quarta-feira, agosto 10, 2016

[Resenha] Flor da Pele - Javier Moro

A resenha de hojé é sobre um livro que envolve história e ficção de um jeito bastante crível, o seja, o tipo de narrativa que eu gosto. Prontos para Javier Moro?
Na Flor da Pele
Autor: Javier Moro
Editora Planeta
Skoob


Sinopse: Estamos no início do século XIX, e a varíola, também conhecida como flor negra
pelas marcas que deixa na pele daqueles que são infectados, é a doença mais temida do mundo. Não há rico ou pobre, criança ou velho, que esteja a salvo. Ao menos até pesquisadores começarem a testar um método ousado, porém eficaz, que consiste em provocar infecções atenuadas em pessoas saudáveis, tornando seus organismos resistentes ao mal.
É nesse momento que uma jovem mãe solteira, Isabel Zendal, torna-se a primeira enfermeira da história numa missão internacional. Acompanhada por vinte e duas crianças com idades entre três e nove anos, ela parte rumo aos territórios espanhóis no além-mar para levar a recém-descoberta vacina da varíola à populações pobres. A expedição é liderada pelo médico Francisco Xavier Balmis e por seu ajudante, Josep Salvany, que enfrentarão a oposição do clero e a corrupção de autoridades locais e
também disputarão o amor de Isabel. A história real de amor e coragem de Isabel Zendal, à qual o best-seller Javier Moro teve acesso após ampla pesquisa, é retratada
neste romance com a mesma riqueza de detalhes e delicadeza de outros sucessos do autor, como Paixão índia e O sári vermelho.
Há anos tenho visto por aí livros de Javier Moro e sempre tive uma pontinha de curiosidade para ler um de suas histórias. Com narrativas que mesclam fatos históricos e diálogos fictícios seus livros são o tipo de obra que chamam minha atenção. Portanto quando tive a chance de ler Flor da Pele não hesitei ao solicitar para a Editora Planeta
. Narrando a história de Isabel Zendal, Moro nos leva a uma viagem expedicionária e humanitária que deu folego a disseminação da vacina contra varíola. Em meio a questões políticas e pessoais os personagens desse romance viveram uma história que pouco conhecemos, mas que foi um fato importantíssimo para o mundo como um todo. Há uma imensa pesquisa por trás dessa obra, comprovada pela extensa bibliografia que o autor inclui ao final de sua história, então creio que poucos detalhes se devem a imaginação fictícia do autor, esta é uma obra que busca não só entretenimento mas conhecimento também.

Começamos a leitura sendo apresentados a jovem Isabel, que acaba de perder a mãe para a varíola, sua família passa por terríveis dificuldades o que leva seu pai a ir em busca de um trabalho e condição de vida melhor para jovem. A partir daí sua vida se desenrola, o primeiro amor, o medo de perder tudo o que conquistou, até o derradeiro dia em que é escolhida para se juntar a expedição com o intuito de cuidar e zelar pela saúde e bom comportamento das crianças que os irão acompanhar e transportar a vacina. Isabel é uma personagem bastante ingênua no início da narrativa, mas ela cresce de forma perfeita e gradual, nada em sua história é forçado, tudo acaba acontecendo naturalmente. 

A história é dividida sobre três pontos de vista e narrada em terceira pessoa, primeiramente Isabel que é a peça central da história e sobre a qual já falamos e assim como ela temos Balmis, que também nos é apresentado desde sua infância, o Doutor e diretor principal da expedição é retratado como um homem ambicioso e egoísta, que vive a sua vida para a medicina e descarta sentimentos que envolvam mais emoção do que a euforia ou decepção de sua empreitada. Confesso que achei ele bem detestável e fiquei curiosa para saber se o famoso médico espanhol era mesmo tão arrogante em vida. Outro personagem ao qual somos intimamente apresentados é Salvany, um jovem médico tísico que coloca nesta aventura toda as suas esperanças de ser útil e fazer o bem, ele é o completo oposto de Balmis e obviamente um médico mais humano. Fiquei apreensiva com os perigos que teria de enfrentar, mas principalmente com seu destino, saber qual seria o seu desfecho foi motivo de ansiedade para mim, já que o personagem estava muito doente, contudo a presença dele na narrativa suavizou a leitura e deixou um quê de sentimentalismo para trás, não de uma forma ruim. Deve ter dado para perceber a discrepância na personalidade de cada um, todos personagens incríveis a seu modo, isso porque ainda nem falei das crianças que fazem parte da expedição e que dão vida à obra com suas traquinagens e dramas de uma vida tão curta.

