quarta-feira, abril 09, 2014

[Resenha] Fênix A Ilha - John Dixon

Fênix A Ilha
Autor: John Dixon

Carl Freeman vem se metendo em várias confusões a fim de defender colegas mais fracos de determinados tipos de valentões. A situação passa a piorar quando Carl já não tem mais os pais e é transferido de uma família para outra ou de um reformatório para outro sempre que algo do tipo acontece. Mas dessa vez Carl parece ter passado dos limites e é designado para a ilha Fenix, um campo de treinamento para jovens delinquentes. Talvez este seja o único lugar que pode ensinar uma boa conduta a este adolescente tão problemático ou o matá-lo de vez.

Quando vi os lançamentos da Novo Conceito de Março não me interessei muito por este livro, mas quando chegou resolvi dar uma olhada na sinopse e ela acabou me atraindo. Parecia ser uma leitura diferente do que eu estava acostumada no momento, já que estava lendo vários históricos, então resolvi investir. Não sei bem dizer o que eu esperava e não acredito que minhas expectativas tenham sido frustradas. No entanto, não senti identificação com a história ou a narrativa. Fenix A Ilha foi um livro mediano, muito mediano. Sabe aquela leitura que você apenas lê porque não tem nada mais interessante para fazer, ela não te chateia, não te da raiva, alias, não passa nenhum sentimento genuíno, apenas transcorre de forma linear.
" Nada de telefonemas. Nada de SMS. Nem e-mail. Nem carta. Nem notícias. Nada de música, televisão ou internet.  Ela passou o olhar severo pelas fileira.  O mundo vai continuar sem vocês. Ninguém lá fora Sabe onde estão. A Ilha Fênix é seu único lar.  Gesticulou em direção aos outros sargentos.  E nós somos sua única família."
Bom, talvez eu esteja sendo drástica demais. A verdade é que o livro tem uma pegada forte, e toda aquela coisa de treinamento militar, e sim, a personagem precisa aprender a se adaptar para sobreviver, caso contrário coisas estranhas começam a acontecer. Mas a narrativa me pareceu inconstante, hora ela ganhava um ritmo "acelerado" que parecia que finalmente a história iria ganhar fôlego, mas logo em seguida nada do que acontece importava. A narrativa tornava-se absurdamente linear novamente. O desenvolvimento da história é lento e chega a parecer repetitivo. Mas sabe o que realmente é ruim, esta é uma história que tem tudo para ser fenomenal, e não é. Tudo passa a acontecer apenas na segunda parte do livro e o ritmo é dado mais para o final.

Um ponto positivo a favor da história é que nada é jogado nas costas do leitor, o autor revela seus segredos aos poucos e ao final deixa aquela costumeira brecha para a continuação em um próximo livro. A narrativa é feita em terceira pessoa, mas na maior parte do tempo é a visão de Carl que nos é apresentada sendo intercalada algumas poucas vezes por outra personagem. segundo consta na capa Fenix a Ilha é o livro que deu origem a série de TV Intelligence, confesso que eu ainda não assisti, mas pelo que andei lendo não é exatamente a mesma coisa, sendo que só a ideia central foi utilizada pela série. 

Enfim, não se deixem levar por todos os pontos negativos que ressaltei. Fenix a Ilha é uma narrativa praticamente linear em que somos tirados da monotonia em determinados pontos, mas que infelizmente não chegam a fazer grandes coisas pela história. No entanto, é um salto fora da rotina literária. Não é um livro ruim, mas não vai causar grandes e fortes emoções.

Melhores Quotes:
"Estamos mortos para o mundo tanto quanto nossos pais, pensou Carl. Essa gente pode fazer o que quiser conosco".


"— Chegará o dia, filho, em que você terá que decidir exatamente quem é e o que pretende ser".

"Podem me bater por trás e me espancar enquanto estou inconsciente e me trancar nesta jaula, mas não podem determinar quem eu sou."

"Para as pessoas comuns, possuir coisas bonitas fornece o único senso de poder que vão conhecer em toda a sua vida. A propriedade é venenosa, Carl. Nunca acumule coisas apenas para tê-las e nunca confunda posses com poder".

3 comentários:

  1. Eu fiquei com a impressão, quando li o livro, que o autor prometia muito, mas na hora de entregar alguma coisa ficava faltando e ele apelava para uma situação que chocasse o leitor. Tem muita coisa gratuita ali que fica parecendo completamente fora do lugar - especialmente na segunda metade do livro - o que é uma pena, eu gostei bastante da primeira.

    E sim, a série é bem diferente, e melhor, que o livro.

    ResponderExcluir
  2. Não gostei muito, por mais que os pontos positivos me atraiam eu acho que não iria gostar de ler, sei la, não fiquei com tanta vontade.

    ResponderExcluir
  3. Poxa vida, pela sinopse eu tinha uma expectativa melhor... gosto de livros com esse treinamento militar e essa pegada forte.. mas um com ritmo legal e que nos faça ficar com vontade de ler nesse ritmo até o final........ eu fiquei bastante tempo sem ler resenhas, porque estou tentando ler alguns mais antigos, e não quero me empolgar com lançamentos, acho que este não vai atrapalhar meus planos :)

    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)