quarta-feira, junho 04, 2014

[RESENHA] Proposta Inconveniente - Patricia Cabot


Proposta Inconveniente
Autora: Patricia Cabot

Payton foi criada junto com seus três irmãos, ela é uma alma livre que ama o mar, no entanto a época em que vive não é propensa para ideias como as dela. A frente de seu tempo Payton sonha em ser comandante de um navio, navegar os mares é sua maior paixão, talvez só não seja maior do que o amor que sente por Connor Drake. No entanto, Drake está prestes a se casar e a um passo de estar perdido para sempre para a jovem e espirituosa Payton. Não obstante, no último dia que antecede o casamento as coisas começam a mudar, Drake não se sente mais tão atraído com a ideia de subir ao altar e diante disso Payton fará o que estiver ao seu alcance para impedir a cerimônia, mesmo que ela ainda não saiba disso. A noiva do capitão não agrada em nada a Payton e levanta sérias suspeitas. Já não bastasse perder o amor de sua vida ela também descobre que o Constant, o navio que tem o sonho de comandar é o presente de casamento que seu pai dá ao jovem casal. Será que finalmente é chegada a hora de tomar uma atitude drástica e salvar seu amor de sofrer um terrível golpe que pode até mesmo levar a morte?

Ahhh!!! Os romances históricos (suspiro). Se existe algum tipo de gênero com uma pegada mais quente  que eu me proponho a ler, e que não são os tão famigerados eróticos, estes são os históricos . Gosto bastante da ambientação e principalmente das mocinhas desse tipo de livro, que em sua maioria são fortes e muito a frente de seu tempo. No entanto, Proposta Inconveniente me soou como mais do mesmo. É claro que temos uma gama de elementos surpreendentes, mas em sua maioria o livro está permeado de clichês. O que me lembrou outro livro da autora em que ela assina como uma de suas personagens, quem aí está lembrado de Liberte meu Coração? Pois bem, talvez a única diferença básica é que Payton, a personagem principal de Proposta Inconveniente não nega o que sente ou foge do mocinho da narrativa.

No entanto, ela tem aquele atitude características desse tipo de livro, ou seja, uma mulher forte que torna-se submissa quando o assunto é o seu amado. Payton é exatamente isso, mas a sua construção é o que mais soou diferente neste livro, justamente por não tentar negar sua paixão. Dentre os outros personagens que chamam atenção temos os irmãos de Payton, eles trazem alegria a trama por serem homens totalmente "dependentes" da irmã, o mais interessante é a forma como os mesmos a tratam, não parecem se dar conta que a jovem não é mais uma criança ou que no mínimo é uma mulher, é como se ela fosse o quarto elemento masculino da família e me peguei rindo em boa parte das cenas em que eles aparecem. Outro que merece destaque é o viril capitão Connor Drake, as feministas podem me odiar por isso, mas até eu seria submissa nos braços daquele homem. Enfim, os personagens abrilhantam a trama e são muito bem construídos, cada um em sua personalidade, mantendo as características até o fim. O que não posso dizer é que gostei dos vilões da trama, talvez apenas a ardilosa Srta. Whitby tenha servido ao propósito, quanto ao núcleo de vilões masculinos, senti que ficaram apagados demais.

Porém, e aqui está a minha maior ressalva negativa, o final é totalmente o esperado, nada surpreendente. Não posso falar demais, pois vocês acabariam recebendo spoiler, mas quando me dei conta do que iria acontecer fiquei triste por não ser surpreendida. Outro ponto bastante clichê e que me incomodou, foi que Payton, apesar de toda a sua segurança e força de vontade era incapaz de perceber que o capitão a amava, dizendo que não poderia forçá-lo a certas decisões. Contudo a história é divertida e leve, li muito rápido e me vi gostando bastante dos personagens. Não posso dizer que é favorito ou que merecia as 4 estrelas que dei no skoob, talvez três e meia seria mais justo.

No entanto, o livro ganhou alguns pontos pela bela capa e também pela diagramação, a revisão e tradução também estão muito bem feitas. Só tenho a elogiar o excelente trabalho e carinho com os detalhes, os quais a Record dispensou para esta edição. Enfim, Proposta Inconveniente é um romance histórico leve, divertido e cheio dos melhores elementos que se atribuem ao gênero, mesmo em seus pontos negativos.

Melhores Quotes:

"Não é nisso que consiste o amor? Não só resistindo às tempestades, mas o fazendo por longos períodos de estagnação sem enlouquecer ou sem passar a desprezar?"

"Eu só queria agradecer-lhe muito, Não, verdade. Esta é a coisa mais maravilhosa que o Senhor já fez por mim, obrigar-me a ficar sentada aqui e assistir Drake se casar com aquela sanguessuga. Realmente não sei o que fiz para merecer isto, mas obrigada por me escolher para esta honra..."

"Todos nós queremos coisas que não podemos ter."

7 comentários:

  1. oi Ju, as capas para os livros da Patricia além de lindos são bem chamativos, mesmo com vontade de ler suas histórias nunca tive a oportunidade e isso me chateia um pouco pois os romances históricos são os que mais me atraem!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ju, desde o início eu achei essa história cativante, deve ser porque nunca li nada que mexa com piratas e tal. Então a minha vontade de ler ainda não passou, espero poder ter a oportunidade em breve. Mesmo você não tendo gostado. Sei lá, gostei.
    kkk

    Adoro livros onde a protagonista é mais forte do que o usual, porque assim se tira aquela conversa de que mulher é fragil e quebra.
    Enfim, só minha observação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tami eu gostei, dei 4 estrelas e talz, é só que achei bem clichê rsrsrs

      Excluir
  3. Bom dia Ju,

    Não conhecia esse livro e nem li nada da autora, mas esse não me chamou atenção, mas espero um dia ler alguma obra dela...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, primeiro amei essa capa, muito linda. Eu tenho um fraco por clichês mas quando é muito previsível desanima a leitura "/. Fiquei dividida se quero ou não ler esse livro, mas a balança está pesando para o sim rs, acho que vou ler porque adoro um romance histórico e personagens divertidos, me ganhou nessa dos irmãos =)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A vantagem da Meg é que os livros dela são leves e leituras rápidas, mas é triste saber que o final é esperado, por que a história parece boa!

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Juh, eu adoooooro essa autora. Fiquei muito feliz em ver que a record publicou mais um livro dela. Agora vamos a resenha. Fiquei triste por você dizer que é mais do mesmo, pois o último livro dessa autora que li foi meio que desapontador. O final ser esperar... é bem patricia cabot. Achei que esse é totalmente diferente da prerrogativa de todos os livros dela. Estou louca para o ler, e sei que vou amar! <3

    beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)