quinta-feira, maio 07, 2015

[RatCine] Uma Longa Jornada...ou uma breve opinião.

Aos 91 anos, com a saúde debilitada e sozinho no mundo, Ira Levinson (Alan Alda) sofre um acidente de carro e se vê abandonado em um lugar isolado. Ele luta para manter a consciência e passa a ver sua amada esposa Ruth (Oona Chaplin), que faleceu há nove anos. A poucos quilômetros de distância, a bela Sophia Danko (Britt Robertson) conhece o jovem cowboy Luke (Scott Eastwood), que a apresenta a um mundo de aventuras e riscos. De forma inesperada, os dois casais vão ter suas vidas cruzadas.
Tenho uma história de amor e ódio com Nicholas Sparks e os filmes baseados em seus livros, principalmente os filmes. Todo leitor que se presa sabe as características da obra do autor, muito drama, romance e lágrimas. No entanto, as vezes ele consegue surpreender, como foi o caso de Uma Longa Jornada (Resenha aqui). Porém, o filme deixou a desejar, não que não seja legal, mas como sempre em comparação com o livro não consegui me apegar a ele.

Sei que esse tipo de comparação já está mais do que antiquado, mas eu ainda não consigo me conformar com algumas simples mudanças que os produtores, diretores, roteiristas ou seja lá quem for fazem. Meu primeiro problema com o filme Uma Longa Jornada foi a exclusão de um personagem, que causa efeito e conflito na história, talvez ele não fosse de grande importância, mas com certeza daria um toque de "vilania" à história. A segunda coisa que me incomodou é que não explicam corretamente as razões de Luke para fazer o que faz. As decisões que o personagem toma durante o longa ficaram vagas, mostrando apenas seu lado egoísta. Foi como se uma palavra ou uma conversa tivesse faltado, deixando a verdade por trás de tudo totalmente sem sentido. E não só com Luke e Sophia, a história de Ira também é modificada, pelo menos sua situação no decorrer da trama, o que achei justificável, mas acabou não me agradando. Além disso, o filme não passou muito bem a gravidade da situação de Luke ou como isso afetava Sophia.

Mas deixando de lado meu desagrado com a mudanças do livro para o filme, devo dizer que a história é bacana, aqueles filmes característicos de sessão da tarde, sem muita pretensão. Infelizmente vi o filme na versão dublada o que não colaborou para minha avaliação, principalmente com relação aos atores. Ainda pretendo ver o filme legendado para tirar uma conclusão definitiva sobre atuação, contudo até o momento não gostei, achei artificial. Mas como disse a culpa pode ser da dublagem.

Enfim, não há muito mais o que falar, eu como leitora do livro não gostei da adaptação no geral, mas ainda assim aconselho a verem o filme, principalmente quando estamos a procura daqueles romances leves e despretensiosos, nisso o filme se saiu muito bem. Na verdade o filme acaba sendo mais do mesmo, assim como os livros, mas acaba encantando de certa forma. Se já viu seria legal contar aí nos comentários, assim nós podemos trocar opiniões. No aguardo!

13 comentários:

  1. Oi, Júh!
    Todo leitor já se decepcionou com adaptações que excluem personagens e várias partes da história. Realmente é muito chato! Tem vezes que dá vontade de ver o filme antes, por que aí a gente não se decepciona com o livro, na minha opinião. E é isso que vou fazer com O Melhor de Mim! rsrs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi jujuba.
    Ainda não assisti o filme e nem li o livro (nunca li nada do tio Sparks, na verdade), mas geralmente as adaptações cinematográficas são assim. Precisam ser curtas e tentar passar o máximo que conseguir do livro para as telas sem ser complexo. Até porque muita gente assiste a uma adaptação sem nem mesmo saber que é uma adaptação. Então, aquilo que você acha que faltou no filme por conta de ter no livro, pra aquela pessoa que só está assistindo, está tudo ok.

    Agora voltando ao filme, então, o filme não me chamou nem um pingo de atenção e interesse. kkk :/
    Mas pode ser que eu assista quando passar na Sessão da Tarde. Isso se tiver Sessão da Tarde até lá.

    Bjos
    Blog|Twitter|Instagram|Sorteios

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti o filme e nem quero pra falar a verdade. São poucas as adaptações de livros que gosto de ver e mesmo o ator que faz o Luke sendo LINDA, não teria paciência. Eu gostei demais do livro (milagre) pra estragar ele com uma impressão ruim do filme. E já até entendi que é que tiraram do filme e sério, por que? aff

    ResponderExcluir
  4. oE Ju!

