terça-feira, fevereiro 16, 2016

[Resenha] O Resgate no Mar - Parte II - Outlander #3 - Diana Gabaldon

A Resenha de hoje é de mais um livro da série Outlander, publicada no Brasil pela Editora Arqueiro/Saída de Emergência. O Resgate no Mar é o terceiro volume da série foi dividido em duas partes e na postagem de hoje você acompanha minha opinião sobre o 2º volume dessa narrativa.
O Resgate no Mar - Parte II
Outlander #3
Autora: Diana Gabaldon
Editora Saída de Emergência Brasil
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Claire Randall finalmente conseguiu voltar no tempo e reencontrar Jamie Fraser na Escócia do século XVIII, mas sua história está longe do final feliz. O casal terá que
superar muitos obstáculos, de fantasmas a perseguições marítimas, mas o principal deles são os vinte anos que se passaram em suas respectivas épocas desde a última vez que se viram. Se a intensa paixão e o desejo entre eles não parecem ter diminuído nem um pouco, o mesmo não se pode dizer sobre a confiança. Jamie agora é um homem endurecido pelo que aconteceu após a Batalha de Culloden. Claire, por sua vez, precisa lidar com o segundo casamento de seu amado e suportar a saudade de Brianna, que ficou sozinha no ano de 1968. A união dos dois será posta à prova quando o sobrinho de Jamie for sequestrado. Juntos, eles precisarão singrar pelos mares e cruzar as Índias Ocidentais para resgatá-lo, provando mais uma vez que nada é capaz de deter uma história de amor que vence as fronteiras do tempo e do espaço.

***Atenção! Não continue a leitura se não leu os primeiros volumes da série, pode conter Spoilers.***

O Resgate no Mar - P arte II começa exatamente do ponto em que a primeira parte terminou. Claire está de volta à Escócia de Jamie, mas 20 anos se passaram desde que se separaram e há muitos desafios a serem enfrentados. Porém, o casal consegue transpô-los sem muito esforço, principalmente por Claire ter uma boa noção do que Jamie passou nesses últimos anos, já que sua pesquisa com Roger Wakefield ajudou-a a traçar o caminho de Jamie desde a revolta de Culloden. Apesar disso há muito que Claire não sabe, e ainda mais coisas que foram capazes de transformar Jamie, há mais para se resgatar nessa história do que o jovem Ian.

Algo essencial mudou entre os dois, o tempo não foi capaz de minguar o amor entre eles, contudo a confiança já não é mais a mesma. Assim como Claire nós leitores inevitavelmente vamos questionar a lealdade de Jamie. Obviamente ele continua sendo basicamente o mesmo de sempre, e o reencontro de ambos é quase mágico, contudo algumas revelações que vem a seguir acabaram me chocando. Apesar de compreender a situação, ainda assim não pude simplesmente ignorar o fato de que ele foi capaz de fazer o que fez, principalmente com quem fez. Mas passado o choque inicial e a conturbada reconciliação de Jamie e Claire somos apresentados ao verdadeiro drama da narrativa.

Com o sequestro de Ian, Jamie e Claire entram em uma jornada marítima que pode não ter volta com o objetivo de salvar o garoto. O que os leitores que já conhecem a obra devem saber é que será basicamente um desastre no início, já que Jamie é bastante suscetível a ficar mareado. Não dá para dizer muito sobre essa parte sem soltar algum spoiler, porém senti falta de um vilão consistente. Sim, temos um vilão e quando descobri quem era eu soltei um tremendo de um palavrão, mas por boa parte do livro não é como se fosse uma pessoa, alguém que eles devessem enfrentar (Saudades Black Jack), o obstáculo era encontrar o navio que sequestrou Ian, sem saber quem ou o que o comandava. Mas não se assuste isso não torna a obra menos interessante, há bastante aventura e romance, e como não poderia deixar de ser, os personagens continuam tão interessantes quanto antes.

Durante a obra há alguma referencias a personagens anteriores, principalmente colegas de Jamie quando ele estava preso ou era um fugitivo e nesses momentos eu fiquei meio perdida sobre quem seria essa tal pessoa, mas isso é porque eu tenho memória fraca. Quanto à narrativa, disse na resenha da primeira parte que o livro foi muito mais ágil que A Libélula no Âmbar, creio eu que isto se deve ao fato de O Resgate no Mar foi dividido em dois volumes, porém nesta segunda parte eu demorei um pouco mais para pegar o ritmo, consequentemente demorei a ler. Porém, no momento em que eu me readaptei a narrativa de Diana Gabaldon li bem mais rápido do que antes. Então, devo dizer que não é uma leitura que se desenrola rapidamente, mas em determinado momento você se adapta ao ritmo.

