quarta-feira, janeiro 25, 2017

[Resenha] Jantar Secreto - Raphael Montes

Jantar Secreto 
Autor: Raphael Montes
Companhia das Letras
360 páginas
Skoob


Sinopse: Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

Raphael Montes é um dos autores nacionais mais conceituados da atualidade, suas obras ganharam destaque internacional. Então mesmo sendo bem seleta com relação aos livros do gênero terror/suspense resolvi dar uma chance a obra do autor. A primeira impressão que tive foi bastante positiva. A escrita do autor é fluída e traz algumas referências, infelizmente não identifiquei todas, mas isso não atrapalhou a leitura de forma nenhuma. O mais interessante na obra é como o autor mexe com o conceito de hipocrisia e cinismo, ao mesmo tempo que sua trama e seus personagens causam asco no leitor também cutucam alguns atos banais aos quais aderimos no cotidiano.
"Você é engraçado, sabia? Se a carne vem naquele pacote, coberto por plástico transparente, você não se importa. Pega, frita e come sem nem pensar de onde veio. Agora fica aí, cheio de mi-mi-mi. Quer saber? A única diferença é que não sou hipócrita como você."
A narrativa em primeira pessoa pelo personagem Dante conta a história de um grupo de amigos que saiu do interior do Paraná para estudar no Rio de Janeiro. Anos depois, já formados, Dante, Hugo, Miguel e Leitão ainda estão muito distantes de realizar os objetivos que os levaram até ali. Diante de uma situação extraordinária que pode levá-los ao fracasso uma ideia estapafúrdia surge, e juntos, apenas com a oposição de Miguel, resolvem levá-la a cabo. Jantar Secreto não é só uma história macabra, mas é um jogo que mostra os desafios e a pressão enfrentados por muitos jovens no Brasil atual. Uma ficção que não chega assustar ou dar medo, mas que brinca com o pior do ser humano: a hipocrisia e o cinismo.
"Conquistaria tudo o que havia para conquistar, seria rico, bem-sucedido e independente. Adeus, sociedade rural e preconceituosa! Adeus, mãe e suas indiretas! Ali, era como se nada pudesse dar errado na minha vida. Eu não poderia estar mais enganado."
Um dos talentos de Raphael Montes, além de montar uma estrutura narrativa capaz de arrebatar o leitor, é a criação de personagens. Todos são muito característicos e bem desenvolvidos. Apesar disso, senti certa instabilidade em alguns momentos, como se fosse intenção do autor deixar-nos confusos com relação a índole de cada um. Ainda assim, acredito que este seja um recurso da narrativa para esconder pistas sobre quem é o grande mentor por trás da ideia toda do "Jantar Secreto". Eu tive minhas suspeitas durante a leitura e não estava totalmente errada, ainda assim o autor conseguiu me surpreender um pouco no fim.

Sinto que não posso deixar de mencionar a cena chave da obra, em que tudo tem seu derradeiro fim, apesar de ser perfeitamente possível traçar o rumo dos acontecimentos ela foi bem impressionante e sangrenta. Se durante a leitura eu me senti incomodada com o tom da obra, com a forma como alguns personagens se deliciavam com a atrocidade na qual estavam envolvidos no fim eu quase não senti emoção alguma, não cheguei nem a pensar que foi tão cruel quanto o que vinha acontecendo. Eu simplesmente li e pensei: "Bom, tinha que terminar de algum jeito". Isso não é ruim, a cena foi muito bem descrita, fechou os acontecimentos principais da narrativa de forma espetacular, mas ainda assim não sei descrever a minha falta de reação.
"A perversão não tem limites. O ser humano é um bicho escroto por natureza. Não importa o que digam, todo mundo é assim. Rico ou pobre, negro ou branco, velho ou novo, não interessa. Somos todos iguais em escrotidão."
Enfim, Jantar Secreto foi um livro para me tirar da zona de conforto, muito bem escrito e desenvolvido apesar de agora pensar que no todo ele é bem simples. Quando terminei de ler não fazia ideia de que nota dar, agora acredito que as quatro estrelas é uma pontuação fiel a obra. O projeto gráfico da Edição está de parabéns, não encontrei erros e toda a diagramação está bem colocada e a capa não poderia ser mais sincera a obra. No mais indico a obra para os leitores do gênero e para os que querem se aventurar e conhecer a escrita de Raphael Montes.

10 comentários:

  1. Ju, vou começar meu comentário com um trecho da sua resenha:

    "Se durante a leitura eu me senti incomodada com o tom da obra, com a forma como alguns personagens se deliciavam com a atrocidade na qual estavam envolvidos no fim eu quase não senti emoção alguma, não cheguei nem a pensar que foi tão cruel quanto o que vinha acontecendo."

