segunda-feira, março 06, 2017

[Resenha] Sob um Milhão de Estrelas - Chris Mello

Sob um milhão de estrelas
Autora:
Chris Melo
Editora: Rocco

Fábrica 231
320 Páginas
Skoob


Sinopse:
Alma Abreu está prestes a lidar com um inventário e uma série de histórias de um passado tumultuado que pertence mais aos seus pais do que a ela mesma. Mas este parece o menor de seus problemas no momento. Passar alguns dias na pacata Serra de Santa Cecília veio bem a calhar para a jovem médica, após um incidente no hospital que a deixou sem chão. Ela só não esperava se envolver tanto com a pequena cidade – e com o prestativo vizinho da charmosa casa que sua avó lhe deixou, além de um animado grupo de amigas, filhas das melhores amigas de sua mãe –, a ponto de pensar em deixar sua vida em São Paulo para trás. Será que a vontade de ficar é apenas medo de enfrentar seus problemas? Mas como voltar à velha rotina depois de tudo o que descobriu e viveu em Serra?

Solicitei Sob um Milhão de Estrelas para a Editora Rocco pois já havia lido um livro da autora e gostado bastante, então as expectativas apesar de não serem altos existiam. Esperava por uma leitura leve mais interessante, um entretenimento para fugir um pouco dos livros mais densos que estava lendo até então. Infelizmente a leitura não foi o que eu esperava. Apesar da autora ter criado uma história leve e clichê como eu já previra, algo em sua escrita me desagradou, sua narrativa está diferente do que eu me lembrava, acredito que isso se deva por serem histórias de gêneros diversos, mas ainda assim não consegui me conectar com a narrativa de Chris Mello. Sob um Milhão de estrelas é um  spin-off de Sob a Luz dos Seus Olhos um dos livros mais renomados da autora, algo que eu não sabia até agora, de qualquer forma isso não interfere em nada na leitura.
"Você pode se esconder fechando os olhos, deixando de dizer o que pensa ou até fugindo da cama, mas eu sempre vou achar um jeito de chegar até você, Alma. Enquanto o seu coração acelerar, eu te acho."
Falando agora sobre a minha experiência um ponto que me desagradou profundamente nesta obra é com relação ao romance, tudo acontece muito rápido no início e a empatia com o casal irá acontecer apenas do meio para frente da obra, só depois de nos acostumarmos com os personagens, principalmente por que não há identificação com a história e nem com seus protagonistas, é mesmo uma questão de costume e esta é uma palavra que odeio. Contudo em determinados momentos a autora fez com que eu me sentisse na pele da protagonista, em uma cena de pânico que ela vivencia eu pude sentir seu medo, sua incerteza e o desespero para fugir. Apesar desse momento não compensar a história toda foi interessante sentir esta ligação.

Se existe algo que me incomoda em romances é quando todo pensamento, reflexão ou conclusão dos personagens levam a uma frase de efeito, e lamentavelmente isso ocorre o tempo todo em Sob um Milhão de Estrelas. Me senti como se a intenção da autora não fosse contar uma história e sim escrever frases marcantes para tocar o leitor, uma tentativa de tornar a obra poética que não funcionou comigo. Outro ponto que me incomodou e desta vez com relação ao casal novamente é que a maioria de seus diálogos dos dois são declarações de seus sentimentos, a narrativa girou em torno disso na maioria da história e eu me senti cansada. Acho que a melhor forma de explicar é dizendo que Alma e Cadu são um casal meloso. Seus dramas não me convenceram ainda assim persisti na leitura e de certa forma não me arrependo.

"Quando se sente algo que não se pode explicar ou, ainda pior, não se consegue entender, restam poucas opções. Pode-se tentar ignorar, fugir ou aceitar."
Mesmo com todas as dificuldades que encontrei para ir em frente com essa leitura eu percebi que apesar de tudo havia algo mais, e realmente há. Chris Mello sutilmente insere em sua obra um mote reflexivo. Em um primeiro momento eu acreditei que isso estava incluso nas diversas formas de amor ou como as pessoas levam sua vida e encaram os sentimentos, mas notei que apesar de ser isso mesmo é ainda mais profundo. Não tem haver apenas com amor mas o que torna a vida de cada indivíduo feliz, independente de julgamentos. O núcleo coadjuvante da história vive na pequena cidade de Serra de Santa Cecília, cidade em que os cidadãos levam a vida de forma conservadora e não existam em julgar cada um dos habitantes e isso tem muito haver com esse mote reflexivo, algo além da narrativa algo mais geral que vem da história e não da escrita da autora.

Enfim, Sob um Milhão de estrelas é um romance leve e entremeado de reflexões, aquela história para ser lida entre um livro e outro, e que provavelmente irá ocasionar alguns insights. Apesar de ter achado a história bonita não gostei muito da escrita da autora nesse romance, o teor reflexivo abundante na narrativa me deixou cansada. Ainda assim é um livro que indico, principalmente para quem gosta de romances clichês. A edição foi muito bem trabalhada e não encontrei erros o que é um mérito da Editora Rocco as páginas são amareladas e a fonte bastante confortável. É um bom livro para se perder algumas horas de forma confortável.
"Hoje, se alguém me perguntar qual é o maior desafio da vida, eu não diria que é vencer, como responderia no passado. Eu diria que é não amargar. Não é difícil seguir em frente, praticamente não temos escolha, o desafio é seguir confiante, leve e amável. O complicado é manter o sorriso fácil, acalentar o outro e manter acesa a pequena luz da esperança."

Um comentário:

  1. Oi, Ju!!

    Achei interessante a história, mas estou com um pé atrás por causa da narrativa cansativa que citou. Uma pena quando isso acontece.
    Talvez um dia eu pegue para ler.

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)