quinta-feira, março 12, 2015

[Resenha] A Garota do Penhasco - Lucinda Riley

A Garota do Penhasco
Autora: Lucinda Riley
Editora Novo Conceito 
Skoob

Sinopse: A Garota do Penhasco é um romance que enreda o leitor através de vários fios: a história de Grania Ryan e sua querida Aurora Devonshire, a garota do penhasco, nos fala sobre mudança de vida.
A história das famílias Ryan e Lisle é um lindo conto sobre um século de mal-entendidos e rancor entre inimigos que se acreditam enganados por falcatruas financeiras.
O caso de amor entre Grania Ryan e Lawrence Lisle comove por sua delicadeza e força vertiginosa que culmina em imensa tristeza.
Mas, sobretudo, A Garota do Penhasco é um livro que mostra como é possível encontrar uma finalidade, um propósito, quando todas as esperanças parecem perdidas.
Todo leitor que se preze tem em sua estante aquele livro que sempre teve vontade de ler, mas que nunca nem sequer chegou perto de ler as primeiras páginas. A história fica ali parada esperando para ser devorada, mas tudo em vão. Até que em um insight e fugindo do bloqueio literário o leitor vai até lá e pega o livro parar ler. Bom, este é o resumo do meu caso de amor com A Garota do Penhasco, da autora Lucinda Riley, lançado no Brasil pelo +Grupo Editorial Novo Conceito em 2013, E não entendo até agora porque o deixei quase mofando na estante.

A Garota do Penhasco é uma história sobre orgulho e o que ele nos leva a fazer quando confrontados por situações que nos desestabilizam. E Para Grania Ryan a melhor forma de agir neste tipo de situação é fugir, deixar para trás sua vida aparentemente perfeita com seu namorado por acreditar em mentiras ou simplesmente porque seu orgulho não aceita ser confrontado. Porém, além disso, esta história é uma narrativa tocante, que deixa o leitor curioso ao ponto de não largar o livro enquanto não chega ao fim.

Eu sinceramente me irritei em algumas partes, tive vontade de socar Graina e seu enorme coração, mas de certa forma compreendia pelo que ela estava passando, mesmo sem saber ao certo o que era. Isso porque Lucinda Riley mantém o mistério do início ao fim, e esta é uma das melhores partes da narrativa e o principal fator que prende o leitor. Além disso, o romance intercala outra história que conta o passado dessa família e o motivo pelo qual a mãe de Graina tem receio por a filha se envolver com a família Lisle, a história parece estar se repetindo e Graina é uma personagem central dos acontecimentos. Seu orgulho é o que transforma sua vida radicalmente e o que nos faz querer sacudi-la às vezes. Acompanhamos no decorrer da leitura várias histórias que por fim se encaixam perfeitamente no final, e que mesmo com a transição de uma para a outra não ficamos perdidos.

Não tenho coisas ruins para falar da narrativa, mas infelizmente ela não me conquistou de todo, mesmo sendo muito boa. O defeito talvez esteja na sinopse, que não apresenta corretamente os fatos e engana o leitor. Porém o desenvolvimento tanto da narrativa quanto dos personagens foi feito com maestria e acabamos nos ligando a cada um deles. A Garota do Penhasco é uma narrativa triste e carregada de drama, que consegue convencer o leitor. Porém eu não me senti tragicamente emocionada ao terminar de ler, acho que já esperava por tudo, pois fui analisando os fatos no decorrer da leitura e não fui pega desprevenida.

Enfim, essa história não contém erros no geral ou clareza ao apresentar à narrativa, mas isto é apenas na sinopse. Encontrei alguns pequenos erros, mas nada que atrapalhe a leitura. A Garota do Penhasco é um livro para ser apreciado e lido calmamente, analisando e compreendendo suas dicas sutis. Eu com certeza recomendo e espero que ao contrário de mim você se emocione quando ler! 

Melhores Quotes:

"Todos não procuramos e almejamos a magia do amor na maior parte da nossa vida?"

"Estou começando a entender como a dor nos dá força e sabedoria e faz parte da vida, assim como a felicidade. Tudo tem seu equilíbrio natural, e como saberíamos que somos felizes se não passássemos por algumas tristezas de vez em quando? Ou nos sentíssemos saudáveis se nunca ficássemos doentes?"