A verdade é não dá para dizer que Flor da Pele é um livro rápido e leve, daqueles que lemos em poucos dias ou até mesmo horas. A narrativa de Moro é profunda e é essencial que o leitor esteja concentrado, são muitos personagens e portanto diversas histórias que se interligam. Mas isso não torna a narrativa cansativa, muito pelo contrário, no decorrer da leitura o leitor se torna ansioso pelo desfecho que vários dos personagens, principalmente em relação às figuras principais dessa história, eu mesma sai desesperada por spoiler. Javier Moro presenteia o leitor com um relato da história muito bem elaborado e escrito, com a preocupação de apresentar uma obra palpável e real, uma leitura interessante e crível.

Enfim, Flor da Pele é tudo o que eu esperava e ainda mais, uma narrativa que se atém ao percurso da história, que busca narrar cada pormenor dessa jornada, sejam os perigos ou as conquistas. O autor não busca expor um romance, apesar de ele estar presente, o foco é a jornada em si, o crescimento dos personagens e a forma como tudo se desenrola. Quanto ao resto a Editora Planeta está de parabéns com a edição, simples (crua) e bem revisada ela se torna um espelho da história que temos em mãos.
"- Você continua o mesmo ingênuo de sempre - disse-lhe a atriz. - Acha que o mundo é preto no branco, como seu trabalho: perfura a pele, a pessoa reage e é salva da varíola. Mas não, a vida não é assim."

13 comentários:

  1. Oi, Ju!

    Diferente de você, não sou lá muito fã de livros que misturam aspectos fictícios com fatos históricos. Para o livro me fisgar, tem que ser uma coisa de outro mundo mesmo. Gostei de saber que a personagem vai evoluindo com o passar da história de forma natural, é bem chato quando o autor força isso, né? Sei bem como é ter que deliciar o livro de pouco a pouco. Às vezes é melhor que ir com muita sede ao pote.

    Beijo! <3
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii, cmo vai?
    Menina que livro forte é esse? Confesso que me atraiu bastante em vários pontos e outros nem tanto, o negativo seria que eu ficaria martelando a história por dias e me emocionaria, nunca consigo partir para outra leitura com livros assim, e o ponto seria que gosto de livros que me tiram da minha zona de conforto, me atraem de certa maneira. Sua resenha está ótima, adorei ter lido sobre sua opinião.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Não costumo ler livros de época porque sempre os acho "lentos de mais", mas como você disse que é uma leitura simples e rápida, pelo que você contou do livro provavelmente irei gostar. Eu gosto tanto quanto o livro é narrado por mais de uma pessoa! Cria, meio que, duas versões do mesmo caso. E você pode formular uma opinião sobre o que está acontecendo. Nunca vi uma história que juntasse fatos históricos com um pouco de ficção, fica legal mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ju.
    Nunca tinha ouvido falar deste autor, até o momento. Fiquei bem interessada na história, gosto muito quando o personagem vai amadurecendo ao decorrer da leitura. Também adoro ler livros que são de alguma forma baseados em histórias reais, ainda mais quando é um livro histórico, nos traz ótimos conhecimentos!
    Adorei a sua resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro, assim que eu tiver a oportunidade irei le-lo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?
    Vou confessar para você que nem conhecia Javier Moro, mas me interessei muito após ler sua resenha; principalmente pela narrativa dele ser profunda.
    Acredito que tem livros que temos que ler aos poucos, para pode apreciar a leitura do mesmo. Fiquei mesmo interessada na leitura e vou adicionar na minha estante do skoob.

