segunda-feira, março 25, 2013

Resenha Dragões de Éter - Corações de Neve - Raphael Draccon



Título: Dragões de Éter - Corações de Neve
Autor: Raphael Draccon
Editora: Leya
Primeira publicação: 2009

Skoob

Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltaram contra as antigas raças. E assim nasceu a Era Antiga. Hoje, Arzallum, o Maior dos Reinos, tem um novo rei, e a esperada Era Nova se inicia.
Entretanto, coisas estranhas continuam a acontecer... Uma adolescente desenvolve uma iniciação mística proibida, despertando dons extraordinários que tocam nos dois lados da vida. Dois irmãos descobrem uma ligação de família com antigos laços de magia negra, que lhes são cobrados. Duas antigas sociedades secretas que deveriam estar exterminadas renascem como uma única, extremamente furiosa.
Após duas décadas preso e prestes a completar 40 anos, um ex-prisioneiro reconhecido mundialmente pelas ideias de rebeldia e divisão justa dos bens roubados de ricos entre pobres é libertado, desenterrando velhas feridas, ressentimentos entre monarcas e canções de guerra perigosas. O último príncipe de Arzallum resgata sombrios segredos familiares e enfrenta o torneio de pugilismo mais famoso do mundo, despertando na jornada poderosas forças malignas e benignas além de seu controle e compreensão.
E a tecnologia do Oriente chega de maneira devastadora ao Grande Paço, dando início a um processo que irá unir magia e ciência, modificando todo o conhecimento científico que o Ocidente imaginava possuir.
E o mundo mudará. Mais uma vez.


Arzallum tem um novo rei e além da adaptação dessa nova condição os cidadãos arzalinos precisam se acostumar também com a novidade que acaba de chegar dos céus e pousar no pátio do grande paço. Mas isso pode ficar para depois, pois o grande torneio de pugilismo que irá consagrar o campeão do mundo está preste a começar, e o príncipe daquelas terras é um dos participantes e terá que enfrentar homens medonhos que estão ali dispostos a tudo para saírem vitoriosos. Axel precisa ganhar esse torneio, para mostrar a todos porque o Rei dos Reis reside ali no grande paço. Enquanto isso, dois irmãos estão com sérios problemas familiares, envolvendo segredos terríveis, mas problemas maiores podem vir a surgir e desencadear a primeira grande guerra de Arzallum. Um prisioneiro foi solto a mando do Rei e pretende voltar a lutar pelos ideais que o colocaram na prisão, enfurecendo boa parte dos governantes e instigando todos os cidadãos que vêem nele um herói. E nos recônditos escuros da cidade em festa pelo torneio, um negro e uma jovem aliciam jovens órfãos para renascer duas antigas ordens extintas em uma única implacável. 

A grande expectativa do início do livro está focada no torneio de pugilismo em que Axel precisa tornar-se campeão para provar aos outros reinos que Arzallum ainda é e continuará sendo a “capital” do mundo, além disso, ele quer mostrar ao irmão o seu valor, trazendo à tona segredos de um passado não tão distante, as pitas do que ocorreu entre os dois é dada de forma esporádica desde o livro anterior. Achei que quanto aos personagens não houve grandes alterações em suas histórias ou personalidades e a narrativa continua sendo feita de forma a instigar a leitura. Em certos momentos Draccon usa algumas referências do cotidiano real de uma forma sarcástica que me arrancou várias gargalhadas. 

O narrador continua sendo como mais um personagem, mas em minha opinião um pouco mais apagado nesta parte da história, deixando que os personagens chamem mais atenção do que ele. Isso tornou a narrativa mais fluida, sem tantas interrupções da parte de quem narra. Em alguns diálogos achei que faltou Draccon especificar quem falava e quem respondia, apesar de ser uma conversa entre duas pessoas, se você não estiver tão atento pode se perder nesta parte. 

