quinta-feira, agosto 07, 2014

[RESENHA] Cidade do Fogo Celestial - Cassandra Clare

Cidade do Fogo Celestial
Autora: Cassandra Clare
Galera Record
Skoob

Sinopse: ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.
Acho que a maioria dos leitores que acompanham o blog sabem que Os Instrumentos Mortais é uma das minhas séries preferidas de todos os tempos, teve até semana especial aqui no blog, teve depressão literária e quase chegamos a fase do enterro. Bom, ao menos, teríamos chegado a isso se este livro tivesse me agradado tanto quanto os outros. Não, ele não é ruim, não é péssimo, mas ele é um desfecho tão caótico, enrolado e extenso que eu já não aguentava mais tanta enrolação para que finalmente chegasse a uma conclusão.

O fato é que Cassandra Clare enrola no começo, no meio e no fim. Pouquíssimas partes me surpreenderam e a maioria do que se passou foi absurdamente previsível. Acho que cheguei a isso porque esperava por mais agilidade nesse desfecho. É claro que a narrativa tem ação e não é pouco, mas elas não são ágeis, não deixam o leitor embasbacado e principalmente não são de tirar o fôlego. Outro fato que não me agradou muito foi a inclusão de personagens de Peças Infernais, sim, já haviam me dito para ler em sequência de lançamento, mas HELLOOOO!!! eu não sou rica. E para quem, como eu, não leu a outra série fica buscando uma conclusão que não vai encontrar, mesmo porque esta conclusão seria um baita de um spoiler. Porém, para quem já leu e acompanhou certinho deve ter sido um grande ponto a favor.
"Livremente servimos, porque livremente amamos, conforme nosso arbítrio de amar ou não, assim nos erguemos ou caímos."
Mas nem só de pontos fracos e irritantes vive Cidade do Fogo Celestial, vale ressaltar o amadurecimento dos personagens. Clary se torna menos irritante, Jace e Izzy não tão intensos quanto anteriormente, enfim, acho que apenas Simon ainda me irrita, acho que as habilidades do personagem deveriam ter sido melhor exploradas. E para melhorar tudo, esta série tem o melhor vilão de todos os tempo, a melhor guerra e as melhores estratégias. Confesso que eu esperava por um desfecho mais épico, porém, o que se passou foi suficiente e coeso. Contudo, Cassandra Clare enrola absurdamente, tive a impressão que os cinco ou seis últimos capítulos foram só de epílogo. A autora vai e volta nos pontos de vista, enrola, e deixa tudo muito enfadonho. Eu não via a hora de terminar a leitura, e não por ansiedade, mas sim porque já sabia de tudo, não tinha mais nada a descobrir, ela poderia ter escrito a parte pós guerra em um único capitulo que já seria satisfatório.

Enfim, sei que me expressei bastante negativamente em relação a este livro. Porém não posso negar que a autora é fantástica, primeiramente por ter criado este universo tão interessante e depois porque o senso de humor posto em seus livros, seus vilões sem escrúpulos e sua forma de escrita são completamente viciantes e apaixonantes. Eu terminei esta série com muita vontade de mergulhar em Peças Infernais, e o farei assim que possível. Chego a conclusão final de que Cidade do Fogo Celestial é um ótimo livro, entretanto, e se é que isso é possível, acaba por ser enfadonho demais.

Pra finalizar me sinto no direito de deixar um toque bem sutil na Galera Record sobre a revisão, não só neste último livro mas em todos os outros, há alguns erros meio cabulosos, faltas de ponto final, palavras trocadas, ler o livro desta forma foi o mais desagradável. Pausa para surtar com a capa que mostra meu Lindo, Divo e Infernal Sebastian ♥.

Melhores Quotes:
"Aquele era ele então. Jonathan Morgenstern, a quem todos chamavam de Sebastian - uma figura saída de contos de fadas, uma história contada para assustar crianças ganhava vida. O filho de Valentim."

"[...] Ele queria que gostassem dele ou que realmente o amassem pelo que ele era, genuinamente. Mas ele não achava que precisava mudar para ser digno de ser amado; em vez disso, ele quer mudar o mundo inteiro, mudar a humanidade, transformá-la em algo que o ame."

