segunda-feira, maio 19, 2014

A Extraordinária Viagem do Faquir Que Ficou Preso Em Um Armário Ikea - Romain Puértolas

A Extraordinária Viagem do Faquir Que Ficou Preso Em Um Armário Ikea
Autor: Romain Puértolas

Ajatashatru Ahvaka (pronuncie acha já a tua vaca) é um Faquir trapaceiro. Durante toda sua vida ele viveu de enganar as pessoas com alguns truques baratos enquanto todos acreditavam que ele tinha certos poderes e até mesmo o igualavam a um deus. É acreditando em sua habilidade e lábia que ele parte para Paris afim de dar mais um de seus golpes. Com uma nota de 100 euros impressa de um único lado ele vai parar em uma situação hilariante e bem desastrosa antes mesmo de chegar ao seu intento. Sua jornada começa logo após desembarcar no aeroporto Charles de Gaulle e irá se expandir de uma forma descontrolada. Nesta viagem Ajatashatru não vai apenas aprender algumas lições como também conhecer pessoas capazes de expor a realidade de uma forma que ele nunca imaginou.

Eu não sei bem como expressar para vocês quais eram minhas expectativas com relação a este livro, mas uma coisa eu posso dizer, elas eram completamente errôneas. Quando este livro chegou eu imaginei diversas situações que poderiam acontecer e até mesmo cheguei a achar que seria um tipo de livro não muito agradável de se ler. Quando olhava para para ele via uma pretensiosidade embutida que só me afastava cada vez mais da leitura. Mas então eu resolvi dar uma chance, e bom, fiquei de queixo caído. Primeiro que a história não era nada parecida com o que eu imaginava, depois que o conteúdo e a forma como a narrativa é apresentada me enlaçou logo nas primeiras páginas.

O autor conseguiu unir bom humor, uma escrita fluída e uma premissa que se sustenta por si só, de forma inusitada. Esta narrativa é diferente de tudo que eu havia lido até o momento e no entanto utiliza dos clichês de forma original, acho que foi isso que a tornou tão diferente. Em alguns momentos a situações que acontecem com Ajatashatru parecem ser meio impossíveis, mas o autor consegue de forma brilhante torná-las possíveis. Enquanto eu lia senti como se tudo estivesse acontecendo exatamente ali, na minha frente. A narrativa em terceira pessoa ajuda a compreender o enredo de forma tranquila, no entanto ela depende da visão do personagem em ação, na maioria das vezes vemos o mundo através das ações e situações da vida de Ajatashatru. 

A forma como o autor conduziu a narrativa soa leve e engraçada, e o rumo que ela segue se mostra inusitado. Você nunca sabe o que acontecerá no próximo passo de Ajatashatru, qual seu próximo destino ou como ele irá se safar da encrenca em que se meteu. Algo que chamou a atenção foi a tradução e com certeza posso dizer que este detalhe que as vezes passa despercebido abrilhantou essa narrativa e a tornou mais hilária do que seria esperado. A capa simples e objetiva transparece exatamente o que a narrativa é, e o trabalho de revisão está muito bem feito

Enfim, este livro leve e hilariante pode causar estranheza em um primeiro momento, mas ele vai acabar te fisgando a ponto de sentir-se leve assim como a narrativa. Mas nem tudo se torna uma piada, esta também é a história de uma pessoa que aprende aos poucos que as vezes precisamos bem mais do que alguns truques para vivermos bem.

Melhores quotes
"Ás vezes, basta que as pessoas nos vejam de certa maneira, ainda mais se a imagem for gratificante, para que nos transformemos nessa bela pessoa. Esse foi o primeiro choque que o faquir recebeu em pleno coração, desde o inicio dessa aventura.Não seria o último."

"Por que alguns nasciam aqui e outros lá? Por que alguns tinham tudo e outros nada? Por que alguns viviam e outros, sempre os mesmos, só tinham direito de se calar e morrer?"

"Acabara de ver na Europa, em dois dias, coisas que nunca vira em 38 anos de existência e que não teria, sem dúvida, jamais visto, caso não houvesse resolvida se esconder dentro de um armário de uma grande loja. prova de que as coisas pequenas regem a vida, e os locais mais banais são por vezes o início de emocionantes aventuras."

"Quando se sabe transformar água em vinho com cápsulas de corante habilmente escondidas na palma da mão, quando se sabe entortar garfos em metal "termofundível" com um simples olhar e alguns carinhos, quando se sabe plantar um espeto dentro de uma falsa língua que se mantém segura com os dentes, a pessoa é capaz de se safar, com um pouco de inteligência, de todas as encrencas e outros problemas que se apresenta"

Um comentário:

  1. Engraçado Ju, eu já me encantei logo com a capa, e fiquei tão curiosa para ler o livro que vim aqui conferir sua opinião sobre ele, rsrs.
    Depois de td isso q vc disse, só fiquei com mais vontade de ler a estória, que parece ser bem divertida, daquelas que a gente lê para descansar a cabeça mesmo.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)