domingo, maio 04, 2014

Sem Clima para o Amor - Rachel Gibson

Sem Clima para o Amor
Autora: Rachel Gibson

Clare está noiva de Lonny, um cara sensível, compreensivo, carinhoso e companheiro e o fato de ele não gostar muito de sexo não atrapalha em nada a relação de ambos, que estão noivos. Pelo menos não atrapalhava, até que no dia do casamento de uma das suas melhores amigas Clare o flagra com o técnico da máquina de lavar roupas. Ela sabe que os sinais sempre estiveram ali, mas como uma romântica, sempre os ignorava. Agora que está sozinha Clare não quer se envolver com ninguém e está desacreditada do amor. Mas depois da festa de casamento e um belo porre ela acorda em um quarto de hotel e descobre que dormiu com o sexy Sebastian, filho do jardineiro de sua mãe, e o pior é que nem faz ideia de como foi parar ali. Não vai ser fácil se desvencilhar deste grande sedutor e agora Clare precisa conviver com a presença constante de Sebastian e sua dor pela perda do noivo.

Solicitei este livro sem muita expectativa quando o vi na lista de lançamentos da Geração Editorial. Ou seja, eu sabia o básico: Duas pessoas que se reencontram, se apaixonam, tentam negar e acabam juntos. Vocês podem chamar isto de spoiler, mas eu não penso assim já que os livros do gênero geralmente tem esta forma, e é exatamente este par de clichês que não me agrada em romances. Apesar de sempre bater nesta tecla, eu sempre acabo passando algumas horas bem divertidas enquanto leio estes romances. Querendo ou não, sempre há uma identificação ou algumas situações que me fazem rir, o que tornam a leitura mais agradável. 
"Ela escrevia sobre amor. Histórias profundas, emocionantes, lindas. Mas era um fracasso total no que dizia respeito ao amor na vida real. Como podia escrever sobre o amor? Saber sobre o amor e senti-lo, mas, ainda assim, entendê-lo tão mal? Várias vezes?"
Além disso, tudo se torna muito mais prazeroso quando a autora tem uma escrita fluída e sabe conduzir o desenvolvimento da história. A narrativa em momento algum ficou entediante. E Clare, a personagem principal, é cativante e dona de si, mesmo quando adere aos mimimis. Já Sebastian, bem... (suspiros). Para mim ele é um bon vivant, mas também um homem sério que colhe os louros do muito trabalho e que se julga despreparado para uma relação fixa. O que mais me chamou atenção no personagem é seu jeito sedutor e provocador. Mas o destaque mesmo fica para as situações cotidianas, sociais e familiar destes personagens, mostrando assim que todas as suas atitudes tem um porque, mesmo que não seja perfeitamente justificável.

O fato de ser narrada em terceira pessoa, alternando entre o ponto de vista de Clare e Sebastian ajuda para mergulharmos um pouco mais na história e anseios de ambos. No entanto quando tudo finalmente se desenvolve eu senti que foi meio abrupto, mas acho que senti isso mais pelo fator enrolação romântica entre os dois. Enfim, Sem clima para o amor é um livro leve e divertido, que transcorre sobre a trajetória de um casal completamente oposto e que não se dão conta de que é praticamente impossível se afastar um do outro.

Acho que deu para compreender o quão clichê o livro é, mas mesmo assim vê-se que a leitura leve e fluída encanta e agarra o leitor fazendo com que seja quase impossível largar o livro até que se vire a última página. Para ser sincera eu não gostei muito da capa, mas pelo que vi é bem o estilo dos livros da autora. A diagramação é bem feita, mas tive a sensação de que as páginas são mais largas que o normal, talvez seja porque estava lendo um livro de estrutura menor antes. enfim, se gosta de romance mergulhe em Sem Clima para o amor uma leitura despretensiosa e leve.

Melhores Quotes:
"Ela havia sido criada para ser uma boa menina, e veja só o que havia acontecido. As boazinhas não chegavam a lugar nenhum, Só ficavam engasgadas com tudo o que não diziam porque eram boazinhas demais. Engoliam sapos, temiam que um dia acabassem explodindo e que o mundo visse que elas não tinham nada de boazinhas."

"- Não consigo acreditar que a pequena Clare Wingate cresceu e se tornou escritora de livros excitante.
- E não acredito que você cresceu e comeu macaco. Pior, não acredito que permiti que um cara que já comeu macaco me beijasse."

"Ela o amava. Amor. O amor que vem com amarras. Nunca era apenas dado. Sempre havia coisas presas ao amor. Compromisso. Expectativas. Mudança."

"Passei a vida toda esperando sentir algo maior e mais forte que eu. Algo contra o que eu não pudesse lutar, nem do qual pudesse me afastar ou que conseguisse controlar."

4 comentários:

  1. Esse livro é muito bom. Confesso que não sou totalmente fã do gênero, mas gostei bastante da obra. Pretendo ler outros livros da autora.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de livros clichês, porque eu sou TOTALMENTE clichê, na maioria das vezes. Então, quando me deparo com esses romances, fico louca. Já comprei "Sem Clima Para O Amor", está na minha estante (na verdade o noivo me presenteou!), e vou esperar para lê-lo quando estiver lendo algo complicado, porque assim desopila um pouco a mente, por ser fácil e tudo mais.

    Adorei a sua resenha. Na verdade, adoro todas suas resenhas, porque aprendo um pouco mais sobre você.. porque aquilo de que "Você é o que você lê" é totalmente verdade, e você vem mostrando durante as resenhas isso.

    Beijos ju.

    ResponderExcluir
  3. Então, tenho uma verdadeira loucura pra ler Rachel Gibson e Sophie Kinsella. Assim que li a sinopse, de cara achei o livro a cara da Yaya huahau. Mas vou te contar uma coisa, também não gosto de clichês e sempre questiono histórias assim. O mais legal é que sempre leio e acabo gostando HAUHAUA. Ás vezes penso em escrever um romance desses com um pseudônimo, vai que...
    Ainda não li nada dela - sei que essa frase faz parte de um comentário clichê kk - Mas só pela história ser cheia de babado dá vontade de ler. Porre + aventura = sempre rende boas histórias kkk
    Beijões Jaja <3

    ResponderExcluir
  4. Essa Skwara... hsuahsauhsa
    Então, Jajá, já li dois livros da Gibson e acho que apesar de saber todo o final, é MUITO legal ver o desenrolar e cenas de comédia. Ela não é tão engraçada quanto pensei, mas me faz rir em algumas situações e esse Sebastian parece ser.....*abana* Depois do purgatório, passei a ver homens com "vivência' em outros olhos.. xD
    Eu acho essas capas ao mesmo tempo que fofas, simples demais.. u.u'

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)