    PS: Ju, lá no começo do paragrafo você fala que solicitou pela Arqueiro, mas é pela Planeta né?

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Como a Jéssica eu também vou ter que confessar que não conhecia o autor. Porque ela levou as crianças na expedição? Não entendi esse detalhe. Fiquei impressionada com a coragem deles e com a jornada, nossa, mesmo o doutor sendo egoísta e ambicioso, não podemos negar o que ele estava fazendo e que poucos, ou ninguém estaria disposto a fazer naquela época para salvar essas vidas. Parece ser um leitura incrível mesmo, apesar de um pouco lenta. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Assim como a Jéssica não conhecia o autor, mas pela sua resenha esse é o tipo de livro que eu adoro ler de vez em quando. É bom ter uma história profunda e que precisa ser apreciada lentamente. A premissa me interessou bastante, eu nem sabia sobre esse lançamento, quase não vejo sobre os livros da editora. Vou acompanhar mais seguido seu blog que acho que isso vai mudar, afinal, já conheci uma obra excelente que vai para os meus desejados. Sua resenha está ótima!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Ju, não curto muito esse tipo de livro que mescla fatos históricos com acontecimentos fictícios, simplesmente por ser muito pouco ligada em história. Mas gosto muito de obras com a presença de crianças e em que muitas personagens ganham importância. Então fiquei meio em dúvida aqui, mas acredito que leria.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    A premissa é ótima, e pelo que disse, oferece o prometido e muitoo mais. Fiquei bem curiosa em relação a escrita, deve ser muito boa já que mesmo não sendo leve é envolvente. Dica mais que anotada! Espero ter a oportunidade de lê-lo algum dia.

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi oi tudo bem ju? Que interessante esse livro! Pelo que entendi são fatos históricos com base bibliografica com personagens fictícios ne? Que interessante! Realmente esses livros são mais densos pq contém uma grande quantidade de informações e detalhes relevantes pra trama que devem ser observados. Legal tambem que os personagens são bem construídos e tem destaque no enredo. Gostei demais da tua dica e vou ler com certeza. Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ju!
    Não conhecia o livro e nem sequer seu autor, por mais que ele pareça ser muito conhecido, mas achei interessante a premissa. Com um clima um pouco diferente do que eu estou acostumada, não sei se seria uma leitura para tão cedo, mas deve ser mesmo uma leitura muito envolvente e intrínseca a jornada de Izabel e dos demais personagens ao transportar a vacina. Os personagens centrais, como você bem disse, também, parecem ser bem complexos e bem construídos, o que mesmo sem ter lido realmente já contou bons pontos para mim. Vou pesquisar mais sobre o autor depois, valeu a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá! Que bacana um livro que retrate uma história tão cheia de detalhes! A questão da pesquisa com relação à vacina da varíola me pareceu bem interessante e a narrativa deve ser bem rica, tendo em vista os dramas familiares e o fato de envolver um primeiro amor. Se a trama é bem elaborada, se torna um prato cheio para leitores que apreciam esse tipo de história, como eu. Vou procurar para ler.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!

    Eu estava muito indecisa quando esse livro saiu, pois não exatamente o tipo de livro que leio, mas por conta do receio não solicitei, agora fiquei curiosa para conhecer mais sobre a história, mesmo que não seja do meu gênero, gosto de sair da minha zona do conforto, só fiquei um pouco preocupada com esses focos da narrativa, mas como é em terceira pessoa, talvez eu acabe curtindo. Enfim, vou procurar comprar Flor da Pela, pois gostei da história e sua resenha me deixou curiosa quanto a trama.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)