quarta-feira, março 07, 2018

[Resenha] Mestre das Chamas - Joe Hill

Mestre das Chamas
Autor: Joe Hill
Editora Arqueiro
592 Páginas
Skoob

Sinopse: Ninguém sabe exatamente como nem onde começou. Uma pandemia global de combustão espontânea está se espalhando como rastilho de pólvora, e nenhuma pessoa está a salvo. Todos os infectados apresentam marcas pretas e douradas na pele e a qualquer momento podem irromper em chamas.
Nos Estados Unidos, uma cidade após outra cai em desgraça. O país está praticamente em ruínas, as autoridades parecem tão atônitas e confusas quanto a população e nada é capaz de controlar o surto.
O caos leva ao surgimento dos impiedosos esquadrões de cremação, patrulhas autodesignadas que saem às ruas e florestas para exterminar qualquer um que acreditem ser portador do vírus.
Em meio a esse filme de terror, a enfermeira Harper Grayson é abandonada pelo marido quando começa a apresentar os sintomas da doença e precisa fazer de tudo para proteger a si mesma e ao filho que espera.
Agora, a única pessoa que poderá salvá-la é o Bombeiro – um misterioso estranho capaz de controlar as chamas e que caminha pelas ruas de New Hampshire como um anjo da vingança.
Harper Grayson é uma enfermeira em meio a um pandemônio, com a vida que sempre sonhou e um marido dedicado seu maior problema antes do mundo entrar em colapso era não poder ajudar a todos que precisam de sua ajuda, o que vem a piorar quando as pessoas começam a ser acometidas por um estranho vírus que causa combustão espontânea. Apesar disso ela faz o possível para que os doentes se sintam confortáveis, mas tudo volta a mudar quando a própria Harper se vê infectada pouco depois de descobrir que está grávida. Abandonada pelo marido e apenas com a esperança de viver até que o filho nasça ela encontra em um estranho conhecido como Bombeiro a resposta para suas "preces".
"Quem disse que nós somos inteligentes? - indagou ela, num tom de desdém brincalhão. - Nós nunca conseguimos dominar o fogo. Achamos que sim, mas você pode ver que ele agora dominou a gente."
Decidi que leria Mestre das Chamas assim que a publicação dele foi anunciada no Goodreads, após ler alguns outros livros do autor não poderia deixar de ler qualquer coisa que ele publique. Então, estava bastante ansiosa para que a Editora Arqueiro publicasse este livro o mais rápido possível. Acontece que com o passar do tempo e a lista de livros acumulados, quando Mestre das Chamas finalmente chegou eu já não estava tão empolgada e fui protelando a leitura, sempre pensando que talvez a história fosse massante, afinal de contas são 592 páginas que eu precisaria ler rapidamente para que a pilha não acumulasse mais ainda. Um erro crasso da minha parte, preciso me lembrar de nunca mais deixar nenhuma leitura de Joe Hill para depois.

Acontece que apesar de Hill ter herdado a prolixidade do pai e ser bastante verborrágico, ele também herdou o talento de Stephen King, e Mestre das Chamas assim como vários outros livros do autor nos prende do início ao fim, independente de ser extenso ou não, ou seja, a história não fica nem um pouco cansativa. Há algo de interessante em cada novo capítulo o que não deixa a sensação de que o autor tentou "encher linguiça", mesmo nos momentos mais mornos da narrativa é possível absorver algo que traz real importância a história. Fora que Joe Hill se utiliza de diversas referencias musicais, literárias e até mesmo de seus próprios livros, algo que dá uma caracterização a mais ao seu estilo como escritor. 
Existe algo de terrivelmente injusto no fato de morrer no meio de uma boa história, antes de  ter oportunidade de ver como tudo acaba. Em certo sentido, claro, eu acho que todo mundo sempre morre no meio de uma boa história. Da sua própria história. Ou da história dos seus filhos. Ou dos netos. A morte é sempre dureza para os viciados em narrativas.
Além disso, apesar de trazer para a história muitos personagens, o autor consegue concilia-los de forma excepcional. Há harmonia entre a narrativa e os personagens e em nenhum momento a movimentação de tantos caracteres deixa o leitor confuso. São todos tão bem desenvolvidos que antes de gravarmos seus nomes já os conhecemos por sua personalidade, sem contar que Joe Hill utiliza um recurso curioso para caracterizá-los, sempre dando algum tipo de referência física para situar o leitor. Apesar disso, devo confessar que me irritei com algum deles em certos momentos, mas acredito que tenha sido algo proposital do autor. 