    Faz quatro meses que tô lendo A Escolha com a minha amiga, seria meu primeiro livro do Sparks e até curti certa parte e tudo mais, só que paramos bem na parte que começou A MEGA MELAÇÃO DE ROMANCE, sinhó, tô diabética. Já os filmes assisti dois baseados nos seus livros, "diário de uma paixão" (chorei horrores e decidi naquele dia que ficaria longe de filmes assim... mas não deu certo lol) e "o porto seguro" (curti pakas, principalmente o final aksjdadlasdçl). Mas fiquei curiosa com o trailer de Uma Longa Jornada, pq faz tempo que não assisto filme nheco nheco, pode ser que eu assista com mãezinha pq ela com certeza vai chorar -q

    Besos
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  5. Fiquei sabendo desse filme e minha vontade de ver é zero. Nicholas Sparks sempre usa a mesma formula e isso uma hora cansa. Acho que o único livro que eu gostei meeesmo dele foi A Última Música. Uma pena para os fãs que eles fizeram mudanças que foram percebidas :\

    ResponderExcluir
  6. Ju-linda,
    Ainda não li nada do Sparks e tenho medo de começar… Se gostar, vou falir com tantos livros para conhecer (rs). O homem é uma máquina! Se não gostar, vou me decepcionar com as inúmeras resenhas positivas que li a respeito do talento dele. Esse livro, em especial, não me atraiu. Por isso, não desejei assistir ao filme tão logo estivesse no cinema. Vou aguardá-lo nas locadoras para conferir. Mas, apesar disso, achei ótimo ler a sua opinião e perceber o quão distantes ainda estamos de agradar os leitores quando o assunto é adaptação. Como assim excluíram um personagem? Isso é pior do que excluir cenas, em minha opinião. Uma pena. Bem, gosto de filmes despretensiosos para assistir em um domingo preguiçoso e vou levar esse como uma dica sua.

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não sou nada fã dos livros do autor rsrs(medo de falar isso rs).
    Eu ja li alguns, mas não consigo curtir o drama, e seus romances sempre são recheados de dramas, e este é um genero que normalmente não gosto.
    Não li o livro, e o filme talvez assista quando estiver no Netflix rsrs, é uma pena que quando o livro vira filme muita coisa é mudada. Eu quando gosto de um livro e tem filme dele..eu nunca consigo gostar do filme e a maioria das vezes não assisto ou so assisto quando ja esta velho..assim foi com jogos vorazes que so vi esses dias rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu gosto muito dos livros do sparks exatamente por ser algo despretencioso, mesmo sendo mais do mesmo, são leituras leves e tranquilas. Assim como as adaptações em cinema, esse eu ainda não vi mas claro os outros filmes também foram piores que os livros e tal, mas isso é normal né!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito que meu primeiro contato com a escrita do autor tenha se dado da melhor forma possível, com o livro Um Amor Para Recordar. Depois dele já li A Escolha e Diários de Uma Paixão, e também gostei dos dois. As adaptações que assisti foram lindas e fizeram jus aos livros emocionantes e fofos. Esse, por incrível que pareça, não me chamou atenção, achei a história clichê demais e não encontrei nenhum elemento capaz de me fazer querer conhecer a trama.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou muito menininha (assumo) e amo os livros do Nicholas, apesar dele criar um homem perfeito e me fazer odiar a vida em que não existem homens perfeitos. (Pausa para o meu momento reflexão, né?). E eu não sou muito de me incomodar com adaptações que não sejam tão fiéis. Não sou uma leitora muito exigente, hahahaha

    ResponderExcluir
  11. Juu! Eu nunca li uma página de um livro do Sparks. As vezes eu quero mas a maioria das vezes não.
    Entretanto eu sempre assisto as adaptações e acabo gostando, mas acredito que seja justamente por nunca ter lido. Enfim... :\ Diferenças de adaptações é assunto polemico haha

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem?
    Menina eu estou louca louca pra ver esse filme, não ainda não assisti e nem chegou aqui na minha cidade. Desde que vi o trailer e ouvi a trilha sonora fiquei louca pra assistir e ler o livro. E vamos falar, o ator que faz o personagem, lindo! Filme pra mim só se for legendado, quando é fica mais fácil de analisar os personagens e sentir a emoção. Não vejo a hora de poder assistir e ler o livro, quero comprar a versão com capa de filme. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ai Ju, eu tenho muito preconceito com os livros e os filmes desse autor! Simplesmente não consigo me encantar, acho td muito clichê e repetitivo, então acabo sempre optando por outros autores mais dinâmicos. Na verdade, li apenas um livro do Nicholas, Uma carta de amor, e isso já tem uns 10 anos, qdo eu ainda não estava tão imersa nesse universo literário, e até q gostei da estória. Lembro q na época eu fiquei encantada com o drama e o romance, até q descobri o filme... foi uma lástima, a adaptação é péssima, apesar da presença de Kevin Costner. Enfim, deixo Nicholas Sparks para quem gosta.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)