domingo, junho 22, 2014

[RESENHA] #DesafioNC #3 - Caçadores de Tesouros - James Patterson e Chris Grabenstein


Caçadores de Tesouros 
Autores: James Patterson e Chris Grabenstein

Sinopse: CAÇAR TESOUROS? ENFRENTAR PIRATAS? MOLEZA! ESSA TURMA É RADICAL! Os pais de Bick Kidd são caçadores de tesouros mundialmente famosos, que desapareceram misteriosamente. Agora, Bick e os seus irmãos Beck,Tommy e Tempestade precisam cumprir a última grande missão de seu pai e sua mãe. Mas a vida dos garotos corre perigo agora que eles estão sozinhos no meio do oceano. Junte-se a esta aventura, na mais perigosa e divertida caçada da sua vida!

Eu me rendo, é só o que eu tenho a dizer! Seria ótimo fazer uma resenha com essas simples palavras, ia poupar o meu tempo e o de vocês além de muito "falatório", mas como não dá para ser vamos lá falar sobre Caçadores de Tesouros. Primeiramente já externei aqui o meu desagrado com relação uso de Ghost-writer por parte de Patterson, no entanto ouso dizer que em Caçadores de Tesouros essa parceria deu certo. A escrita do co-autor é fluente e atinge seu objetivo que, ao meu ver, era escrever um infanto cheio de aventuras que chega a tirar o fôlego do leitor.

É certo afirmar que em determinados momentos, principalmente no início da narrativa, eu me senti desmotivada, pelo simples fato de que a história demora a engrenar. No entanto, quando o ritmo assumo uma constante não dá para largar o livro. Outra coisa que me agradou bastante na história foram as particularidades de todos os personagens, cada um agindo de acordo com seu propósito sem parecer incoerente, quero dizer, não há uma inconstância em suas personalidades, eles são o que são. Além disso, e justamente por ser uma narrativa juvenil, os autores se utilizaram de uma linguagem fácil e até mesmo cativante fazendo com que a leitura flua casual e naturalmente, tudo isso atrelado ao fantástico das aventuras dos Kidds.

Mas não para por aí, além de uma boa narrativa, personagens consistentes também nos deparamos ilustrações muito bem feitas, que se envolvem na história e fazem parte da leitura. Muitas vezes me peguei procurando características da narração nas imagens, e não me decepcionei, estava tudo ali. De uma forma bem humorada os irmãos Bick narrando a história e Beck fazendo as ilustrações nos contam como é sua vida cheia de aventuras no mar.

Enfim, como disse a vocês em algumas das últimas resenhas eu não vinha me dando muito bem com livros juvenis, principalmente os voltados para o público infantil. No entanto, Caçadores de Tesouros me fez mergulhar em uma aventura incrível, completa em sua construção e cheia de elementos condizentes com um Infanto Juvenil de excelente qualidade. Unindo a isso o belo trabalho de edição, este é um livro que com certeza não pode faltar na sua estante.

Melhores Quotes:
"Observação para mim mesmo: se algum dia eu tiver um navio só meu, não chamá-lo de O Perdido. Porque era exatamente isso que (e onde) nós estávamos: perdidos no mar. Acho que deveríamos estar felizes pelo fato de o papai não ter chamado seu barco de O Afundado, O Submerso ou Titanic II."

"- A vida é como o xadrez - Tempestade comentou. - É preciso estar três passos adiante do seu oponente todo o tempo."

"Porque, no fundo do meu coração, eu realmente penso que a mamãe e o papai ainda estão vivos. Na verdade, eles são os dois tesouros no topo da minha lista de caça aos tesouros." 

4 comentários:

  1. eu gosto de livros infanto juvenis mas james patterson é péssimo, esse foi único livro dele que eu gostei.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Recomendo MUITÍSSIMO um livro do James Patterson no início da carreira, lançado até pela Arqueiro: Diário de Suzana para Nicholas. Vocês vão amar e mudar essa visão atual dele!
    É ótimo, eu acho que o autor vem decepcionando os fãs com esses co-autores. Não que eles sejam ruins, mas o fato dele não assumir todo o trabalho é no mínimo chato. :/
    Abraços :D

    ResponderExcluir
  3. oi Ju, eu gosto do James mais romântico, mais leve.
    ainda não conheço como ele escreve seus infantos, mas confesso que também não estou lá muito entusiasmada para conhecer nesse momento rsrs
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa justamente por ter aventura.
    Também gostei que a narrativa é fluida, amo quando é assim.
    Todo mundo falando dessas ilustrações lindas que tem no livro e minha vontade de ler só vai aumentando.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)