segunda-feira, maio 26, 2014

[RESENHA] Amor além da vida - Richard Matheson

Amor além da vida
Autor: Richard Matheson

Amor além da Vida conta a história de de Chris e sua esposa Annie. Após um trágico acidente Chris custa a acreditar que que já não está mais vivo. Tudo parece tão real e certo, mas por outro lado ninguém consegue lhe ver, ele não é capaz de tocar em nada substancial e além de tudo isso se depara de repente em seu próprio funeral. Quando finalmente passa a aceitar o que lhe aconteceu, e a perceber que aquele não era o fim, que havia uma esperança em outro lugar sua esposa Annie comete suicídio e com força de vontade e muito amor Chris parte em uma jornada para tirá-la do "purgatório" e trazê-la para um plano espiritual mais elevado. Mas para isso ele terá que se manter firme e tentar convencê-la de que não está mais viva, o que se mostra bastante difícil já que apesar de deteriorada a vida para Annie é uma representação de seu sofrimento.

Este é o segundo livro com um fundo espírita que leio, apesar de ser baseado nesta doutrina Amor além da Vida narra uma história de amor. Annie e Chris são almas gêmeas e o que os liga neste momento é a dor de Annie que não consegue seguir em frente sem o marido ao seu lado. Os personagens foram autênticos e muito bem construídos, confesso que ao chegar ao fim, mesmo o autor dizendo no prefácio se tratar de uma ficção, fiquei com uma sensação de que aquilo talvez pudesse ser real. Não que eu seja crente da doutrina espírita, fui criada como católica e tenho minha fé, apesar de ela não ser baseada na bíblia, mas de alguma forma esta narrativa me passou uma veracidade que eu realmente não sei explicar.

Apesar disso em alguns momentos também senti uma espécie de raiva, se existe mesmo vida após a morte deveríamos apenas seguir em frente, pois assistir ao sofrimento dos que amamos deve e transpareceu, no livro, ser bastante angustiante. E no início isso tornou a narrativa um pouco cansativa e arrastada. Amor além da Vida não é um livro apenas sobre a vida após a morte, ele é na verdade uma bela história de amor que chega a cativar o leitor mais desavisado.

Quando peguei o livro me lembrei de já ter lido a sinopse, mas para ser sincera naquele momento não lembrava do que se tratava a não ser que tinha um fundo espírita. Logo, eu não estava ciente de que Ann cometeria suicídio e isso foi bom, pois é a partir daí que comecei a perceber que o livro tinha muito mais para contar do que apenas a jornada para um plano superior de Chris. A narrativa em primeira pessoa mostrou-se impressionante neste livro, principalmente no momento em que Chris desce ao "inferno" em busca de Ann. Posso dizer que soou meio aterrorizante as sensações passadas em primeira mão, é como se estivesse vivendo o sofrimento e angústia do personagem.

Enfim, Amor além da Vida é um livro que fala muito mais sobre o amor e a ligação entre almas gêmeas do que a vida após a morte, então se você estava em dúvida as esqueça e pegue logo este livro para ler. Fiquei sabendo que há um filme e não me recordo se já o assisti algum dia, mas depois desta leitura eu com certeza irei atrás de vê-lo para poder comparar opiniões.

Melhores Quotes:
"Você precisa seguir em frente, parecia que eu ouvia uma voz dizer isso em minha mente. Não lhe dei ouvidos, continuei andando, cada vez mais devagar, outra vez no fundo do lago escuro."

"Ser a metade de um ser é um tormento quando a outra metade desaparece."

"Obrigado, Ann, por agraciar minha vida com sua adorável presença, por acrescentar a doce medida de sua alma à minha existência. Obrigado, amor; por tudo."

"E pouco antes da penumbra cobrir minha consciência, falei pela última vez com minha esposa, minha vida, minha preciosa Ann. Minhas últimas palavras, sussurradas para ela.- Que o inferno seja nosso paraíso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)