quarta-feira, dezembro 16, 2015

[Resenha] Escola de Vilões - Jen Calonita

Hoje vamos falar de um livro que à primeira vista é bastante juvenil, mas que mesmo enquanto tento me distanciar do gênero acabei arrebatada pela leitura. Escola de Vilões é um livro para todas as idades.

Escola de Vilões
Escola de Vilões #1
Autora: Jen Calonita
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon



Sinopse: Será que um vilão pode se recuperar? Gilly não se considera exatamente uma garota má... Porém, quando se tem cinco irmãos e irmãs mais novos, é preciso ser criativo para ajudar nas despesas. Ela é uma ladra muito boa, e disso tem certeza e pode se gabar. Até ser pega. Depois de roubar uma presilha, é sentenciada a passar três meses no Reformatório de Contos de Fadas – no qual os professores são aqueles antigos vilões que já conhecemos, como o grande Lobo Mau e a malvada Madrasta da Cinderela. Quando, porém, ela faz amizade com alguns estudantes, como Jax e Kayla, aprende que esse reformatório vai muito além de sua missão heroica. Há uma batalha ganhando forma e Gilly precisa descobrir: os vilões podem realmente mudar? Descubra o Lado B dos contos de fadas.
Bom, primeiramente o que vocês precisam ter em mente é que eu nunca fui muito fã de histórias de princesas, porém os vilões dessas narrativas sempre me fascinaram, seja por sua crueldade ou por seu psicológico deturpado. A meu ver eles sempre eram mais interessantes de acompanhar, não tinham o jeito insosso da princesa que sempre precisava ser resgatada e me deixavam curiosa com o que os levou a tal ponto. Então, apesar de Escola de Vilões me parecer um livro bastante juvenil, o que ando evitando ultimamente, ainda assim me chamou atenção. Minha primeira impressão é que o livro seria um pouco previsível e eu não estava errada, mas ainda assim ele conseguiu prender minha atenção e me surpreender no fim, deixando um gostinho de quero mais.

A protagonista me pareceu bastante familiar, poderia citar vários livros em que encontramos garotas dispostas a tudo para ajudar sua família a não morrer de fome, até mesmo roubar. Gilly é esse tipo de garota, e assim como seus homônimos ela não tira dos pobres e sim dos ricos que provavelmente não sentirão falta de nada. Sua família está em situação ruim por causa de um decreto de Cinderela que deu a patente dos sapatinhos de cristal exclusivamente para A Fada Madrinha, fazendo com que a família de Gilly, que tem como renda apenas o que o pai ganha como sapateiro, passe por dificuldades. Devido a isso nossa personagem principal não é grande fã da realeza, seu único objetivo é dar uma condição melhor à família. Infelizmente, depois de se meter em algumas encrencas Gilly acaba sendo capturada e mandada para a Escola de Vilões, reformatório dirigido por Flora, a Madrasta de Cinderela e que tem como professores os vilões mais aterrorizantes dos contos de fadas. Porém, nem tudo é o que parece, e todos podem ter um lado bom e outro bastante desprezível.
"Eu só pego de gente que pode perder coisas. Os nobres decididamente podem perder algumas bugigangas.  Assim como o padeiro, cujo negócio está prosperando e que trata mal a minha mãe toda vez que ela passa para ver se tem pão dormindo em promoção. Os nobres são parte do motivo para que a gente viva nesse casebre lotado, então, não me sinto mal em tirar deles."
O que mais gostei nesta narrativa é que durante toda a leitura a autora nos deixa com a pulga atrás da orelha sobre qual a verdadeira lealdade dos personagens secundários. Quem realmente deixou a vilania para trás e qual o objetivo de cada um deles em ajudar a reformar esses pretensos jovens vilões? Eu adorei cada um dos personagens, e com certeza tive sérios problemas com alguns, principalmente em se tratando da Rainha Má, chamada de Harlow nesta narrativa, e a desprezível e potencial vilã que é sua irmã. Além disso, essa dúvida sobre a redenção ou não desses vilões torna tudo mais interessante, porque apesar de termos um vilão em potencial no comando não sabemos quem realmente está do lado de quem, e isso me manteve presa à leitura até o fim.

A narrativa é fluída e em alguns momentos fez me sentir como se eu tivesse voltado a Hogwarts, sim, o clima da Escola de Vilões é totalmente mágico e foi bastante interessante sentir essa identificação com outra escola que já fez parte da minha vida de leitora. Unido a isto o fato de que Gilly é uma boa protagonista não tem como não gostar do livro. Enquanto escrevo essa resenha tento me lembrar de algo que tenha me desagradado no livro, e definitivamente não consigo me lembrar de nada que se destaque. Contudo, apesar de ser uma história legal e bem conduzida não entra para os meus favoritos, mas não deixa de figurar entre os bons livros do ano.

Enfim, Escola de Vilões é o tipo de leitura tranquila que agrada a todas as idades, além da magia implícita na narrativa também somos chamados a prestar atenção na sociedade como um todo e o quão injusto algumas atitudes podem ser, bem como o fato de que ninguém é totalmente bom ou mal. Quanto à edição eu gostei bastante, a capa está linda e condiz perfeitamente com a história, a Única Editora está mais uma vez de parabéns pelo excelente trabalho.
Melhores Quotes:

"Você é uma ladra. Eu sou um mentiroso. Pense em todos os garotos daqui, que poderíamos conseguir para nos ajudar. Nunca mande um herói fazer o trabalho de um vilão."

"Não é fácil deixar que o mundo veja o monstro que você foi e torcer para que nunca mais seja visto."

"Poder verdadeiro é aprender a colocar os outros em primeiro lugar e não julgar um livro pela capa, por assim dizer."

3 comentários:

  1. Olá,
    Quando leio a sinopse desse livro, tenho uma impressão diferente do da sua resenha. Não sei o acho bem juvenil, mas pelo que vi tem mais por trás da história, isso me anima. Se eu tiver a chance lerei! =D

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Estou louca para ler este livro... sou apaixonada por livros juvenis, e você me deixou ainda mais curiosa com sua resenha! Parece muito legal essa dualidade dos personagens, e esta certa semelhança com o clima de Hogwarts me deixou ainda mais animada... eu querooo! rsrsrs
    Abraços, adorei a resenha!
    Paty Algayer - Mágica Cult

    ResponderExcluir
  3. Hey Ju,
    Vamos falar de livros sobre magia então, hoje mesmo eu assisti a Cidades dos Ossos e -apesar de ter passado bastante raiva com a Clary- eu percebi que estava faltando há algum tempo um livro com esse tipo de conteúdo, tudo bem que minha vida geral como leitor anda meio conturbada, mas nada melhor que um livro que passa num mundo fantasioso pra ajudar a superar este entrave, estava até pensando em ler a série de Cidade dos Ossos, porém são muitos livros. Por esse motivo que essa resenha me chamou a atenção e pq a Única publicou também aquela trilogia sobre as vilãs dos contos de fadas, afinal os vilões sempre são os melhores. Espero ter a oportunidade de ler esse livro, preciso da minha animação de leitor de volta e se com esse livro eu não conseguir recuperá-la totalmente pelo menos será um passo nessa direção.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)