"[...] - Nós, Caçadores de Sombras, nos colocamos em perigo o tempo todo, todos os dias. Acho que algumas vezes somos imprudentes com nossos corações do mesmo modo como somos com nossas vidas. Quando nós os oferecemos, damos todos os pedaços."

"Eu sempre soube, desde o começo, que todos pensavam que você era melhor do que eu. Meu pai pensou. A Clave pensou. Isabelle e Max viam você como um grande guerreiro à se espelhar. Mas o dia em que você me pediu para ser seu parabatai, eu sabia o que significava. Que você confiava em mim o suficiente para me pedir para ajudá-lo. Você estava me dizendo que não era este guerreiro solitário e auto-suficiente, capaz de fazer tudo sozinho. Você precisava de mim. Então, eu percebi que havia uma pessoa que não assumiu que Jace Wayland era melhor que eu. Você. - Jace baixou os olhos." 

9 comentários:

  1. Eu não fiquei interessada nessa série.
    Que chato essa enrolação toda, né? Acho que foi só pro livro ficar grande, rsrs.
    As capas dessa série são maravilhosas!
    Boa resenha! Bjs <333

    ResponderExcluir
  2. cara há uns erros cabulosos mesmo nos outros livros
    eu ainda nao li esse,n vejo a hora de ler <3

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louca por essa série e to aguardando ansiosamente o dia em que eu vou ter esse livro pra completar a coleção, mas você me desanimou um pouco Júh kkk se a Cassandra enrolou tanto assim eu já sei que não vou gostar tanto quanto eu espero, não gosto de enrolação e não acho que ela precisasse disso nesse livro né. Não gostei de saber que tem personagens de Peças Infernais, eu tenho Anjo Mecânico só ainda, mas a história e passa bem antes de OIM pra que misturar? :( Espero que a Clary tenha amadurecido mesmo, porque nossa, ela me irritava profundamente.
    beijão

    ResponderExcluir
  4. Ah, esqueci de dizer no outro comentário: os erros de revisão são meio grotescos, a Galera Record deu uma vacilada feia nesse caso, não tem como não perceber, acabou me deixando com uma sensação ruim ao ler os livros. Era só isso rs bj

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Ah queridinha qui só leu o primeiro livro (tapa na minha cara), mas eu o amei e não vejo a hora de poder ler os demais. Então, li essa resenha meio perdida, porque estou bem atrasado no enredo da série. Independente de qualquer coisa, você tem razão, é necessário valoriza o trabalho de criação da Cassandra em todos os seus livros. As capas são lindas, essa nem se fala!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu não dava nada por essa série, até que meu estagiário disse que eu precisava ler pra ele ter com quem conversar. Sim...PRA ELE TER COM QUEM CONVERSAR!!!!
    Só eu mesma pra aceitar ler uma série como um favor pro meu estagiário, né?
    Eis que eu comecei a ler os livros dele da série Os Instrumentos Mortais e...vicie!
    Passei ele na leitura, comprei esse exemplar antes dele e, lógico, terminei a série antes dele! Foi a minha vez de ficar enchendo o saco dele pra terminar logo o livro pra EU ter com quem conversar! Kkkkkkk

    Cassandra Clare é diva! O que essa mulher escrever tem lugar garantido na minha biblioteca! Agora eu tenho que comprar os livros né...porque...eram dele....
    =(

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Uma vergonha, mas ainda não li nenhum livro da série!!! rsrsrs
    Meu irmão tem, mas ainda não consegui pegar ela dele.
    Mas já assisti ao filme do primeiro livro e achei ruim rsrsrs embora tenha lido resenhas e acho que o livro é incrível!
    Gostei bastante da resenha e só aumentou minha vontade de ler a série.
    Sem contar as capas que são maravilhosas!

    ResponderExcluir
  8. Sou louca para ler essa série, mas ainda nem comecei... Sempre que penso "agora vou lá comprá-la" outra me chama atenção e eu perco o foco, rs. Acho que essa 'enrolação' não tira o brilho do livro, né? Se tirasse não seria sua série preferida e minha amiga não teria enchido de elogios esses livros. E esses erros de português irritam qualquer leitor, mas é quase impossível encontrar um livro sem nenhum errinho, infelizmente.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro da trilogia de Os Instrumentos Mortais
    mas minha amiga tem os 2 primeiros livro irei pegar com ela pra me eler
    porque tenho curiosa em relação a serie

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)