terça-feira, maio 27, 2014

[RESENHA] Uma obsessão Sombria - Kenneth Oppel


Uma obsessão Sombria
Autor: Kenneth Oppel
Editora ID
Skoob | Saraiva

Em Uma obsessão Sombria Oppel narra o que seria a adolescência de um dos personagens mais famosos da ficção. Victor Frankenstein tem 16 anos, e uma curiosidade bastante natural para sua idade, mas que com o tempo torna-se uma obsessão. Por isso quando seu irmão gêmeo cai doente sem que ninguém saiba como curá-lo Victor se coloca em uma jornada em meio aos conhecimentos da alquimia para curar seu irmão. Junto com sua prima e um amigo ele está em busca do elixir da vida e convicto que se conseguir criá-lo poderá ajudar o irmão. O que ele desconsidera é que esta aventura pode ser muito mais perigosa do que ele quer imaginar.

Para começar devo confessar a vocês que não li o clássico Frankesntein de Marry Shelley, no entanto enquanto lia Uma obsessão Sombria senti que o personagem de alguma forma era bastante crível já que anos mais tarde deixaria se governar por sua ambição. Neste livro Oppel criou personagens tão cheios de personalidade que torna a leitura muito mais prazerosa e verídica. Personagens que em nenhum momento demonstram ser diferentes do que foram feitos para ser. Victor é ciumento, ambicioso e destemido, suas atitudes falam por si só, além do mais gosta de ser o centro das atenções e suas ações falam por si só. E as consequências de seus atos acabam por agarrar o leitor. Mas o que mais chama ateção em Victor é que ele sente necessidade de agradar, o personagem se esforça para ser aceito e acredita que suas necessidades estão acima de tudo.

Por outro lado seu irmão Konrad não precisa de esforço nenhum, e este detalhe causa imenso ciúmes em Victor, no entanto o amor que ele sente pelo outro é palpável. Porém, acredito que no fim das contas Victor, sinta necessidade de ser como o irmão, e esta é sua grande obsessão na minha opinião, sua busca pela cura de Konrad parece mais como a busca da glória do que propriamente com a cura do irmão. Durante a leitura passei por diversas formas de sentimento, da raiva a impotência, mesmo sabendo que a narrativa não teria um final feliz eu ansiava para que Victor conseguisse salvar o irmão. E mesmo diante de toda a prepotência do personagem ele é extremamente cativante, chega a ser daqueles personagens que conquistam o leitor por sua sinceridade velada, ele não é bom, e apesar de esconder seus piores defeitos de todos que o cercam aos olhos do leitor ele é claro como o sol. A ganância de Victor o torna muito humano e seu ciúmes e desejo de ser como o irmão desperta a atenção do leitor. Apesar disso não dá para dizer que Victor é o vilão, visto que suas atitudes soam bastante humanas.

Mas nem só de Victor e Konrad a narrativa é feita. Os outros personagens foram brilhantemente construídos e fora a questão da alquimia e a personalidade de Victor o que mais chama atenção são as discussões que o personagem principal trava com sua prima Elizabeth, uma garota bastante religiosa, mas que pensa a frente de seu tempo. Alias, Oppel retrata todos os seus caracteres de forma inteligente, todos tem a sua personalidade intrínseca e agem de acordo com suas convicções, nunca saindo do eixo e fazendo exatamente o que se espera deles. Fora isso, as cenas são muito bem escritas e se desenrolam naturalmente sem que sejam forçadas, as cenas de ação são as que mais merecem destaque, justamente por transcorrerem tão naturalmente.

Uma obsessão Sombria é um livro inteligente que cumpre seu propósito e que está um passo a frente pois retrata a história de um jovem movido pela ambição, mas que apesar disso tem sentimentos nobres. Além disso, é um estimulo a mais para florir no leitor a vontade de conhecer a sua história de origem, pelo menos eu terminei com ânsia de ter em mãos o clássico Frankenstein. Kenneth Oppel soube conduzir maravilhosamente a narrativa, sem torná-la cansativa ou repetitiva, vale a pena dar uma chance a este livro.

Melhores Quotes:
"A mais pura das intenções pode despertar a mais sombria das obsessões."

"[...] Vamos em frente, nem que seja até os portões do inferno! E vamos agora mesmo!"

"Cobri meu rosto com as  mãos e me fiz uma gélida promessa.
Prometi que voltaria a ver meu irmão. Ainda que eu precisasse violar todas as leis secretas deste mundo."

4 comentários:

  1. Também não li o clássico Frankenstein, mas conheço um pouco a estória e tenho vontade. Desconhecia esse livro mas, pela sua resenha, trata-se de um livro interessante e que prende o leitor. Fiquei afim de ler :) Parabéns pela resenha!

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um fraco por adaptações de clássicos, às vezes elas são tão horríveis que você quer atear fogo no livro, outras dá vontade de casar om elas! Acho que vou superar o precinho meio salgado desse já! :D

    www.desigusson.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Não sabem nada de Alquimia...
    Rebeldes...
    Apenas tenho um conselho...
    Pesquisem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Querido Anon, você tem razão não sei mesmo, porém se vc prestar atenção vai perceber que este é um romance baseado em outro romance e que o meu objetivo não era saber o que é alquimia ou como ela funciona. De qualquer forma obrigada pela atenção!

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)