segunda-feira, outubro 03, 2016

Comentários sobre a série Fallen - Lauren Kate

Quando li Fallen pela primeira vez acho que nem passava pela minha cabeça criar um blog, eu tinha acabado de começar a trabalhar em uma livraria, e meio que fui a loucura quando vi a capa. Li o primeiro livro alguns meses depois disso, mas nunca passei daí. Não sei bem porque acabei deixando a série de lado. Acontece que aí saiu esse trailer arrombante e eu necessitava reler o livro:


Foi então que há uma semana mais ou menos eu me aventurei a reler Fallen e dar seguimento a série, agora estou pronta para falar sobre minhas impressões de cada livro. Não é exatamente uma resenha, só pequenos comentários sobre minhas leituras. Prontos?

Fallen
Skoob


Para um livro introdutório Fallen é bastante atrativo. Mas meu problema com o livro foi justamente o ponto central da história, obviamente que por ser uma releitura eu já esperava por tudo isso, e não sei bem se não gostei tanto dessa segunda leitura justamente por isso. O fato é que essa coisa de amor imortal já cansou, mas pensando pelo lado que o livro foi pibliado no auge do gênero ele é bem aceitável. Só que eu achei o livro muito parado, Luce é mantida no escuro durante todo a história e apesar da narrativa ser em terceira pessoa não é abrangente, mantendo o leitor preso a percepção da protagonista. No momento em que alguns pontos são revelados eles acabam abafados por um outro acontecimento que muda tudo. Enfim, de certa forma dá pra dizer que o livro é cheio de reviravoltas o que o torna fascinante,  uma pena que tudo acontece apenas no fim então ele também é bastante parado e vago, a protagonista é apagada e indefesa o que cansa ainda mais. Apesar de tudo da pra relevar já que a escrita da autora flui muito bem.

Tormenta
Skoob


Tormenta é basicamente sobre Luce e suas dúvidas. Apesar de estar acontecendo algo essencial envolvendo os anjos o leitor fica limitado a versão e insegurança da protagonista e a personagem é deixada no escuro por toda a história (mais uma vez), o que é um saco, já que Luce é bem cansativa, desinformada e insegura. Acredito que se Lauren Kate tivesse dado voz ao que acontecia com Daniel a narrativa teria mais ação, algo mais palpável do que o ponto de vista limitado de Luce. Senti como se Lauren Kate estivesse em busca de consertar o clima do primeiro livro, deixando a história mais viva, com um tom menos sombrio. Uma nova introdução já que a primeira pareceu ter deixado muita coisa de lado. Não posso dizer que ela conseguiu, porque dentre os dois livros eu prefiro o primeiro, mas Tormenta não deixa de ter sua importância, a narrativa da autora continua fluída, mas Luce, sua protagonista, se torna cada vez mais um um fardo para o leitor. Isso sem levar em conta as vezes em que ela realmente toma uma atitude, que acabam sempre em algum tipo de catástrofe. 

Paixão
Skoob


É em Paixão que a história realmente começa. Disposta a conseguir respostas e acabar com a maldição que ameaça seu relacionamento com Daniel, Luce finalmente começa a protagonizar sua própria história. Através de um anunciador (as sombras que a atormentaram durante toda vida) ela começa uma jornada aos seus passados. Entre uma vida e outra Luce passa a compreender mais sobre seu relacionamento imortal. Neste livro a autora finalmente coloca Daniel no foco da narrativa, o que tornou a história muito mais dinâmica. Poder acompanhar seus sentimentos, medos e esforços com relação ao relacionamento com Luce me fez compreender melhor porque esse amor é tão épico. Só achei alguns pontos um pouco incoerentes, senti que a autora poderia ter dado mais informação sobre alguns detalhes que para mim saltaram aos olhos (pode não ser um problema para outros leitores). É neste livro também que vamos nos deparar com um dos principais vilões da série, ele pode até parecer legal, mas não se deixe enganar, ele pode ser bem persuasivo.

Extase


Neste último volume Luce parece regredir um pouco. Depois de todo conhecimento que adquiriu e de poder vislumbrar suas vidas passadas ela parece bem apagada no começo da narrativa. Volta a ser a donzela em perigo que precisa ser resgatada a todo momento. Entendo que ela seja apenas humana, mas deveria ter mais fibra do que demonstra. Ainda mais depois de tudo que descobriu sobre si, depois de ter visto suas vidas passadas e tudo o que sua história realmente significa. mas tudo o que ela faz é sentar e reclamar sobre sua inatividade enquanto Daniel tenta virar o mundo de cabeça para baixo para salvar a história da humanidade. A verdade é que Lauren Kate deveria ter mantido Daniel nos holofotes em detrimento a falta de atividade de Luce. Mas o livro não é ruim e o final é bem diferente de tudo que eu poderia imaginar sobre o desfecho, a busca dos personagens para que o bem prevaleça é o ponto alto da trama e Luce finalmente faz por merecer seu protagonismo e isso me deixou de queixo caído. Em fim eu pude compreender o seu papel nessa história toda. A história como um todo chama atenção para o fato de demônios e Anjos estarem trabalhando por uma mesma causa. Ok, eu até compreendi essa "ligação" entre eles, mas ainda assim achei algo bem fraco, no entanto é satisfatório se não pensarmos muito sobre o assunto. E bom, eu amo Cam, mas ia amar mais ainda se ele fosse um pouco mais endiabrado do que realmente é. O que resta dizer é que o final da série compensa sobre todos os defeitos.
Enfim, como um todo a série é muito boa, principalmente se levarmos em conta os dois últimos livros. Como disse esta postagem não trás exatamente resenhas, mas breves opiniões, então qualquer dúvida é só perguntar nos comentários que eu respondo assim que possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)