quarta-feira, setembro 21, 2016

Seis Romances que são bem mais do que romances

Todo leitor tem um gênero preferido e outro nem tanto assim, mas as vezes, principalmente quando somos blogueiros, é inevitável ler certo estilos, este é o meu caso com romances. Antes do blog era um tipo de leitura que evitava, mas com o passar dos anos passei a ler mais e mais e até mesmo apreciar alguns livros e hoje posso dizer que sou mais suscetível a uma história de amor do que há 7 anos atrás.


Hoje eu estou aqui para mostrar algumas pérolas que encontrei no meio. Livros românticos sejam New Adult, Young Adult ou qualquer vertente do tipo, que tenham conseguido tirar de mim mais que suspiros. Aquele tipo de livro que apesar de leve e despretensioso ainda assim traz algo mais em seu conteúdo. Vamos começar?
Proibido - Tabitha Suzuma

Acredito que nem precisava colocá-lo na lista para que algumas pessoas tivessem a percepção de que este livro é mais do que um romance. Mesmo porque o assunto central da narrativa já indica isso. Incesto é um dos tabus mais polêmicos da humanidade e a autora soube tratar esse assunto de forma sensível, convencendo o leitor da veracidade dos sentimentos em cada página desta história.
[...] este livro trás diversas situações difíceis, desde a fobia social, a infância perdida até a negligência e o alcoolismo. Temas tão fortes narrados de forma simples, natural, agarrando o leitor e o colocando no lugar de cada um dos envolvidos.(Resenha)

Para onde ela foi - Gayle Forman

Em Para onde ela foi Adam precisa lidar com o afastamento de Mia, depois dos acontecimentos de se eu ficar a vida de ambos mudou drasticamente, enquanto a protagonista do livro anterior seguiu em frente para Adam sobrou a fama, mas ter tudo que sempre sonhou não é suficiente e ele precisa descobrir como seguir em frente ou como mudar o passado. 
[...] Para Onde Ela Foi superou o primeiro livro, e ainda ganha bônus no quesito emoção. Este é um livro realista, que demonstra muito mais do que um simples relacionamento romântico, ele esmiúça uma vida que parece verídica. (Resenha)
Breakable - Tammara Webber

Este livro traz em suas páginas a versão de Lucas para a história de Easy, o primeiro livro da série. Nele compreendemos a forma como Lucas vê o mundo, a dor que ele carrega e seu passado conturbado. Tudo o que o levou a ser a pessoa que encontramos naquelas páginas. Portanto, este livro é sim mais que um romance, ele busca traçar um perfil e conseguiu isso maravilhosamente.
Neste narrativa vamos conhecer mais de Lucas, o que o levou a ser quem é. Ou seja, um jovem responsável, intenso e centrado que demonstra segurança em todos os sentidos da vida, mas que é tremendamente torturado pelo seu passado. (Resenha)

Beleza Perdida - Amy Harmon

No início da história este livro pode aparecer um simples romance, com uma adolescente iludida e apaixonada pelo cara mais popular do colégio. Porém, depois de certo tempo a história ganha um drama mais intenso que é tratado de forma singela pela autora, sem precisar forçar Harmon mostra que uma aparência moldado nos padrões de beleza não é tudo.
A essência dessa obra não é o amor que a tudo suporta, apesar de o amor ser um personagem bem presente na narrativa. A essência está na aceitação, na beleza que não vemos em nós, não a física, mas a que está dentro de cada um. A beleza que só passamos a enxergar quando o encantamento acaba, a beleza que não é derivada da paixão, da atração, mas sim a que se assenta no âmago de cada um. (Resenha)
Eu te darei o sol - Jandy Nelson

Eu te darei o sol é um livro que fala com o leitor através da arte. A sensibilidade de cada personagens, seus segredos e frustrações são transmitidos de forma leve mas nem por isso impressionante. Há vida e arte até nos mínimos detalhes dessa narrativa.
Eu te Darei o Sol é uma obra prima que transmite cor, vida e poesia ao leitor é um livro cheio de nuances e arte. Apesar de não ser necessariamente um drama me fez sofrer esperando por um final feliz, por um momento de paz para aqueles personagens que conseguiram me cativar por sua humanidade e bondade, mesmo quando ser egoísta era sua única escolha diante do sofrimento. (Resenha)
Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Definitivamente este livro não é só um romance, é dor e aceitação, sofrimento e leveza. Sim, também
chorei horrorres, mas isso não torna a história algo pesado, ela é dramática sim, e me fez sorrir, chorar , sofrer, discordar. Ela mexeu comigo de várias formas, mas o que ficou no fim não foi o drama, foi muito mais que isso.
Como eu era antes de você não é apenas um romance, é uma história sobre como os momentos interferem em nossa vida e como ao em vez de olhar para o agora devemos olhar para frente, em vez de deixar que um segundo defina o resto de nossas vidas, por mais cruel que o futuro possa parecer. (Resenha)

Enfim, minha lista iria longe se eu optasse por colocar aqui vários outros livros e séries que despertaram meu interesse e que são muito mais que apenas um romance, mas não vamos nos estender né! Mas me conta, qual livro é muito mais que um simples romance para você?

3 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Menina, desses, eu li Proibido e Como Eu Era Antes de Você. O primeiro acabou comigo e o segundo me deixou pensando que eu reclamo demais da vida, mas de boca cheia.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Não tenho interesse (e nem estômago) para ler "Proibido".
    Não consigo ter "mente aberta" para leitura de um livro que aborde sobre incesto.
    Agora "Breakable" e "Beleza Perdida" abalaram com as minhas estruturas emocionais!
    Como eu gosto desses livros, gente!

    ResponderExcluir
  3. são ótimas escolhas, Ju. São livros que são além de histórias no papel, mas que debatem temas novos, atuais, de reflexão e altamente emocionantes!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)