Em se falando de Harper eu a achei uma personagem forte e bem resolvida, no sentido de saber o que quer para si, contudo as vezes ela é um tanto quanto apagada demais, insossa, mas nada que atrapalhe a narrativa. E não devo deixar de salientar que essas partes são muito bem equilibradas, visto que O Bombeiro é um personagem ainda mais excepcional do que todos os outros, sua história se mantém um mistério por boa parte da narrativa e enquanto não nos dá detalhes Joe Hill nos apresenta um personagem altruísta e sofrido o qual se torna possível de se apaixonar.

Há também algo ainda mais interessante do que os personagens, que a meu ver apesar de ser algo abstrato dá certa impressão de ser quase concreto. Falo da fé representada no livro, a crença das pessoas é algo bastante retratado nesta obra, não se trata de uma tendência ao divino e insubstancial, é mais como acreditar em algo que se vê, que realmente acontece. A fé dos personagens está na harmonia, na música e em como isso pode ajudá-los a controlar sua doença, mesmo que de certa forma essa fé tenha um lado ruim ao dar espaço ao fanatismo. 

Há na narrativa também o outro lado, em que pessoas não infectadas se sentem tão apavoradas com tudo que criam uma milícia autodeclarada, o que a meu ver foi apenas uma desculpa para dar vazão a violência que já vivia nestas pessoas, suas atitudes condenáveis chega a ser aterrorizante, me fez pensar como o ser humano pode ir de algo socialmente aceitável a não se importar nem com a vida do próximo.
"A humanidade é um germe que prospera bem na fronteira da catástrofe."
Enfim, Mestre da Chamas é mais uma obra sensacional de Joe Hill, uma narrativa que traz personagens bem desenvolvidos e uma história muito bem elaborada. E mesmo que tenha partido meu coração em determinado momento ainda assim não conseguiu fazer com que eu gostasse menos do que li neste livro.Então, imploro para que vocês deem uma chance a ele, não tenham preconceito, que por sinal eu já tive, com histórias do gênero, Joe Hill consegue contar uma boa história de suspense sem ser assustador demais e ainda assim ser brilhante. Dito tudo isto, imploro para que a Arqueiro nunca deixe de publicar um livro sequer deste autor.

14 comentários:

  1. Nossa! Não sabia do parentesco entre Joe e King! #Chocada
    Muito interessante a premissa do livro.
    Não faz muito o gênero que estou acostumada a ler mas diante dessa resenha tão instigante fiquei curiosa para descobrir mas sobre esse misterioso vírus.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju.

    Pelo visto, esse tal vírus causou um verdadeiro caos ao se espalhar entre a população... Deixando assim, as pessoas com a única certeza de que morreriam. Ou seja, sem esperanças!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Confesso que também morro de preguiça de começar a ler um livro com quase 600 páginas mas eu gosto da temática e esse clima que paira no livro é muito interessante.
    No fim o que mais conta é a escrita mesmo porque 200 páginas arrastada é muito pior que 600 bem fluidas.
    Darei uma oportunidade pro autor assim que possível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Aaah, Ju, eu tenho certa dificuldade em priorizar suspense; acho que por isso a história não me chama tanta atenção.
    Mas parece que Hill é um autor excelente (não sei de quem ele é filho), e é ótimo que sua história não seja cansativa e que tenha personagens bem construídos.
    O que eu mais gostei foi da capa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Hey Ju!
    Primeira resenha que leio desse livro e que me prendeu atenção, o enredo parece bem bacana assim como a escrita tbm, vai já para os meus desejados, eu adorei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. A ideia desse livro é muito doida e gostei demais. E com o autor parece que a gente não se decepciona. Se tivesse ele aqui não iria demorar muito pra ler, haha xD
    Achei interessante que os personagens são bem feitos e você sente coisas com eles, a raiva pelas burradas, a simpatia e coisas assim. É bom quando você pega um apego por eles. E até quando não pega, se for proposital.
    E até essa ideia de fé deles acaba chamando atenção. Tenho uma certa birra com uns livros mais fanáticos, aquela coisa do divino que às vezes te deixa até pasma com o que as pessoas deixam de fazer. Algo que seja mais "acreditar" no que tá ali, ter esperança que funcione e essas coisas chama mais atenção. E pelo jeito da trama fica até mais legal ver algo assim, dá pra entender.
    Se arrumar pra ler vou me jogar com gosto. Parece bom mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Sou louca para ler algum livro do Joe Hill, mais infelizmente até o momento não tiver uma oportunidade.
    Apesar de já te visto esse livro acho que no skoob não tinha parado para ler nem a sinopse dele, porque tenho que dizer a verdade ele é grande demais, serio deixei ele de lado por isso mesmo...o que é uma vergonha kk

