ele disse, finalmente. - Minha irmã, meu sangue, minha família. Eu deveria querer proteger você… - Ele riu sem som e sem nenhum humor… - Proteger você do tipo dos garotos que querem fazer com você exatamente o que eu quero fazer com você."

"- Não dá para fingir - disse Jace, objetivo. - Eu amo você, e vou amar até morrer, e se houver vida depois disso, vou amar também"

"- Fraqueza e corrupção não estão no mundo – irritou-se Clary. – Estão nas pessoas. E sempre estarão. O mundo só precisa de boas pessoas para equilibrar."

"Esta pode ser a última noite das nossas vidas, certamente a última remotamente normal. E tudo que conseguia pensar era que queria estar com você."

19 comentários:

  1. Eu gostei bastante desse livro e pretendo continuar a série, assim como pretendo começar a ler As Peças Infernais. Vc tem idéia de qual é a ordem pra se ler eles mesclando com Os Instrumentos mortais? Pq ouvi q tem spoilers da 2ª série nos livros da 1ª =/

    ResponderExcluir
  2. Ah toda vez que tiver uma resenha nova de um livro da série minha ansiedade só vai aumentar, e a minha necessidade de ler também, pois só vou me acalmar quando eu ter todos os livros e matar minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  3. Mas gente que quotes são esses? apaixonantes demais. Estou adorando a semana Ju, mesmo não tendo lido os livros pra compartilhar minhas emoções sobre eles nessa semana! =( Ainda bem que a sua depressão literária passou. rs Li alguns trechos da resenha, com medo dos spoilers, e fiquei bem intrigada! Bastante curiosa, aliás. Espero ler a série, em breve. (yn

    ResponderExcluir
  4. Não vou ler essa resenha, como li a do segundo livro e não entendi acho que não vou entender essa também e ainda mais tem spoiler dos dois outros livros :0 tudo bem que eu li os spoilers na outra resenha, mas não farei isso de novo c: Li só a sinopse

    ResponderExcluir
  5. Socoooorro Ju, como você me faz uma resenha com spoiler? Nossa senhora, to brincando tá? Mas confesso que não li a resenha toda porque vai que um dia eu sismo de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. VIIIIIIIIIIIIIIIIIIIU? Ainda bem que você mostrou que isso era uma trilogia! Eu te disse que foi chocante saber numa conversa na praça de alimentação que simplesmente tinha dois livros de TMI lançados por aqui! SUAHSUAHS BEM DECEPCIONANTE! ç.ç
    Eu só quero que você me diga se no quarto e quinto livro tem mais pegação! :p
    Agora que podem se pegar sem orar 100 ave maria e tal após cada ação incestuosa.. .-.

    VOCÊ ACABOU COMIGO NESSES QUOTES.
    Poxa vida, preciso do Jace, meu senhor!
    "- Jace… o que você quer dizer?
    - Você é minha irmã, - ele disse, finalmente. - Minha irmã, meu sangue, minha família. Eu deveria querer proteger você… - Ele riu sem som e sem nenhum humor… - Proteger você do tipo dos garotos que querem fazer com você exatamente o que eu quero fazer com você." < Essa eu morro de rir total.. HUSHASUAHS mesmo que seja frustrante ç.ç

    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olha serei bem sincera, como quero ler muito esses livros, eu não vou ler essa resenha, pois como tem spoiler pode tirar a graça em ler!

    Assim que ler venho aqui e te dou a minha opinião sincera! Para dizer que não li nada, só li os quotes e gostei muito!

    Beijinhos
    www.estilogeek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Como sempre adorei a resenha, por enquanto não vi nada que me fizesse ficar com raiva do Jace. Eu estou quase tendo um surto de ansiedade, mas fazer o que né, vou ter que esperar! Dessa vez você se superou nos quotes, eu particularmente achei tão romântico! <3<3
    Tomara que você não termine de ler os livros essa semana, assim você vai prolongar a #SemanaEspecialTMI, para a noooossa alegria!!! kkk... Estou amando essa semana... E estou torcendo para que semana que vem continue com mais novidades!!!

    ResponderExcluir
  9. Mais um livro cheio de mistérios, eletrizante.... pra me deixar ainda mais curiosa!!!
    OMG!

    Agora se este era pra ser o ultimo .... to ainda mais curiosa pra saber do outros como vai ser se td ja foi solucionado

    OMG²
    kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Série lida, assimilada e vem a depressão literária... veja como um saldo positivo, de leituras q te conquistaram para sempre!
    Muito bom saber q a autora não perde o fio em nenhum momento e situa o leitor com as conexões entre os fatos. MElhor ainda saber q fecha muito bem a série, deixando saudades.

    ResponderExcluir
  11. Ebaaaaaa mais posts da semana especia :D eu amo a capa dessa coleção, dizem q e toda brilhosa u.u ameiiii o post :D

    ResponderExcluir
  12. Não li os livros,
    mas, não sei se vou ler, então...encarei os spoilers hehe
    Compreendo seu vazio pós-leitura.
    A série parece ser mesmo envolvente.
    Adorei os quotes!
    O primeiro então...deixa a gnte com aqla cara --> :O

    ResponderExcluir
  13. Vixe, não vou ler essa resenha porque tem spoilers dos livros anteriores e eu não li nenhum ainda, gosto muito de surpresas então pra mim nem dá, spoiler não é minha praia.

    ResponderExcluir
  14. Mais uma vez, dei uma pulada para o último parágrafo da resenha.
    Que bom que sua ressaca/depressão literária acabou, e você voltou a ler a continuação da série. Pelo jeito, a coisa está ficando melhor a cada volume.
    Claro que estou gostando bastante. Acho que você deveria fazer mais semanas temáticas como essas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Eu também não li para não ver spoleirs e realmente parece que essa serie cada vez mais fica melhor.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a mudança de cenário. Foi bom conhecer um pouco sobre Idris.
    As atitudes do Jace nesse volume me irritaram muito. Quando vc pensa que tudo vai se resolver entre ele e a Clary, ele começa a agir estranho. Tive muita vontade de dar uns tapas nele.
    Adorei o mistério que rondava do Sebastian e fiquei surpresa com as revelações =P

    ResponderExcluir
  17. Como não li o segundo livro, não li a resenha!!!
    Assim q eu ler, volto para comentar!!

    ResponderExcluir
  18. Omg, passa passa rápido! Ufa, desculpa, mas tenho medo dos spoilers, essa é uma série que realmente curto, então... nada de spoilers (geralmente eu incentivo a pessoa a contar kkkk)

    ResponderExcluir
  19. Oiii

    li so agora sua resenha, porque terminei este livro ontem...... estou bem ansiosa com a serie, mas estou evitando ler as resenhas antes de terminar a leitura! acho que fica mais emocionante!
    Muito legal o que vc escreveu! Eu tbem gostei bastante desse terceiro, e tbem acho que se terminasse por ai, ficaria uma ótima trilogia..... mas não vejo a hora de começar o 4. livro!
    Achei tbem a leitura bem intensa, com muitas batalhas e revelações, que claro, sempre imaginávamos, mas queríamos saber de todos os detalhes.
    Gostei muito, muito do Simon nesse livro! Já gostava dele antes, mas estou gostando mais dele agora!!!

    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)