Acredito que neste segundo volume a série entrou em um momento mais tranquilo, sem muita ação por parte dos personagens, pelo menos foi a impressão que me deu no início, com o decorrer da narrativa o ritmo vai aumentando, mas confesso que achei que demorou um pouco demais para as coisas começarem a acontecer. O que me incomodou bastante é que o autor sempre termina um capítulo no ápice do mesmo, não que isso não seja uma boa estratégia, mas o uso excessivo desse recurso começou a me irritar em um determinado momento. Mas, é claro, isso instigava minha curiosidade e me fazia querer continuar a ler cada capitulo para saber o que aconteceria enfim. 

Pensava eu, que assim que acabasse essa leitura, iria começar a ler “Alma?” da Editora Valentina, acontece que o final me deixou praticamente obcecada pela continuação da série, e, portanto já coloquei as mãos no 3º volume e prometo voltar com a resenha em breve. Aguardem. 

Concluindo: apesar de salientar tudo que me incomodou eu gostei muito mesmo do livro, acho que poderia dizer que o fim compensou todos os pequenos defeitos. Analisando a narrativa em geral ela foi no mínimo suficiente para me manter atenta. Quanto à diagramação, continuam a mesma do livro anterior, capítulos curtos separados apenas pelo número de cada um, folhas amareladas e letras em um tamanho legível. A capa continua sendo a mesma exceto pela mudança da cor, coisas da Leya, mas gostei bastante assim como a anterior. 

Por ter me conquistado completamente ao fim da leitura.

Quotes do Livro:

“(…) quando a vida dá a um ser humano uma felicidade tão plena quanto a que ele estava vivendo é porque ela irá exigir um alto preço por isso mais tarde.”

“É um fato: o ser humano se sente bem quando é deslumbrado.”

"- Se eu mesma me conformei com meu destino, por que você não pode?
- Porque nenhum homem pode admitir a vida sem liberdade.
- E por que tem de ser você?
- Porque tem de ser alguém.

“Fraquejava por não suportar, como deveria, a perda, mas ninguém jamais suportaria realmente, como deveria, a chegada da morte.”


Júh

              Zanotti

9 comentários:

  1. Eu li o primeiro livro da série e me apaixonei pela história. O jeito do Draccon escrever é ótimo e adorei o jeito que ele juntou e releu os contos de fadas. Estou louca pra ler esse volume e o último, só tô esperando uma promo legal, porque o preço é um pouco salgado na minha opinião.

    Beijos
    fromafallenangelsheart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho curiosidade em conhecer os livros do autor, a estória é bem interessante e seu tema me grada muito! A resenha só me deixou ainda mais ansiosa para iniciar a leitura, você mostrou bem sua emoção que teve durante a leitura e fiquei realmente intrigada com Dragões de Eter!

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum dos livros, mas eles me interessam bastante.
    Adorei os quotes c:

    ResponderExcluir
  4. Amei esse livro,mas eu admito que entrei em estado de choque ”naquela parte” da Maria e do Axelno final do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Rafa nem me lembre, quase surtei. Sacanagem kkkkk como assim: rsrsr espero que no fim as coisas se ajeitem né, pq ouvi dizer que talvez não. Eu choro, o bom é que o Draccon está preparando mais dois livros da série, não vejo a hr de lê-los tbm :)

      Excluir
    2. como assim talvez as coisas não se ajeitem. precisam se ajeitar kkkkk

      Excluir
  5. Eu tenho a trilogia, mas ainda não a li. Comecei a ler o primeiro, mas não consegui passar nem da pagina 50, achei a narrativa meio confusa. Porém voltarei a ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum livro nem do autor nem da série, então não posso falar muito coisa mais espero ler em breve, pelo que li nessa e em outras resenhas só esperava uma narrativa mais rápida e fluente.

    ResponderExcluir
  7. Eu vejo as pessoas falando super bem desse livro, mas não consigo ter vontade.
    Acho que vou tentar ler depois que terminar As Crônicas de Gelo e Fogo. Ou seja, daqui a muitos anos .
    Beijos


    http://avidadeumabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)