    EU PENSEI DA MESMA FORMA, TIPO: Tinha que acabar, e depois de tudo que eles passaram, tá até ok isso aí. Tipo, eu mesma fui me acostumando com a coisa horrível que ele foi colocando no desenvolvimento da história, que se aquilo era o necessário para encerrar o desfecho, tudo bem por mim, que sofram. kkkkk

    Eu tenho exatamente a mesma opinião que a sua, desde a primeira linha até o final. Eu coloquei a mesma nota após o mesmo pensamento. Vi algumas críticas sobre o livro por aí, e me fez sentir muito medo de ler a obra, pensando que tinha ficado ruim. Mas ainda bem que não ficou. É um ótimo livro falando de coisa ruim.

    Enfim, amei sua resenha.
    Tamiris leitão (Hit the Road)

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Aleluia você lendo um livro desse tipo hein! Só falta ler todos os outros do tipo que eu indico.
    Eu li O Vilarejo desse autor e achei que ele tem muito talento e é muito bom pra esse gênero. Pra mim, ele consegue passar muito bem pro leito o que há de pior no ser humano. Dito isso, não li Jantar Secreto ainda mas confesso que esperava mais, lendo sua resenha agora. Talvez essa coisa de você quase nunca ler esse tipo de livro e falar que ficou sem reação no final me desanime, imagino que eu então, deva achar meio bléh.
    Ainda quero muito ler, mas agora, acho que tenho minhas expectativas diminuidas um pouco.
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Primeiramente, achei muito bacana o livro ter como cenário cidades do nosso país, adoro quando isso acontece. Te falar, o livro foge completamente do gênero literário que eu costumo ler, mas se eu te dizer que não fiquei curiosa, estarei mentindo. E olha, fiquei boba pelo livro ter me despertado interesse! Já deixei a dica anotada, quando surgir a coragem, acho que tentarei a leitura. Gostei muito da sua opinião sincera, e das informações que você colocou na resenha.

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  4. OI!!

    Eu já li resenhas desse livro e desde então fiquei interessada, até mesmo pq o "jantar" é surreal. Fiquei triste por o final não ser tão cruel quanto você imaginava pela narrativa, mas não posso deixar dizer que todos os pontos ressaltados por você me deixam mais curiosa ainda para ler a obra. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oiii!

    Eu já vi várias resenhas para essa obra e todas elas sempre muito positivas. Confesso que conheço o autor só de nome, uma vez que nunca li nada dele... Ainda.
    Pelo o que eu pude perceber é um livro tão bem escrito é capaz de tirar o leito da realidade, o que é sensacional!
    Não leria no momento, mas fiquei feliz por sua resenha e com certeza não descarto a leitura.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Primeira resenha que li sobre o livro e fiquei bastante curiosa para conferir como ficou a história e como os personagens são e claro para saber qual foi esse desfecho... O.O
    Estou torcendo para que o autor tenha feito personagens bem complexos, levando em conta o tema que ele decidiu abordar.
    Muito obrigada pela dica! \o/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!
    Tudo bem?

    O livro parece ser muito bom, mas não estou nessa vibe sangrenta ainda. Hahahaha
    Mas gostei de conhecer um pouco mais da história.

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li nada do autor, mas todas as resenhas que vejo me fazem ter certeza de que vou adorar os livros, pois são de um gênero que eu gosto bastante. Li recentemente o diário de uma escrava, não sei se você leu, e tive essa mesma coisa de que depois de tanto tempo lendo tanta coisa ruim o final nem me impactou tanto, foi até mesmo esperado. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada do autor, mas, apesar das críticas super positivas na internet, não é um livro que me chame a atenção. Por mais que eu goste de livros de suspense, acho que o fato de que ele me parece ser um pouco previsível - pelo menos senti isso em sua resenha - é um detalhe crucial para que eu opte por não fazer essa leitura - pelo menos nesse momento.

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz que tenha dado essa chance ao Raphael. Pois como mesmo disse, ele é referência na atualidade.
    As obras do autor costumam realmente não serem macabras. Neste caso ele mexe com o cinismo e hipocrisia como disse. Mas o toque especial de Montes é sempre brincar com o psicológico. As obras dele costumam dar certo incômodo. Quem leu Dias perfeitos, sabe. Uma pena sua falta de reação, Freud talvez possa explicar isso. :D
    Sua resenha também me tirou da zona de conforto, pois quando quero muito ler um livro, tenho o costume de não ler nada sobre ele e obter todas as minhas opiniões, através do primeiro impacto da leitura.
    Uma pena eu ter perdido esse fator.
    Mesmo assim, não vou deixar de lê-lo, afinal, Montes mora no meu coração <3

    #Ana
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)