quinta-feira, agosto 24, 2017

[Resenha] Minha Vida Não tão Perfeita - Sophie Kinsella

Minha Vida Não tão Perfeita 
Autora: Sophie Kinsella 
Editora Record 
406 Páginas 
Skoob 



Sinopse: Dramas, confusões e uma boa dose de amor são os ingredientes do novo romance de Sophie Kinsella. Uma divertida crítica aos julgamentos errados que uma boa foto no Instagram pode gerar. Cat Brenner tem uma vida perfeita mora num flat em Londres, tem um emprego glamoroso e um perfil supercool no Instagram. Ah, ok... Não é bem assim... Seu flat tem um quarto minúsculo sem espaço nem para guarda-roupa , seu trabalho numa agência de publicidade é burocrático e chato, e a vida que compartilha no Instagram não reflete exatamente a realidade. E seu nome verdadeiro nem é Cat, é Katie. Mas um dia seus sonhos se tornarão realidade. Bom, é nisso que ela acredita até que, de repente, sua vida não tão perfeita desmorona. Demeter, sua chefe bem-sucedida, a demite. Tudo o que Katie sempre sonhou vai por água abaixo, e ela resolve dar um tempo na casa da família, em Somerset. Em sua cidadezinha natal, ela decide ajudar o pai e a madrasta com a nova empreitada do casal: os dois planejam transformar a fazenda da família em um glamping, uma espécie de camping de luxo e estão muito empolgados com o novo negócio, mas não sabem muito bem por onde começar. E não é justamente lá que o destino coloca Katie e sua ex-chefe cara a cara de novo? Demeter e a família vão passar as férias no glamping, e Katie tem a chance de, enfim, colocar aquela megera no seu devido lugar. Mas será que ela deve mesmo se vingar da pessoa que arruinou sua vida? Ou apenas tentar recuperar seu emprego? Demeter - a executiva que tem tudo a seus pés - possui mesmo uma vida tão perfeita, ou quem sabe, as duas têm mais em comum do que imaginam? Por que, pensando bem, o que há de errado em não ter uma vida (não tão) perfeita assim?
Desde que me entendo por leitora tenho ouvido e lido maravilhas sobre os livros da Spohie Kinsella, apesar disso, e por chick-lit não ser um dos gênero que mais leio, não criei muitas expectativas. Obviamente que esperava que esta história fosse leve e divertida, e isso foi exatamente o que o livro provou ser. Com uma crítica sutil ao fato de vivermos uma vida cor-de-rosa na internet, este romance nos chama atenção para como vivemos nossa realidade, isso foi um ponto extremamente positivo e que influenciou muito a nota final que dei a obra.

Você já se deu conta de como muitas vezes a vida dos outros parece perfeita nas redes sociais? Pessoas, e aqui aponto o dedo para mim, que publicam fotos de uma vida perfeita, agitada e divertida, que escolhem apenas determinadas ocasiões que merecem uma publicação e que faz com que o outro sinta que sua vida é uma constante felicidade. Bom, se você tivesse oportunidade de bisbilhotar o Instagram de Cat Brenner seria exatamente isso que encontraria. Porém, por trás da lente do celular a realidade é completamente outra e a vida de sonho que Cat imaginou viver em Londres parece mais um pesadelo. 
"Um dia minha vida vai ser tudo aquilo que eu posto no Instagram. Um dia ela vai ser!"
Vinda do interior de Somerset e criada em uma fazenda, Katie tenta se reinventar na grande e agitada Londres criando para si uma nova personalidade. A de garota bem sucedida e sofisticada, como se um novo apelido (Cat) e uma felicidade feita de ilusões fosse capaz de mascarar a realidade, mas a quem ela realmente quer enganar? A verdade é que tudo que ela sempre quis foi ser igual a chefe. Demeter tem uma casa enorme, uma família perfeita e frequenta os melhores e mais badalados eventos. Porém, para Cat a realidade de tudo o que ela realmente é e do que almeja ser cai como uma bomba em sua vida. Obrigada a voltar ao interior depois de perder o emprego, Katie vai descobrir aos poucos que a vida é bem mais do que apenas aparências.
"- A vida de ninguém tem que ser perfeita. – Biddy se inclina para a frente e passa um braço ao redor do meu corpo, com firmeza. – Não exija tanto de si mesma, querida. Quem quer que tenha inventado que a vida tem que ser perfeita é uma pessoa muito má, na minha opinião. Claro que não tem que ser![...]"
Minha vida não tão Perfeita é divido em duas partes, no início acompanhamos a Cat londrina, que perdeu o sotaque do interior e tenta de todas as formas ser uma pessoa diferente. Em um primeiro momento eu gostei dessa Cat, apesar de suas atitudes ela não mede esforços para alcançar seus objetivos, mesmo eles sendo sempre frustrados. Porém quando tudo parece começar a der certo é para desmoronar de vez. É quando se inicia a segunda parte da história, por um momento eu esperava conhecer a Katie que a protagonista deixou para trás, mas ela continua tão obcecada com Londres e a vida perfeita que sempre quis ter que a história começou a soar repetitiva. Mas há uma pequena reviravolta na história que trás novo ânimo a trama. 

