quarta-feira, novembro 29, 2017

[Resenha] Como se Casar com um Marquês - Julia Quinn

Como se Casar com um Marquês
Agentes da Coroa #2
Autora:
Julia Quinn
Editora Arqueiro
320 Páginas
Skoob


Sinopse: Elizabeth Hotchkiss precisa se casar com um homem rico, e bem rápido. Com três irmãos mais novos para sustentar, ela sabe que não lhe resta outra alternativa.
Então, quando encontra o livro Como se casar com um marquês na biblioteca de lady Danbury, para quem trabalha como dama de companhia, ela não pensa duas vezes: coloca o exemplar na bolsa e leva para casa.
Incentivada por uma das irmãs, Elizabeth decide encontrar um homem qualquer para praticar as técnicas ensinadas no pequeno manual.
É quando surge James Siddons, marquês de Riverdale e sobrinho de lady Danbury, que o convocou para salvá-la de um chantagista. Para realizar a investigação, ele finge ser outra pessoa. E o primeiro nome na sua lista de suspeitos é justamente... Elizabeth Hotchkiss.
Intrigado pela atraente jovem com o curioso livrinho de regras, James galantemente se oferece para ajudá-la a conseguir um marido, deixando-a praticar as técnicas com ele. Afinal, quanto mais tempo passar na companhia de Elizabeth, mais perto estará de descobrir se ela é culpada.
Mas quando o treinamento se torna perfeito demais, James decide que só há uma regra que vale a pena seguir: que Elizabeth se case com seu marquês.
Minha primeira experiência com Julia Quinn, foi com o livro "Como Agarrar uma Herdeira" (Resenha aqui), infelizmente o livro não foi tão bom quanto eu esperava, a narrativa forçada não me convenceu da grande autora que dizem que ela é. Mesmo assim eu não desisti de dar mais uma chance, principalmente por saber que o próximo protagonista seria o Marquês de Riverdale, ele com toda certeza foi uma das melhores partes do primeiro livro da série "Agentes da Coroa", eu não pude resistir. O que foi uma bênção já que em "Como se Casar com um Marquês" eu finalmente passei a entender porque Julia Quinn é tão boa autora.

Elizabeth Hotchkiss, perdeu os pais com pouco intervalo de tempo aos 18 anos de idade, isso deixo-a com a responsabilidade de criar os irmãos mais novos. Filhos de baronete Elizabeth sabe que precisa de muito mais do que possui para dar um dote a suas duas irmãs Jane e Susan e também para poder enviar Lucas a Eton. A única solução é um casamento por conveniência. Mas enquanto não pode dar seguimento ao seu plano de se casar com um homem rico que possa sustentar sua família ela trabalha como dama de companhia de Lady Danbury, por um salário que quase não dá para nada. 

Quando a situação está preste a se tornar aterradora, Elizabeth encontra um pequeno livro na biblioteca dos Danbury, o título é "Como se casar com um Marquês", mesmo cética que o livro possa realmente ajudar ela acredita que possa tirar uma dica ou outra deste pequeno livro de regras. É quando aparece na residência de Lady Danbury o novo administrador, apesar de encantador Elizabeth não pode nem pensar em se envolver com ele, já que o belo rapaz não tem onde cair morto. O que ela não esperava era que seu marquês estava bem mais próximo do que imaginava.
"Ela teria que se casar. E o marido precisaria ter muito dinheiro. Era simples assim."
James, o Marques de Riverdale, que trabalhou por anos para a Coroa, vê sua carreira estagnada depois de sua identidade ter sido revelada. Querendo fugir do assédio das jovens debutantes de Londres e suas mães que mais parecem aves de rapina, ele aceita voltar casa onde cresceu para investigar quem pode estar chantageando sua querida e assustadora tia. Mas para tanto ele precisa se disfarçar, o que não é nem um pouco difícil, mas enquanto sua missão se mostra cada vez mais impossível de se solucionar, ele vai encontrar em seu caminho muito mais do que os parvos chantagistas que pretendia.

Ok, desculpem sei que o resumo ficou enorme, mas não dá para falar dessa história sem contar um pouquinho do que vamos encontrar, e não se assustem, nada do que disse é spoiler, visto que passamos a saber logo nas primeiras páginas.

Bom, se "Como agarrar um Herdeira" não me convenceu de que Julia Quinn é uma excelente autora, o segundo livro da série "Agentes da Coroa" chegou bem perto. Apesar dos clichês, algo que na maioria das vezes é inevitável quando se trata de romances de época, a autora tem um dom maravilhoso de fazer o leitor rir de seus personagens e se apaixonar por eles, o que já era visível no primeiro livro. Porém, em "Como se casar com um Marquês" Julia Quinn conseguiu ir além do fazer rir. Neste novo livro da série a história soa menos forçada, exceto por alguns momentos, o que torna a leitura bem mais fluída e envolvente.

Confesso que eu saquei o que estava acontecendo logo no início, não é difícil pegar alguns detalhes no ar sobre o encerramento da trama. Como já disse Julia Quinn não conseguiu exatamente fugir dos clichês, mas o que tornou esta história bem mais envolvente foi a química do casal, isso fez com que fosse bem mais fácil acreditar no amor que os unia. 

Elizabeth é uma personagem incrível, cheia de determinação, mas também humana, ela não se mostra forte a todo momento, tem seus altos e baixos, mas é tão divertida que até seus momentos de drama nos divertem. A relação dela com a família e com Lady Danbury deixa seu caráter muito claro, e apesar de precisar se casar por dinheiro não é isso que a define. Quanto a James preciso dizer que o adoro desde o livro anterior, ele é sarcástico e sincero e irreverente na medida certa, não é daquele personagem que não pensa em se casar de forma alguma. Isso foi uma surpresa neste livro, visto que em relação a personalidade os protagonistas do gênero são sempre homens turrões e galinhas que não procuram exatamente o amor.
"Precisava dela. E sabia que não teria paz até que ela fosse dele, até que conhecesse cada centímetro daquele corpo, cada canto daquela alma. Se aquilo era amor, estava disposto a se entregar de boa vontade."
A família de Elizabeth e Lady Danbury são essenciais para trama e no decorrer da história, mais para o fim na verdade, nos encontramos com outros personagens já conhecidos. Todos com seu papel bem definido. Fiquei encantada por Jane, Susan e Lucas, assim como pelo gato rabugento de Lady Danbury.

Se houve algo que não me agradou muito foi com relação a teimosia de Lizzie no fim do livro, eu esperava mais confiança da parte dela. Os chiliques característicos de personagem do gênero não combinam com a protagonista de "Como se Casar com um Marquês". Porém o que mais me irritou foi a presença intrometida de certo casal em um momento crucial da história, essa cena sim ficou forçada, acho que se eu fosse James, mandaria aqueles dois pro inferno a ponta pés, mas tudo se deve ao humor da trama, então eu meio que fingi que não aconteceu.

Enfim, em "Como se Casar com um Marquês" eu finalmente entendi porque Julia Quinn é uma escritora tão querida, queria ter mais livros dela para poder ler imediatamente. A irreverência de sua escrita, o humor certeiro e casais apaixonantes são seu forte. Terminei esta duologia com a certeza de que logo irei ler "Os Bridgertons".
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)