quinta-feira, abril 06, 2017

[Resenha] Dente por Dente - Jenny Han e Siobhan Vivian

Dente por Dente
Olho por Olho #2
Autora: Jenny Han e Siobhan Vivian


Sinopse: Depois dos acontecimentos do homecoming, Reeve foi parar no hospital, com uma perna quebrada, e seu futuro como atleta está ameaçado. As meninas se sentem culpadas por toda a situação. Não esperavam que as consequências do plano fossem tão graves. Quase perderam o controle. Já que Reeve está mais arrogante do que nunca, o jeito será aplicar nele uma dose do seu próprio veneno e esperar que aprenda a lição. O acidente no baile deixou marcas profundas na consciência de Lillia, Kat e Mary. Sentimentos como amizade, lealdade e ódio se misturam, questionamentos sobre limites... Alguns segredos são mais difíceis de guardar. Aliás, o que são essas coisas estranhas que estão acontecendo com Mary? À medida que Lillia, Kat e Mary descobrem verdades incômodas sobre os moradores da ilha, percebem também que não se conheciam como pensavam. Cada vez mais elas lidarão com o sentimento de que talvez tenham ido longe demais...
Depois de ficar levemente surpreendida com Olho por Olho eu pensava em adiar um pouco a leitura dos outros livros, ainda assim como estava a procura de uma leitura rápida e fácil acabei pegando Dente por Dente logo em seguida ao término da leitura do primeiro livro da série. Infelizmente eu já contava com um pequeno spoiler da obra por ter lido a sinopse do último livro, mas vai por mim, o que eu julgava um spoiler antes de terminar Dente por Dente não é nem 1% de tudo que essa obra traz. Contando com mais de 500 páginas eu imaginava que este livro seria basicamente uma repetição do primeiro e estava com receio de a narrativa não sair do lugar. Felizmente eu estava muito, mas muito enganada.

Depois do fatídico dia do baile Homecoming na escola que Mary, Kat e Lillia frequentam a vingança parece ter sido concluída. Contudo, elas estão tremendamente enganadas, as principais "vítimas" de seus planos se tornam pessoas ainda mais desagradáveis e precisam de uma dose a mais do próprio veneno para aprenderem a lição. Com esse pensamento o plano agora é Lillia seduzir Reeve, tirá-lo de Rennie (que é apaixonada por ele) e depois partir seu coração, assim como ele fez com Mary. Mas quando se mexe com sentimentos algumas verdades ignoradas podem vir a tona e mais de um coração pode se partir no processo.
"Depois que a chama se acende, só resta deixar o fogo arder …"
Se no primeiro livro temos um vislumbre da personalidade de cada um dos personagens em Dente por Dente vamos conhecê-los mais profundamente, principalmente os "alvos" das garotas. Até mesmo Reeve, que inicialmente era apenas um Bully que merecia sofrer, se mostra razoavelmente humano. Não que suas atitudes agora justifiquem o que ele fez no passado, mas ainda assim é impossível não gostar desse cara que tem tanto peso em suas costas. Rennie por sua vez está ainda mais insuportável, mas quando aos poucos vai perdendo tudo o que importa ela também se transforma aos olhos do leitor, mesmo assim não conseguia acreditar que ela tivesse realmente dado a volta por cima, pois é perceptível que ela tem uma última carta na manga. Kat, Mary e Lillia temem que as consequências do plano anterior, que acabou muito diferente do que elas esperavam, chegue a qualquer momento, mas parar é inconcebível quando o trem já está descarrilado.
"Ela não tem de se culpar por nada.Ela nem deveria sentir-se mal pelo que houve. Vamos dizer a verdade,aquele babaca mereceu o que  aconteceu com ele. Espero que agora que nosso plano de vingança terminou, Mary possa seguir em frente com sua vida, e não perder mais tempo com Reeve Tabatsky."
Além de conhecermos um pouco mais sobre os ditos "vilões" desta história também descobrimos mais a fundo o passado do trio da vingança. Mas o ponto aqui é o que aconteceu com Mary, de onde vem a particularidade que a torna quase sobrenatural? E MEU DEUS! Apesar de todas as pistas estarem ali para quem quisesse ver eu me surpreendi positivamente com a verdade. Foi um baque tremendo. O final de Dente por Dente é daqueles que instigam o leitor a continuar a leitura, independente da narrativa morna que acontece por boa parte do livro a leitura flui muito bem, é leve e rápida e não deixa pontas soltas. Diferentemente de Olho por olho, aqui sim temos romance e com aquele gostinho bom de torcer para que no fim tudo dê certo. Mas antes disso, há muita água para rolar e o desfecho, só no último livro mesmo.
"Isso é tudo. Olho por olho, dente por dente. Um coração partido por outro coração partido."
Outro ponto positivo é que neste livro vemos o crescimento dos personagens, suas opiniões e personalidades passam a ser mais definidas. Kat que antes era uma rebelde sem causa se mostra muito mais do que antes, apesar de ainda ter algumas atitudes infantis. Lillia precisa se habituar a nova realidade que suas escolham estão trazendo e Mary está cada vez mais certa de que vingar-se pode não ser suficiente, ela quer e precisa de mais.

Enfim, Dente por Dente é uma excelente e necessária continuação, é um livro surpreendente, daquele tipo que não dá para largar antes de tudo ser revelado. Infelizmente a revisão não é um ponto positivo, mas não dá para dizer que atrapalhe muito a leitura (quando será que a Novo Conceito vai aprender). No mais só tenho a dizer que indico, este é um livro que vai te deixar embasbacado e curioso no final. Então, LEIA, LEIA, LEIA, POR FAVOR!!!

2 comentários:

  1. Oi, Ju!!

    Olho por Olho é uma história que nunca me chamou muita a atenção, mas parece que a continuação é incrível, né? Fiquei até curiosa! Hahahaha
    Vou dar uma olhada no livro para ver se adiciono na minha lista. :)

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou com muita vontade de ler, recebi o último da NC, mas não tenho os primeiros.
    E você falar muitas vezes LEIA, me fez pensar em comprar hahahaha

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)