segunda-feira, setembro 26, 2016

[Resenha] Essa Luz tão Brilhante - Estelle Laure

Essa Luz tão brilhante
Autora: Estelle Laure
Editora Arqueiro
Skoob


Sinopse: O pai dela surtou e foi internado. A mãe disse que ia viajar por uns dias e nunca mais voltou. Wren, sua irmãzinha, parece bem, mas já está tendo problemas na escola. Lucille tem só 17 anos, e todos os problemas do mundo. Se não conseguir arrumar um emprego para pagar as contas e fingir para os vizinhos que está tudo em ordem, pode perder a guarda da irmã. Sorte a dela ter Eden, uma amiga tão incrível que se dispõe a matar aulas para ajudá-la. Azar o dela se apaixonar perdidamente justo agora, e justo por Digby, o irmão gêmeo de Eden, que é lindo, ruivo... mas comprometido.
Essa luz tão brilhante é a história de uma garota que descobre uma grande força dentro de si enquanto aprende que a vida e o amor podem ser imprevisíveis, assustadores e maravilhosos – tudo junto e misturado.
Nos últimos dias tenho procurado por leituras leves que não exijam muito da minha concentração e sem grande apelo emocional. Por isso resolvi solicitar à Editora Arqueiro o romance "Essa luz tão brilhante", gostei da narrativa logo nas primeiras páginas, o livro é exatamente o que eu procurava. Mas, além disso, a autora conseguiu trabalhar um lado dramático e emocional que eu não esperava de forma simples, objetiva e direta.

Lucille é uma adolescente de 17 anos que da noite para o dia se vê no papel de chefe de família. Depois de um incidente com seu pai que acabou internado em uma clinica a mãe que não aguentou a pressão e a abandonou a personagem precisa tomar as rédeas da situação, cuidar da irmã mais nova, pagar as contas de casa, colocar comida na mesa e continuar levando a vida normal de uma estudante de ensino médio. Para isso ela vai contar com a ajuda de Eden e Digby, irmão gêmeos que Luce conhece desde sempre. Contudo, o fato de estar apaixonada por Digby e ele ter namorada pode complicar ainda mais a situação e Lucille vai passar por um teste de lealdade que não consegue evitar, em meio a isso tudo precisa ser forte e manter as coisas funcionando, um coração despedaçado não é o maior de seus problemas. 
"- Que tipo de pessoa não volta? - Não Sei. Que tipo de pessoa vai embora para começo de conversa?"
O maior mérito do livro é a protagonista central. Apesar de tudo o que precisa enfrentar com relação aos pais, a situação pela qual está passando e todas a dúvidas e inseguranças com relação ao futuro Lucille é uma personagem sensata. Sem nem mesmo dar-se conta do que está acontecendo ela toma as rédeas da própria vida e da irmã e vai à luta para conseguir sobreviver. O apoio de amigos revelados e misteriosos a ajuda enquanto os pais mal se importam. O mais interessante é que apesar das lamentações e insegurança da protagonista ela ainda assim é forte, ela desmorona apenas para si mesma, para o resto do mundo ela está lidando muito bem com a situação.

Além de ter que lidar com tudo isso ela também vai passar por uma situação complicada com a melhor amiga, que sinto em dizer, foi uma personagem bastante egoísta. Ela não é uma pessoa ruim, me fez rir em diversos momentos e tem seus motivos quando se mostra egoísta, mesmo assim sua justificativa não me convenceu. O romance do livro é fofo, mas me deixou nauseada em alguns minutos. Principalmente por Digby não ser tão seguro com relação aos seus sentimentos quanto Lucille. Ao mesmo tempo em que eu torcia por eles eu queria que não fizessem o que fizeram. Porém entendo que toda essa situação acabou por aproxima-los e alguns momentos são um tanto quanto inevitáveis, mesmo não concordando não dá para negar que esses momentos eram muito fofos mesmo cheio de duvida, confusão e culpa.
"Como é que num dia uma pessoa é um componente de decoração na casa (uma mesa bacana, talvez) e no outro passa a ser os canos, a fundação, a viga central sem a qual toda a estrutura desaba? Como é que uma estrela que mal se nota se transforma no sol?"
Os personagens secundários da trama são um caso a parte, a autora foi espetacular ao construir cada personalidade e dar-lhes propósito, ninguém é inserido na trama apenas para encher linguiça. Cada um dos personagens tem algo importante para acrescentar e colaborar na história de Lucille. Mas acima de tudo uma das melhores personagens é Wren, a irmã de Lucille, a interação entre as duas é algo bem desenvolvido, a forma como se apoiam e se relacionam é totalmente apaixonante. Luce faz o possível e o impossível para se manterem juntas e isso requer algumas mentiras, mas ambas não abrem mão do que for necessário para continuar seguindo em frente.

Enfim, Essa Luz tão Brilhante não é apenas um romance é também uma história leve que fala de amor, diversos tipos de amor e que traz em suas páginas personagens bem construídos e com propósitos. É acima de tudo uma história simples, leve e gostosa que leitores de Young Adult não devem ignorar.
"Tenho pensado que talvez existam coisas que simplesmente não podem ser explicadas. Que talvez, quando várias coisas ruins acontecem, coisas boas veem logo em seguida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)