quinta-feira, outubro 27, 2016

[Conto] O Gato Preto - Edgar Allan Poe


Em se tratando dos contos de Edgar Allan Poe "O Gato Preto" se caracteriza como a segunda obra que li do autor. Nesta pequena história foi possível identificar o toque tão íntimo que antes vi em "O Corvo", algo que não me pareceu tão acentuado em Metzengerstein. Porém, neste conto a história não se trata de um trágico romantismo ou os tormentos do luto, aqui a narrativa é muito mais visceral, cruel e violenta, levando em conta os crimes do protagonista.

O Gato Preto apresenta a história de um narrador personagem que vai de um extremo de sua personalidade a outro, demonstrando contraste em sua essência. Esta história carregada de violência, perversidade e loucura trata de um homem que tem um profundo amor por animais de todos os tipos, mas que diante do alcoolismo se transforma noutrem, chegando ao extremo de causar maus tratos e assassinar o próprio gato por quem antes tinha indelével estima. Atormentado pelo fantasma deste que antes era seu fiel companheiro ele adota outro o qual não demora muito também passa a lhe causar aversão.

Algo que devo ressaltar é que Poe não busca a empatia por seus personagens, em nenhum dos contos que li até agora senti essa identificação e não foi diferente com este. Aqui o autor nos provoca a julgar, a tirar nossas próprias conclusões. E durante toda a obra a aversão pelos crimes do narrador estimula o leitor a desejar-lhe o pior. No entanto, não é preciso chegar ao fim para sabermos seu destino e a partir daí nos fixamos na ocorrência e consequência dos crimes praticados pelo protagonista. Confesso que cheguei até a tentar antecipar qual seria sua pior crueldade e para ser sincera fiquei bem longe do que realmente aconteceu.

É importante ressaltar que a obra traz diversas referências, sejam elas de cunho cultural como o nome do gato (Plutão) que remete a mitologia grega ou a crendice popular que presenciamos na crença de que o gato preto é um animal que remete ao sombrio sendo constantemente associado ao ocultismo.

Enfim, O Gato Preto é uma obra muito bem desenvolvida que apesar de revelar seus segredos isso acontece de forma sutil, conseguindo com que o leitor se surpreenda mais de uma vez antes do derradeiro fim. Se você nunca deu uma chance ao autor esta é uma obra que deveria considerar, pois apesar de ser um clássico 1843 a leitura flui naturalmente, além de ser instigante e de fácil entendimento.

Um comentário:

  1. Oi, Ju!!!

    Não li Poe ainda por questão de falta de tempo e organização. Mas acho uma leitura obrigatória.
    Gostei muito dos seus comentários. É sempre bom encontrar clássicos que possuem uma leitura fluída.

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)