segunda-feira, agosto 08, 2016

[Resenha] Uma Canção de Ninar - Sarah Dessen

Uma Canção de Ninar
Autora: Sarah Dessen
Editora Seguinte
Skoob


Sinopse: Remy não acredita no amor. Sempre que um cara com quem está saindo se aproxima demais, ela se afasta, antes que fique sério ou ela se machuque. Tanta desilusão não é para menos: ela cresceu assistindo os fracassos dos relacionamentos de sua mãe, que já vai para o quinto casamento. Então como Dexter consegue fazer a garota quebrar esse padrão, se envolvendo pra valer? Ele é tudo que ela odeia: impulsivo, desajeitado e, o pior de tudo, membro de uma banda, como o pai de Remy — que abandonou a família antes do nascimento da filha, deixando para trás apenas uma música de sucesso sobre ela. Remy queria apenas viver um último namoro de verão antes de partir para a faculdade, mas parece estar começando a entender aquele sentimento irracional de que falam as canções de amor.
Quem acompanha o blog sabe que sou fã das histórias escritas por Sarah Dessen, apesar de não ter lido muitos livros da autora ainda creio que eu tenho uma base para comparação. Então, quando eu penso nos livros dela que li e em Uma Canção de Ninar eu só consigo pensar que alguma coisa se perdeu na narrativa deste último. Não que o livro não seja bom, na verdade ele é, mas não conseguia enxergar Sarah ali naquelas páginas. Logo no começo da narrativa e até boa parte dele eu senti que a escrita da autora estava mais bruta e não consegui me identificar com os personagens principais. Parecia que faltava algo.

Remy, nossa personagem principal tem todas as características que personagens de Sarah costumam ter, e o livro também aborda bastante amizade e questões familiares, mas algo em Remy parecia fora do lugar. Ela é uma personagem viva, mas ao mesmo tempo acaba se apagando, como ela mesma diz várias vezes, é uma vaca amargurada. Não compreende o amor e não quer senti-lo. Esta situação é perfeitamente aceitável, o que não é aceitável é que ela só não compreende como não se sente confortável com as pessoas em sua vida que ainda acreditam no sentimento, tudo isso para ela é incompreensível.
"Eu já não tinha ilusão à respeito do amor. Ele vinha, ele ia, deixava vítimas ou não. As pessoas não eram feitas para ficar juntas para sempre, independentemente do que diziam as músicas."
Já Dexter é completamente diferente, ele é um jovem livre que abriu mão da estabilidade, faculdade e do sonho de muitos jovens da sua idade para colocar o pé na estrada com uma banda. Logo que ele aparece eu só consegui achá-lo um garoto chato e insuportável, o que na verdade ele é, mas também há muito mais em Dexter do que o lado ruim. Ri e suspirei com suas atitudes e algumas de suas trapalhadas, ele chega a ser encantador. Mas o problema de ambos os personagens é que eles não mudam, não evoluem, principalmente Remy, sim, ela aprende algumas coisas e passa a compreender outras, mas senti que ela continuava estacionada no ponto em que começou. Terminei a história esperando por mais, muito mais.

Acho interessante falar um pouco sobre os coadjuvantes dessa história, já que é um dom de Sarah Dessen criá-los, todos são bem construídos e delineados, com personalidades incríveis, verdadeiras e fiéis. O grupo de amigas de Remy chegou a me irritar algumas vezes, pois mesmo entendo o que estava acontecendo com a personagem não interviam para que ela se ligasse nisso apenas colocavam mais lenha na fogueira, ainda assim elas tiveram bons momentos, assim como os amigos de Dexter e um ou outro personagem que só aparece rapidamente, é meio complicado esquece-los quando vocês os trás para a vida real. Mas a melhor de todas e o ponto central dessa história é a mãe de Remy, inicialmente não consegui ver na mulher algo de bom, mas o decorrer da narrativa é ela quem nos passa a melhor lição e consequentemente atinge Remy, o que a filha tem de cínica a mãe tem de diplomática, mesmo diante de tantas decepções ela ainda é capaz de tirar algo de bom de suas experiências e tenta assim fazer com que a filha entenda que nem tudo é preto no branco.
"[...] É isso que nos transforma no que somos. Riscos. Isso é viver, Remy. Ficar com tanto medo a ponto de nem tentar é um desperdício. Posso dizer que cometi muitos erros, mas não me arrependo de nada. Porque pelo menos não passei a vida toda à margem, imaginando como seria viver."
Enfim, Uma Canção de Ninar é um bom livro, mas não o melhor da autora que li até hoje, e continuo batendo na tecla ao dizer que Dessen precisa repensar um epílogo para seus livros, porque me deixar na ansiedade toda vez que termino um livro não tá legal! No mais a edição está maravilhosa como sempre, eu amei a capa e não encontrei um errinho se quer. Se você gosta daquele tipo de YA leve, que te faz rir e mergulhar na vida de seus personagens esse livro é para ti, recomendadíssimo.
Melhores Quotes:

"[...] A maioria das pessoas é fácil de decifrar. Mas uma menina como você, Remy, tem camadas. O que se vê é muito distante do que realmente é. Você pode dar a impressão de ser durona, mas, no fundo, é fofa."

"Agora, Dexter estava sentado muito perto de mim, mais do que em qualquer outra ocasião de que eu me lembrava. Parecia que aquele dia poderia tomar várias direções, como uma teia de aranha de possibilidades infinitas. Sempre que se fazia uma escolha, principalmente à qual se estava resistindo, havia desdobramentos. Alguns consideráveis, como um tremor sob os pés; outros tão pequenos que mal se notava. Mas aconteciam."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)