    Entãoo eu não esperava isso de pandemia global de combustão espontânea, o que é bem interessante mais bem diferente do que eu esperava, mais depois de ler a sua resenha fiquei curiosa sobre o livro...certo ainda acho o livro grande mais pelo jeito não fica enrolado com coisas desnecessárias, e fiquei curiosa com esse Bombeiro que é capaz de controlar as chamas e o porque claro. Vou colocar esse livrinho na minha livro de leitura com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Ju!
    Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro do autor, uma pena!
    Lendo sua resenha, não sei porque, lembrei de Caixa de pássaros, onde não se sabia de onde vinha 'as criaturas', a protagonista também estava grávida e viveu o dilema de ter ou não o bebê e no final, encontra um local mais protegido...
    DE qualquer forma, a curiosidade me faz desejar fazer a leitura.
    Bom final de semana!
    “Os lírios não bastam. As leis não nascem das flores. Meu nome é luta, e escreve-se na história.” (Luciana Maria Tico-tico)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  9. Esse livro deve ser ótimo, gosto de histórias onde vivemos uma outra realidade, neste caso, por esse vírus mortal. Já fiquei imaginando a protagonista lutando para sobreviver e ainda mais grávida!! Além do suspense, tem muita ação!!

    ResponderExcluir
  10. Este foi o primeiro livro que li do Joe e foi paixão à primeira letra, como é com o Mestre pai dele!
    O autor consegue trazer uma narrativa detalhada e ao mesmo, não cansativa. E a gente consegue se colocar ali, nas viagens, na loucura e nesta mistura do que é fantasia ou realidade.
    Ouso dizer que ele herdou com maestria o talento do pai em brincar com a mente desta forma!
    Super indicado!
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ju!
    Ainda não li nenhum livro do Joe Hill mas já adicionei Mestre das Chamas na minha lista de leitura, a trama me deixou bastante interessada, quero muito saber o que acontecerá com a Harper e desvendar mais do O Bombeiro.
    Bom saber que mesmo com tantos personagens a leitura não deixa o leitor confuso pois isso sempre acontece comigo quando leio um livro escrito dessa forma...
    Mas enfim, valeu pela dica. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju!!
    Que bom que Joe Hill herdou o talento do pai, sem dúvida todas nossas agradecemos por isso. Ainda não li nada do Joe Hill, mas acho super interessante a história desse livro Mestre das Chamas. E mesmo que ele seja um calhamaço não tenho dúvidas que prende do inicio ao fim.
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não li nada do autor, não conhecia esse livro e ele acabou sendo totalmente diferente do que imaginava, gostei muito desse enrendo, adorei saber que o livro e envolvente e lemos sem perceber, ainda mais sabendo que o autor não enrola na escrita e acho interessante quando temos muitos personagens, mas na maioria das vezes o autor se perde, gostei de saber que não temos esse problema aqui, quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  14. Apesar Diamar livros de suspense terror eu não sou muito familiarizada com os livros de Joe Hill o pacto livro este que foi adaptado para filme com Daniel Radcliffe eu deixei de sentir vontade de ler livros do autor inclusive esse

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)