terça-feira, maio 13, 2014

A Caçada ao Lobo de Wall Street - Jordan Belfort

A Caçada ao Lobo de Wall Street
Autor: Jordan Belfort

Em A Caçada ao Lobo de Wall Street o ritmo alucinante visto no livro anterior já não está mais presente. Nesta nova parte da vida de Jordan Belfort, somos apresentados a sua vida pós condenação. É mais como se o autor estivesse querendo justificar seus atos e, no entanto ele não me convenceu.Com esta nova narrativa biográfica Belfort nos mostra que é preciso chegar ao fundo do poço antes de começar a subir. Foi o que aconteceu com ele ele e é exatamente isto que ele vai nos mostrar nesta segunda parte de sua história.

Quando comecei a ler há alguns dias atrás achei que talvez fosse demorar muito mais para terminar, no entanto apesar das primeiras 100 páginas parecerem uma repetição do primeiro livro o que me desanimou um pouco mas logo o livro ganha seu próprio ritmo. Ainda nos deparamos com aquele jeito escrachado e volúvel do primeiro livro, mas com um ritmo bem mais desacelerado. 

Nesta narrativa O Lobo de Wall Street tem apenas duas opções levar toda a culpa pelos crimes cometidos ou delatar amigos e ter assim uma condenação mais branda, e é claro que com sua indole suja ele prefere delatar os amigos. Devido a isto Jordan Belfort tem sua pena de 5 anos reduzida a 22 meses e não espere por uma prisão violenta ou a que estamos acostumados a ouvir falar. Muito pelo contrário, senti enquanto lia que o criminoso estava em um lugar de luxo, podendo até jogar tênis enquanto espera seus dias ali terminarem.

Confesso que não estava muito afim de ler este livro, já tinha passado por maus bocados para terminar O Lobo de Wall Street, mas como foi cedido pela Editora Planeta não achei de bom tom deixar de lado, então fui lá e li. Mas sabe quando você já não tem uma ideia positiva do início da leitura e isso só piora por ter que ler? Bom, foi exatamente isto que senti, sem contar que o livro assim como o anterior é enorme. De qualquer forma não é uma leitura ruim, A Caçada ao Lobo de Wall Street nos narra como um homem é capaz de se auto destruir devido a sua arrogância e sede de poder. Belfort perdeu dinheiro, família e a própria liberdade por acreditar ser invencível. É estranho falar em redenção quando se fala de Belfort, no entanto como já disse, ele perdeu quase tudo o que tinha e parece que de certa forma aprendeu muito com o que viveu. Hoje ele é um palestrante motivacional que ensina empresários a ganhar dinheiro sem perder seus valores.

Enfim, vale a pena a leitura, como disse não é uma história ruim e também asseguro que a forma como Belfort narra sua história é fluída. Contudo, se estiver meio com estafa da história do autor, assim como eu me sentia, dê um tempo, respire e depois mergulhe. Tenho certeza que terá uma experiência muito mais prazerosa do que a minha.
*No quotes (preguiça)

2 comentários:

  1. Boa tarde Ju,

    Não conhecia esse livro, mais pela sua resenha vejo que é meio cansativo, mais mesmo assim gostaria de ler...parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que tinha um segundo livro!
    Assisti ao filme e fiquei interessada em ler o livro. Pelo que vejo em sua resenha, os dois livros foram resumidos na adaptação para o cinema, o que explica a longa duração do filme (muito bom, mas parecia que não ia terminar nunca).
    Parabéns pela resenha, mesmo parecendo um pouco cansativo, ainda estou curiosa por lê-los.
    Abraço!

    http://cupiolibero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)