quarta-feira, junho 18, 2014

Opinando!!! Eis que diz o leitor: "Não estava no clima para este livro"


Qual seu critério para escolher uma leitura? Muitas vezes não nos deixamos levar apenas por indicações, e, escolhemos nossa próxima leitura de acordo com o nosso humor. Todos vocês já devem ter ouvido a máxima "Não estava no clima para este livro", pois bem, eu sou craque em soltar essa. Mas e quando você escolhe, julga estar tomando a decisão certa e as coisas não saem como o esperado? Ou até mesmo quando você é blogueiro e não tem muito poder de decisão quanto a pegar aquele livro que seria perfeito para o momento? Deparar-se com um livro que não nos agrada simples e puramente por tê-lo pego em um momento errado é bastante chato.

Como disse já passei por tal situação, como no caso de A Culpa é das Estrelas e Querida Sue, ambos livros que gostei, mas que acredito que teria sido diferente se os tivesse lido em um outro momento, com meu humor mais propício para o romance ou drama. Acontece que nosso humor não é a única coisa que nos influência, mas também, somos induzidos pelo momento ao qual estamos passando ou, até mesmo, pela proximidade de uma ressaca literária. Alias, estou me considerando sortuda ultimamente, meu ritmo de leitura está no seu auge e a ressaca ainda não me pegou. Mas voltando ao assunto o que dizer da influência do humor na hora de escrever uma resenha?


Pense comigo, você leu e até gostou do livro, mesmo que ele não tenha sido favoritado. Mas na hora de escrever a resenha tudo o que você consegue pensar é em como a história te irritou em determinados momentos, em como você se sentiu a deriva enquanto lia. Isso não é raro, o humor nos influência muito mais na hora de escrever do que da própria leitura. É claro, há a opção de deixar de lado, de fazer a tal resenha em um momento mais calmo. Mas, no meu caso sou uma pessoa que age no calor do impulso. Se sento em frente ao computador para escrever uma resenha eu a escrevo, sem pensar demais, apenas expressando minha sensações, caso deixe para depois sei que não vai sair algo sincero e a missão do LiteRata, é justamente, passar a "informação" nua e crua para seu leitor. 

A real é que nem todos temos o mesmo gosto literário e muito menos passamos pelo mesmo estado de humor ao mesmo tempo. Portanto, uma leitura que não me agradou, que não me caiu bem, pode ter um outro sentido para o próximo. Acho que esse é o melhor da literatura e até mesmo da vida, não pensamos iguais e isso é nossa maior individualidade. Então o ponto aqui neste texto é: Não se deixe levar pela opinião do outro, utilize essa opinião não como referência irrestrita. Quando ler uma resenha avalie seu próprio humor e como você receberia determinada história. Isso é até estranho já que um blog literário serve para influênciar o leitor de alguma forma, mas no todo, sério mesmo, não leve tudo ao pé da letra. Siga seus instintos!"

3 comentários:

  1. eu sou cheia de soltar dessas!
    na verdade eu escolho aquilo que vou ler de acordo com o que gosto, tipo se tem um livro na estante que eu quero muito ler vou nele, não me importando muito com o gênero, ja que por aqui só fica livros que eu realmente quero ler rsrs e que eu por algum motivo me identifico! e eu leio muito rápido, muito mesmo, mas se eu demoro ja culpo o bendita do "não tava no clima!" mas tenho um cuidado ao expor no blog, pois tem livros que realmente não vai, mas tem livros que não fluem pra uns e pra outros vão super bem, mas eu acho que mesmo não gostando o respeito pela obra e pelo autor devem prevalecer sempre!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Momentos, essa é a palavra. Eu tenho muito disso, há momentos em que desejo ler determinado livro, de algum gênero. Por exemplo, no momento estou propicia a livros mais reflexivos, que falem da vida em si, não um autoajuda, mas algo mais puxado para reflexão, histórias que tenham essa base de enredo. E não há como não dizer que o que estamos passando não influencie, influencia sim e muito nas nossas escolhas de leituras, é que as vezes não percebemos. Como blogueiros às vezes temos as opções ali mais restritas e tudo mais por conta de nossa lista de leitura, mas mesmo assim...
    Porém as vezes penso: poxa, hoje quero um romance bem meloso e previsível, ou uma fantasia, um erótico, etc. Acho que é por isso que não consigo fazer uma lista e ler na ordem, eu me deixo influenciar pelos meus instintos. Em relação a escrita de resenhas, gosto de escrevê-las assim que leio, porém nem sempre consigo. Tenho medo dessa intensidade do momento, pois se eu gostar muito de um livro provavelmente minha resenha sairá muito cheia de amor, e acabar me esquecendo daquele detalhe negativo do mesmo, então tento sempre pensar com o coração e também com a mente, mas sinto que quando fazemos ela no momento ela sai com algo a mais, com um sentimento a mais... e gosto disso.
    Há livro que já li e não gostei que penso “se tivesse lido em outro momento talvez teria gostado”, assim como livros que li e amei, hoje repensando e relendo talvez minha opinião não continue a mesma de um tempo atrás.
    Fato é que somos seres que estão em constante evolução de pensamento e situações, nos metamorfoseando a todo instante, pois sentimentos são a base da constituição do nosso ser. E claro, que isso reflete em nossa fonte de prazer, a leitura, e justamente por isso a literatura é uma arte tão linda, por nos permitir diferentes opiniões, diferentes imagens, pensamentos e reflexões, é uma arte infinita em si.
    Ju, linda, beijão, e ops, me empolguei kkkkk
    Daiane
    www.nouniversodaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você Ju!
    Mas as vezes me sinto uma et por não ter gostado de um livro que todos gostaram ou até mesmo ao contrário HUAEHAUEHUAEHUAE
    Acredito (que eu) tenha minhas fases de gênero, quando leio um novo adulto e gosto, tento me segurar pra não pegar outro livro desse mesmo gênero pra não estragar nada, talvez seja minha forma de fugir um pouco desse sintoma HAUEHAUHAUE

    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)