Enfim, O Resgate no Mar - Parte II é movido à aventura e no meio dessa história Jamie e Claire precisam se reencontrar e confiar um no outro. Ahhh! As brigas dos dois merecem um Oscar, eu me divirto muito nestes momentos. Quanto à diagramação, ela segue o padrão dos outros livros, e a capa é realmente linda, a mais bonita da série até agora. Recomendo a série para quem gosta de aventura intercalando romance e uma dose de drama e história, pois Outlander é um mix de tudo isso e é uma série maravilhosa.
Melhores Quotes:

"- Sabe o que é viver vinte anos sem coração? Ser apenas parcialmente humano e acostumar-se a viver com o que restou, preenchendo os buracos com qualquer com qualquer coisa à mão?- Se eu sei?- repeti. Tentei me libertar, em vão. - Sim, desgraçado, eu sei! O que acha, que eu voltei direto para Frank e vivi feliz dali em diante?"

"Ele fez uma carranca para foto outra vez e achei que era uma sorte que nem Bree nem Rodney estivessem presentes. Eu já vira Jamie como amante,marido,irmão,tio,chefe de clã e guerreiro, mas nunca em sua faceta de um feroz pai escocês. Era bastante assustador."

"Você vai me aceitar e se arriscar com o homem que eu sou agora, em nome do homem que conheceu."

- Eu o quero. - Eu não disse isso a Jamie em nosso casamento; eu não o queria, na época. Mas eu o disse desde então, três vezes; em dois momentos de decisão em Craigh na Dun e novamente em Lallybroch.- Eu o quero. - Eu ainda o quero e nada poderia se interpor entre nós.

"Nunca amei ninguém a não ser você, Sassenach, nunca, desde o dia em que a vi."

5 comentários:

  1. Ju, vou precisar pular a leitura porque tô com o livro 1 aqui em casa já. Descobri estes dias que tem série e fiquei mega curiosa, daí corri atrás do livro hahahaha
    De qualquer forma, volto aqui pra ler esse post antes de passar pro livro 2.
    Aliás, ando me aproximando demais de romances com as visitas que ando fazendo em blogs literários. Vcs estão me tirando da minha zona de conforto e isso é excelente!!!!!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Esse livro tem uma linda capa e está na minha lista de leituras.
    Mas hoje vou seguir a sua recomendação de não ler a resenha, pois ainda não li os dois primeiros volumes.
    Assim que ler, volto a comentar.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa me perdi aqui, esse é o segundo livro do 3° volume no caso né?
    Então, li a resenha mas como eu não li os outros livros fiquei bem perdida, essa é a verdade, e não sei nem o que comentar.
    Eu tenho o primeiro volume na estante mas desanimei de porque 1° não tenho os outros livros, 2° não quero mais mesmo hahaha to pensando em trocar, vender, sortear, sei lá. A animação inicial passou e apesar de ter comentários positivos, inclusive os seus, eu não vejo mais graça na história nem motivo pra ser tão gigante assim, ta loco!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!

    Só tô comentando aqui porque é quase 100% de certeza que não vou ler a série, então não me sinto culpada. rs
    Eu acho bem bacana quando uma história é dividida em dois livros pra gente não ficar carregando aqueles caralhaços pra baixo e pra cima... Mas igual a Nati falou, apesar dos elogios, a história é tão grande de desanima. Acho que o que me moveria nesses livros seria o romance, sabe. Apesar de eu num gostar quase nunca de livros do gênero, gosto quando tem uma pitada do estilo em outros tipos de livros. Casais briguentos são bem divertidos mesmo. kkkkk

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  5. Outlander está na minha lista de desejados há teeeempos! Sou fã da editora Saída de Emergência.
    O que me assusta mesmo são os vários volumes dessa série! Consegue superar GOT (que são 5, quase 6, volumes beeem grossos).
    Quando eu for começar a ler, já quero ter acesso a todos os volumes, para eu não desanimar.
    Não li sua resenha por conta dos spoilers. Geralmente eu não ligo, mas como é uma série que quero muito ler...

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante
    Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)