Tendo que lidar com a ex-chefe em seu habitat natural, Katie resolve que é a oportunidade perfeita para se vingar, já que Demeter, apesar de ter tudo que Katie sempre quis, tem também um pequeno probleminha com reconhecer fisionomias. Aproveitando a deixa, o orgulho e a distração de Demeter, Katie vai aprontar poucas e boas. Confesso que apesar de rir horrores com os planos mirabolantes empreendidos por Katie, também senti que a personagem se deixou levar demais pelo rancor e a inveja, me senti um pouco desconfortável com isso, mas a real é que precisava ser engraçado e até mesmo exagerado. E para falar a verdade Deméter bem que merecia, achei ela bem odiosa, mesquinha e esnobe.

Apesar disso tudo tenho que dizer que a forma como a narrativa vai se desenvolvendo e o modo como Katie "amadurece" foi a parte mais legal de acompanhar. Coloquei amadurecer entre aspas porque não é exatamente isso, é mais como se ela caísse na real, deixasse o rancor de lado e começasse a se colocar no papel dos outros. Foi necessária muita empatia da parte de Katie para entender a vida de Demeter, porém a da natureza da protagonista ter um coração mole, sem contar que eu tive que fazer esse esforço junto com ela rs. 
"Acho que finalmente descobri como me sentir bem em relação à vida. Sempre que vir alguém muito feliz, lembre-se: essa pessoa também tem seus momentos não tão perfeitos. Claro que tem. E sempre que você vir sua própria situação não tão perfeita, se sentir desesperado e pensar ‘minha vida é isso?’, lembre-se: não é. Todo mundo tem um lado brilhante, ainda que seja difícil de encontrar, às vezes."
Para não deixar de comentar só me resta falar sobre o romance, não sei se isso acontece em todos os livros da Sophie, mas a verdade é que esta não é uma parte muito presente na história, está ali, torcemos para que aconteça, mas é bem sutil e leve. Gostei disso, pois assim a autora teve liberdade para trabalhar melhor a trama e não só o relacionamento do casal.

Enfim, Minha vida Não tão Perfeita é um livro de empatia, que mostra que as vezes não dá para julgar a vida do outro pelo que vemos em uma pequena tela, nem tudo ali pode ser real. Quanto a edição a Editora Record optou por um trabalho simples, e gostei disso também. Porém, a editora deveria ter um cuidado maior com a revisão. No mais, se você procura um livro leve e divertido para passar algumas horas Minha vida não tão perfeita é para você. Leia!
 

9 comentários:

  1. Olá!!
    Já li alguns livros da autora e gosto bastante da sua escrita ❤❤
    Desde o lançamento desse livro eu quero le-lo ❤
    Parece ser bem divertido e viciante!!
    Quero!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bem?
    Eu não sou muito de ler chick lit, mas sempre ouvi falar da autora, e muito bem por sinal. Achei a estória bem divertida e parece ser levinha, gostei da crítica às vidas perfeitas que as pessoas aparentam levar. To curiosa para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei o fato que o livro é lindo mesmo com o romance ficando em segundo plano. Já alguns livros dessa autora e sempre dou boas risadas. Espero que aconteça o mesmo com esse livro.
    Ansiosa pra ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive interesse em ler os livros desta autora, e desta vez vou ter oportunidade, pois tive oportunidade de adquirir está obra, que pela sua resenha traz uma mensagem muito bonita que e a questão da empatia, e que nunca devemos julgar a vida de outra pessoas apenas pelo o que ela representa através da tele. Gosto muito de romance sutil como este.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ju!
    Que delícia poder ver a resenha de mais um livro da Sophie.
    Mesmo que não seja tão hilário quanto os outros, mas traz grandes ensinamentos que não podemos deixar de absorver.
    Temos de aprender a valorizar mais o que temos e não ficar olhando para o que os outros tem.
    E tem romance, ainda melhor, né?
    Quero ler e pronto!
    Desejo um final de semana mais que tranquilo e abençoado!
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  6. Adoro chick-lits e adoro a Kinsela *-*
    Ainda não li esse lançamento, mas sei que está Mara . Adorei o trabalho que a Kinsela teve de abordar o tema de rede social e toda aquela história de imagem e o que esta por trás. A personagem principal como sempre é engraçada e irmos muitos com os planos dela. Espero ler logo *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Apesar de não ser um estilo de leitura dos meus preferidos, o livro parece ter um enredo leve e que traz uma boa reflexão. Para quem conhece a escrita da autora e acompanha suas publicações, com certeza é mais uma leitura obrigatória.
    Talvez, em algum momento, venha a ler. Obrigada pela dica.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros da Sophie, não é meu gênero favorito, mas gosto bastante da autora.
    Gostei da dica para quando quiser algo mais voltado para empatia, e ao mesmo tempo divertido!
    Adorei resenha.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Também sempre ouço falar muito bem dos livros da autora, mas não sou muito chegado nesse gênero, acho que por ter esse amadurecimento mesmo sem ser isso, esse crescimento da personagem ao longo da estória só que sendo de uma forma leve, não me agrada, prefiro personagens que passam por questionamentos e evoluções mais profundas, vale a pena pela reflexão de que nem tudo que está nas redes sociais é verdade e que não dá pra confiar no que vemos como uma máxima de vida das outras pessoas.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)