segunda-feira, novembro 16, 2015

[Resenha] Dez Coisas Que Aprendi sobre o Amor - Sarah Butler

Hoje vou falar de um livro que li há algum tempo atrás e que só não foi mais decepcionante porque eu não tinha expectativa nenhuma com a leitura. Dez coisas que Aprendi com o Amor, de Sarah Bitler, é fraco, previsível e não leva à lugar algum.
Dez Coisas Que Aprendi sobre o Amor
Autora: Sarah Butler
Editora Novo Conceito
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?
Antes mesmo de começar a ler Dez Coisas que Aprendi sobre o Amor eu já sabia mais ou menos o que esperar. Apesar da sinopse não dar muitas pistas eu saquei o plot do livro desde que parei para prestar atenção na premissa. Contudo, eu ainda assim esperava algo um pouco diferente, não no quesito expectativa porque na verdade comecei a ler sem esperar grandes coisas da história, mas ainda assim achei que a narrativa ia tomar um rumo mais interessante do que o que foi apresentado.

Durante a leitura do livro senti que a narrativa não evoluía e não tinha uma grande trama para desenvolver. A história se perde demais no cotidiano dos personagens e não nos leva a lugar algum, é como patinar com as pernas amarradas, não importa a sua força de vontade não vai chegar a lugar algum. Sem contar que a previsibilidade da trama é outro ponto negativo nesse caso e é frustrante ver tudo o que já imaginávamos ganhar forma mas de uma maneira que não prende o leitor.

Os protagonistas não me cativaram, apesar de no início da leitura ter gostado da forma como o livro estava se desenvolvendo com o decorrer da história ele foi se tornando cansativo. As listas que são apresentadas a cada início de capitulo não fizerema muito sentido para mim. E Daniel me irritou muito com a forma como ele lida com seus problemas, o que também está um pouco na personalidade de Alice, as vezes fugir das nossas verdades nem sempre é o caminho e isso foi algo constante neste livro. 

Para mim a narrativa da autora apesar de fluída é bastante fraca, ela não transmitiu o sentimento que o enredo exigia. Além disso, infelizmente o livro não supriu minha curiosidade, esperei muito por algo que acabou não acontecendo, e em determinado momento da narrativa eu até pensei que no fim houvesse uma compensação por não ter me conectado com a história, mas eu estava engana.

Enfim, Dez Coisas que Aprendi Sobre o Anor é uma história que não me emocionou e não me convenceu, ainda assim é um livro bonito, mas que precisa ser lido no momento certo. Acredito que meu problema com essa história se deve ao momento em que resolvi me dedicar a ele, não foi uma boa escolha lê-lo quando eu precisava de um livro muito bom para me tirar da ressaca literária.
Melhores Quotes:
'' - Se você ficar imóvel num lugar tempo o bastante, ele se mostrará para você. Leva tempo, mas você encontra estampas e, depois que as encontra, pode começar a se sentir em casa.''

"É confuso: amar e odiar alguém ao mesmo tempo."

"Uma vez que tenha me apaixonado, acho quase impossível me desapaixonar; aprendi isso sobre mim mesmo. Não é algo que torne a vida mais fácil."

"- Gosto disso - digo. - Gosto da ideia de seguir a diante."

3 comentários:

  1. Oi Ju!

    Eu li a prova que a NC disponibilizou e até que gostei muito do início, mas até hoje não tive coragem de continuar lendo justamente pelo fato de me decepcionar. Pelo menos no seu caso você não estava esperando grandes coisas, mas acho que eu ainda estou. É até um pouquinho triste ler que a história se torna cansativa e que as listas param de fazer sentido.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  2. Não me despertou vontade nenhuma de ler hahahaha

    Suas 3 estrelas já me Fizeram empurrar a leitura lá pra frente tb ...

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!!
    Os livros da Editora NC nunca me chamam a atenção, começando pela capa que acho quase sempre sem graça.
    Um dos meus problemas é que eu começo certas leituras com muita expectativa e às vezes quebro a cara bonito rsrs, preciso aprender a não criar muita expectativa.
    Poxa é tão chato quando o livro não envolve e não surpreende, deu para perceber que a leitura não te agradou muito.
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)