quinta-feira, junho 16, 2016

[Resenha] Depois de Você - Jojo Moyes

A resenha de hoje é sobre um livro que não foi muito bem o que eu esperava, mas que ainda assim trás uma história linda, só seria muito melhor se os personagens fossem outros. Mas Jojo retrata a vida real em seus livros e talvez, só talvez, essa seja a tábua de salvação dessa narrativa.
Depois de Você
Como eu era antes de Você #2
Autora: Jojo Moyes
Editora Intrínseca
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Quando uma história termina, outra tem que começar.
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.
Quando iniciei a leitura de "Depois de Você" eu esperava por uma história completamente diferente do que eu encontrei. Compreendo que era essencial que Louisa Clark seguisse em frente depois de todo o turbilhão que enfrentou e também é compreensível a sua dor e letargia depois de ter passado por uma situação tão difícil. O que não compreendi neste livro foi a necessidade de um romance. Esperava que Lou colocasse em prática tudo o que a convivência com Will lhe ensinou, erroneamente esperei que ela se libertasse das amarras que a mantiveram em um lugar no qual ela nunca deveria ter estado. No entanto vi a personagem ainda mais amarrada a tudo o que Will não queria que ela se amarasse.
"Nunca se sabe o que vai acontecer quando se cai de uma grande altura."
Mas o romance não foi a única coisa que me enervou aqui. A adição de uma pessoa relacionada ao passado de Will foi o mais chocante. Lily é uma garota arrogante, uma adolescente irracional e corrosiva que certamente só entrou na história para dificultar ainda mais as coisas. Sendo Louisa quem é e com a sua propensão a ajudar todos, obviamente que a narrativa e a vida de Lou passa a girar em torno da garota que está tão perdida quando sua protetora. É complicado falar desse relacionamento e da atitude de ambas, pois, por mais que eu tenha odiado, são situações completamente compreensíveis devido ao que ambas passaram. Mas ainda assim a permissividade de Lou e o descontrole de Lily me deixaram se não angustiada bastante irritada.

Em "Depois de Você" Lou está ainda mais presa aos seus medos, mas acima de tudo não conseguiu, mesmo quase dois anos depois, se livrar da sensação de impotência com relação ao final de Will. E se ao terminarmos "Como eu era antes de Você" esperávamos por uma personagem mais intensa o que encontramos é uma personagem destruída, sentimentalmente sofrida, que ainda não conseguiu se encontrar. Em suma, Louisa Clark está pronta para seguir em frente, mas continua arranjando desculpas para não fazer isso e acaba se metendo em situações ainda mais complicadas do que no livro anterior.

Não que a história não seja bonita, porque ela é só não é o que eu esperava. Contudo, como disse acima tudo se deve a natureza de Lou de querer ajudar ou de atar os pés no chão quando acha que é necessária. O final da narrativa dá a entender que teremos mais um livro por aí, mas sou obrigada a dizer que não me sinto inclinada a lê-lo. Muitas pessoas disseram que a ausência de Will na narrativa é o que deixou a história sem sal, mas não foi exatamente isso, pois eu acredito que Lou precisa sim de uma conclusão e gostaria de saber como isso iria se dar. Porém, a forma como aconteceu, a adição de um novo romance e as perspectivas desse futuro para a protagonista não me agradaram.

Enfim, eu gostei da história, mas teria gostado ainda mais se os personagens fossem outros. Não sei se me entendem, mas o que quero dizer é que apesar de ser uma história linda e bem construída isso não é o que eu queria para o futuro de Louisa, mas quem sou eu para definir isso né? Bom, Depois de Você é um livro sobre conclusões, sobre seguir em frente mesmo que o passado nunca vá ficar para trás, sobre manter-se são diante da perda e enfim recomeçar, mas infelizmente não é o que eu esperava (e acho que vocês já estão meio cansados de ler eu dizendo isso nessa resenha). Recomendo a leitura, para quem leu o primeiro livro, obviamente que somos leitores e vemos as coisas de modo diferente, a história pode agradar a você como não me agradou. Contudo ela não é ruim, só não me satisfez.
Melhores Quotes:

Você não me deu vida, deu? De jeito nenhum. Só acabou com a minha antiga. Desfez em pedacinhos. O que eu faço com o que sobrou?

Minha irmã tinha razão: eu recebera, contra as probabilidades, todas as vantagens - uma casa própria, um futuro livre de quaisquer responsabilidades - e a única coisa que me impedia de aproveitar tudo isso era eu mesma.

Nenhum de nós segue em frente sem olhar para trás. Seguimos em frente sempre levando aqueles que perdemos.

2 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Estou com tanto medo de ler esse livro. Eu achei o final do primeiro tão fechadinho, sabe?! Não vi necessidade dessa continuação... Você não é a primeira pessoa que vejo dizendo que não curtiu muito a leitura, mas minha curiosidade de saber o que acontece vai ser maior e vou acabar lendo.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)