quinta-feira, abril 03, 2014

Um livro, um sofá e uma Lareira


Sinto falta de dias frios, aqueles dias em que nossa única disposição é sentar em um local bem aconchegante, com um livro, uma xícara de chá ou café ao alcance da mão e uma cabeça cheia de ideias. É geralmente quando o dia está propício para a ociosidade que as coisas começam a acontecer, ideias a surgir e o essencial, além de todos os itens acima citados, é ter um caderno ao lado. Talvez você não chegue a escrever um best seller, mas suas ideias passam a ganhar vida, cor e quem sabe movimento. E se por um acaso isso não acontecer você pode se apropriar da história que outra pessoa escreveu para passar algumas horas. Enquanto espera a genial ideia que fará com que alguém também tenha vontade de relaxar com um livro seus em mãos.

Talvez de repente aquele clima gostoso te embale e te carregue para o mundo dos sonhos. Talvez ali também resida uma excelente ideia para ser desenvolvida. Pense em preguiça de uma forma romântica e criativa. Não como se ela estivesse ali apenas para te deixar sem vontade de nada. Já ouviu falar de preguiça boa? Nem eu, mas podemos transformá-la em algo produtivo. Tenho para mim que na verdade podemos tudo o que quiser, basta mentalizar e colocar um pé a frente do outro. Seguir sem deixar se abater pelo lado ruim da preguiça. Enfim como já disse fazer da ociosidade algo produtivo.


Não está me compreendendo? Então pense na palavra ESCOLA.

(Eu sei, parece que estou fazendo menos sentido ainda, mas continue a ler e você poderá compreender meu raciocínio.)

A palavra ESCOLA deriva do grego scholē, que significa lazer, ou se preferir, o lugar em que o lazer é empregado. Sei que parece contraditório levando-se em consideração que muitos não consideram a escola um local de prazer. Mas isso me faz pensar que é exatamente neste local de ócio que começamos a desenvolver as grandes ideias. os filósofos costumavam pensar no momento de ócio como o melhor local para se aprender e desenvolver o raciocínio. E como para mim o momento ideal seria em um dia frio, de preguiça, cobertor, lareira e livro achei interessante partilhar este pequeno pensamento com vocês. Não sei se fiz algum sentido, talvez não, talvez sim. Mas acho que a falta de um dia frio me atrapalhou um pouco no raciocínio.

2 comentários:

  1. Ju, lendo principalmente sobre a escola eu me transportei pros meus tempos de ensino médio, das descobertas, das maiores confusões e das risadas, quando eu paro e penso nesse tempo fico nostálgica porque são lembranças tão especiais que me fazem bem e que eu quero guardar pro resto da vida! nossa daria um livro, talvez até virasse bestseller, muitas risadas compartilhadas! muita coisa boa pra animar a vida
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha, não entendi muito bem, só conseguir compreender algumas coisas soltas como sobre a escola, eu gosto de ir, eu gosto de estar lá (por incrível que pareça kk) e algumas outras coisas do texto me fizeram entender algo que eu não sabia até então, e passei a achar bem legal k

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)