sexta-feira, abril 04, 2014

Cidade das Sombras - O Guardião - Daniel Polansky

Cidade das Sombras - O Guardião
Autor: Daniel Polansky

Sinopse: Hoje, quando você sair à procura de Yancey, o Rimador, e tiver de abrir caminho em meio às prostitutas, aos valentões e aos viciados loucos por mais um dia de cheirada ou um trago, você irá se deparar com o corpo de uma criança. O cadáver exala um odor que não é dele, um cheiro que recende a magia e a um lugar, se Sakra quiser, para o qual você jamais irá querer voltar. Não fique tempo demais de bobeira perto do corpo; os gélidos vão querer saber o que você fez e o que há na sua bolsa. E quando eles te pegarem, é para a Casa Negra que você irá, onde o Comandante fará uma oferta que você não terá como recusar. Bem-vindo a um mundo como nenhum outro, com uma linguagem estranha e rica e uma violência tão sombria quanto o mais negro dos noires.
Imagine um Herói! Agora o desconstrua totalmente. Estou falando do personagem principal de Cidade das Sombras - O Guardião, uma fantasia com ares policiais lançada pela Geração Editorial, em um primeiro momento o que chama atenção é a capa, ela é bastante misteriosa e instigante. Depois nos familiarizamos com a sinopse que garante que esse livro é basicamente uma fantasia impressionante que fariam muitos autores e cineastas ter vontade de alguma forma colocar as mão nesta maravilhosa obra. E de certa forma ouso dizer que toda a expectativa que criei com o livro não influenciou para que eu me decepcionasse, alias eu não me decepcionei.

O Guardião narra a história de um homem feio, que vive em uma cidade feia, envolto nas "sombras" do seu passado e do seu jeito torto tenta fazer a coisa certa. As reviravoltas da vida o tornaram um viciado e também traficante de drogas. Depois de encontrar o corpo de uma menina com indícios de estupro e tortura sua rotina muda completamente. Ciente de que na Cidade Baixa não há justiça o Guardião resolve investigar por conta própria. É a partir deste momento que somos também inseridos a fragmentos de seu passado, narrados de forma superficial sem relevar muito, deixando pequenas questões que virão a ser reveladas com o decorrer da narrativa. 
"Como é possível saber quais decisões são cruciais e quais não são? Há decisões que tomei e lamento, decisões que não foram quem eu sou. Há decisões que eu desfaria, caso existisse essa possibilidade."
Como um legitimo anti-herói nosso personagem principal não poderia deixar de ser uma pessoa solitária e que evita maiores relacionamentos, seja com quem for, mas ao mesmo tempo nos damos contas que a casca não é tão grossa e que, mesmo sem querer, ele deixa sutis partes de sua alma transparecer. Como já disse a narrativa mistura fantasia e mistério com uma pitada investigativa. Acredito que por este motivo não encontrei um foco real na história, ela é tudo e ao mesmo tempo nada. Não há um brilho característico de nenhum dos gêneros e, no entanto ela é bastante inovadora. Confesso também que de certa forma achei a jogada de suspeitos muito direta, pelo fato de que tudo parecia obvio demais, antes mesmo do fim acabei matando a charada. São indícios fracos, mas que para mim saltaram ao olhos, a questão policial foi tratada de modo tão tradicional e corriqueiro que tornou-se previsível.

Há de se dar crédito ao autor pela sua narrativa. Ela é densa e adulta mas não complexa, uma história fantástica que não se enreda pelas inacabáveis transcrições. Por um lado talvez isso não seja tão bom por nos sentirmos jogados naquele universo, mas de alguma forma o autor contextualiza seu mundo criado, ou deveria dizer que ele exige que o autor use de inferência e trabalhe os conhecimentos básicos dos livros de fantasia. Algo que chama atenção também e a linguagem vulgar que é bastante utilizada no decorrer do livro tornando a história um pouco mais mundana do que estamos acostumados em livros do gênero. Enfim, Cidade das Sombras - O Guardião é um livro complexo, uma narrativa adulta ou se você preferir uma fantasia que não presa pela polidez.

Melhores Quotes:

"Rara é a situação que requer pleno funcionamento de todas as percepções de um indivíduo, e no geral o mundo se torna um lugar melhor quando visto apenas de soslaio."

"O problema dos velhos amigos é que eles se lembram de histórias que você preferia esquecer."

"O mundo é um lugar feio e deveríamos ser gratos por qualquer coisa que limite nossa compreensão. É melhor fugir pela superfície do que mergulhar nas águas poluídas."

"-São estranhos os caminhos nos quais um homem se embrenha. Nos livros de história todos tem um momento crítico, quando o caminho se divide e as opções ficam claras diante de si, o heroísmo ou a vilania. Mas não funciona desse jeito, não é? Decisões acompanham decisões, cada detalhe intrínseco, tomadas no calor do momento ou borradas pelos instintos. Então um dia você olha a diante e percebe que está parado, que todas as respostas murmuradas representam uma grade de prisão que você construiu para si mesmo e o momento de cada decisão o faz ir adiante de modo tão inexorável quanto o desejo do Primogênito."

3 comentários:

  1. Bem interessante o enredo desta história, confesso que fiquei instigado a conhece-la. Ao que me parece a Geração gosta de apostar em histórias que fogem um pouco ao gênero comum, li o livro Paralelos do autor Leonardo Alkmim e o livro é muito diferente do que estamos acostumados, e isso é ótimo poi nos da a chance de ver mesmos temas abordados completamente diferentes.
    Gostei mesmo da dica, estou seguindo aqui o blog e te convidar a visitar o meu também.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz | Participe do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  2. Me apaixonei por esse livro, sério. Acho que nunca li uma história desse tipo, algumas parecidas, mas nada assim e gente, eu p-r-e-c-i-s-o desse livro!

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu já li o guardião e gostei bastante!!! talvez seja por isso mesmo... por ser um livro de fantasia para adultos... com um anti heroi sem papas na lingua.... em vários momentos fiquei com raiva dele até.... rsrsrsrs mas é muito legal!!!! recomendadíssimo =)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)