"Todo ser humano tem uma experiência fascinante, com um grande elenco de personagens bons e maus.E quase sempre, em algum ponto ao longo do caminho, essa história é mágica.Deram-me o nome de uma princesa de um famoso conto de fadas. Talvez seja esse o motivo de eu sempre ter acreditado em magia. E à medida que fui ficando mais velha, compreendi que um conto de fadas é uma alegoria sobre a grande dança da vida de que todos participamos, desde o instante em que nascemos.E não existe escapatória até o dia em que morremos."

9 comentários:

  1. Achei a capa do livro linda <3 Ainda bem que você leu esse livro, né? Passou bastante tempo na estante hahaha Bom, o livro não me agradou tanto por ser romance :/ O que eu gostei dele foi a narrativa, pois como você disse, é tudo tratado com clareza, e isso é muito bom para um livro, deixando o leitor sem nenhum dúvida após a leitura!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, também acho que a sinopse engana e dá outra impressão sobre o livro, baseada na sua resenha, eu leria, agora pela sinopse, jamais tocaria nele :-p kkkkkk
    To precisando de um pouco de drama/tristeza/emoção na minha vida, vou anotar aqui, pra ler em um dia chuvoso, só pra entrar no clima kk

    ResponderExcluir
  3. Essa livro parece ser tão <3
    A capa é muito fofinha :3
    Espero ler algum dia!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não consegui captar muito bem a história. Essa sinopse não diz muita coisa, né?
    Pior que tenho esse livro e ele é da leva dos livros ao estilo "De Volta Para Casa" que não dou muito pela capa ou pela sinopse. Espero ler algum dia (não tão cedo) e ficar bem feliz com a leitura, já que não sou muito chegada à dramas (só os doramas, aquelas novelas lindas asiáticas *_* kk)

    Bjos Jujuba e boa semana!
    Blog|Twitter|Instagram|Sorteios

    ResponderExcluir
  5. Oie Ju!!
    Eu não tenho um livro que quero ler estagnado na estante tenho vários dentre eles umas três series que estão levando o pessoal a loucura! Não vou negar que acho super clichê esses textos sobre famílias inimigas e seus filhos se apaixonam trazendo a tona o passado, mas ainda assim é sempre muito interessante e gostoso esse tipo de leitura!
    Ai Juh não me fale de sinopses erradas, a mesma coisa aconteceu comigo e Ava Lavander também lançado pela novo conceito, a sinopse dizia uma coisa e o livro outra, a leitura foi uma decepção!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju!!
    Acho que vou gostar desse livro, gosto de livros que eu me envolva com os personagens, e com me envolver, quero dizer, ter vontade de bater, brigar e tudo mais com eles.
    Acho que quando nós nos envolvemos assim, é porque o livro está mexendo com a gente mesmo.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  7. Isso acontece muito comigo. O livro fica parado na estante um tempão, quando resolvo ler percebo que já deveria tê-lo lido há mais tempo.
    Odeio sinopses que não falam ao certo o que o livro traz. Pra mim isso chega até a estragar a leitura. Eu entendo um pouco a Graina. Às vezes parece que fugir de um problema irá ajudar a resolvê-lo, sendo que infelizmente isso não acontece. Fiquei bastante curiosa para ler esse livro. Nunca li nada da Lucinda e sempre ficava em dúvida se lia ou não seus livros, mas agora tenho certeza de que preciso ler. :)

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho váaarios livros dessa autora (autografados ainda por cima, pois fui em um evento aqui no Rio e acabei ganhando todos os livros dela no sorteio do evento), mas não li nenhum. Sei lá...o tamanho dos livros me assusta e como são romances...eu meio que vou enrolando. Prefiro livros de tiro, porrada e bomba! Hahahahaha
    Mas pretendo ler um deles esse ano e pode ser que eu comece com esse...quem sabe...

    ResponderExcluir
  9. A capa e o título são ótimos *-*. Apesar de não ter lido, ambos parecem se encaixar muito bem ao contexto u.u.
    A sinopse me pareceu um pouco confusa, mas tudo bem, eu que estou lenta hoje. O livro em si não parece ser o tipo que vai me decepcionar, só não sei se será marcante.
    Espero que não seja tão previsível para mim (torcendo para que você tenha sido mais sagaz que eu =P).
    Uma coisa que me irritou, só com a resenha, foi esse "coração grande" em excesso. Sou super a favor dos personagens bonzinhos e tals, só que, vamos combinar, chega um ponto em que a bondade e falta de atitude fica tão inconcebível que se torna burrice (em tese).
    Sem mais a declarar, provavelmente, tentarei arranjar um tempo para essa história.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)