sexta-feira, março 15, 2013

Resenha Esperando por você - Susane Colasanti

Título: Esperando por você
Autores: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Lançamento: 2013
Skoob

Sinopse: É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?
Marisa é uma adolescente que, apesar de problemas de ansiedade e depressão no ano anterior, tem uma vida relativamente normal, uma família unida, e várias inseguranças quanto a amizades, garotos e seu papel na "sociedade".  Depois de passar maus bocados por conta de sua doença e ser considerada estranha pela maioria dos colegas de escola tudo o que ela quer é fazer amigos, arranjar um namorado e provar que é uma pessoa normal. Mas as coisas começam a desandar quando ela descobre sobre a iminente separação de seus pais e também que o namorado perfeito não é lá um príncipe encantado. Mas algo bom acontece enquanto isso. Depois de alguns anos afastada de seu amigo de infância Nash, eles voltam a se dar bem e é justamente ele e o tal programa com um locutor misterioso que ajudam Marisa a superar esta fase.

Eu não tenho bem certeza se é porque passei da adolescência há muito tempo, provavelmente sim, mas o fato é que a ânsia que Marisa tem de arranjar um namorado e ser aceita pelos colegas me cansou. Sabe aquela coisa de acreditar que isso vai mudar sua vida de alguma forma? Pois é, a personagem é bem assim. Além disso Marisa se preocupa demais em demonstrar que não é mais a mesma garota do ano anterior e que ela e sua melhor amiga fizeram um pacto para se reinventarem, e isso inclui arranjar um namorado, claro. Em 100 páginas de leitura a coisa que mais se destacou foi isso. Apesar disso com o decorrer da narrativa Marisa vai amadurecendo e percebendo que seu mundo não gira em torno de ser ou não ser aceita.

Mesmo assim continuei a leitura e confesso que me vi surpreendida no final, apesar de o mesmo ser bem previsível. O livro termina de uma forma doce, com uma personagem que aprendeu a se adaptar as diversas mudanças em sua vida. Quem ajuda Marisa a perceber que o mundo não gira em torno de suas divagações é um locutor de um programa que faz enorme sucesso no colégio em que ela estuda, o apelido dele é Dirty Dirk e ninguém sabe quem ele realmente é, mesmo ele sabendo detalhes da vida de algumas pessoas. Dirk fala com os adolescentes que o ouvem como se estivesse falando diretamente a cada um, e todos são fanáticos por seu programa.

E como já disse tem o Nash, uma rapaz um tanto quanto nerd que coleciona sinos e é o melhor amigo de Marisa. Os dois andaram afastados por um tempo, mas a amizade volta com tudo. É com ele que a personagem consegue ser ela mesma, rir de coisas simples e se divertir. Gostei bastante do personagem apesar de suas manias estranhas. Falando nisso, a autora soube trabalhar muito bem cada personagem e suas personalidades. Por exemplo o esteriótipo do cara que faz todas as adolescentes suspirar é a então grande paixão de Marisa. O nome dele é Derek, que não fugiu de ser o cafajeste, apesar de no início eu ter achado que ele poderia não ser tão assim. Os pais de Marisa também foram surpreendentes. Realmente não tenho do que reclamar nesta parte.

Lembrando que é um livro voltado ao público adolescente e cheio de questões que envolvem esta fase de nossas vidas. Nele você vai encontrar conflitos entre amigas, decepções de cunho sentimental, a descoberta do primeiro amor e vários outros fatores que fazem parte do cotidiano desses jovens. A autora aborda esses assunto com uma linguagem simples e fluida e apesar de não me sentir presa a leitura eu gostei de ter chegado ao fim.

Quanto a diagramação eu gostei bastante, fonte legível, páginas amareladas e a tradução apesar de não ser perfeita ficou ótima. A capa apesar de em um primeiro momento não ter me agradado no final eu vi que traduz bastante do que se passa na história. Enfim, é um romance adolescente, clichê, mas que com certeza vai te conquistar. Até eu que as vezes não aguento livros do tipo me amarrei na narrativa. Tenho certeza que se você der uma chance a essa história não irá se arrepender.

Não faz meu estilo, mas me amarrei!

Quotes do Livro: 


"Todos nós podemos mudar a situação que estamos. Talvez não da maneira como a gente queira, mas podemos pelo menos melhorar algumas coisas."

"Centre o foco em outra coisa. Não deixe que pensamentos obsessivos assumam o controle de sua vida"
"De que adianta ficar imaginando como será sua vida, quando a realidade é sempre uma decepção?" 

"O único cara que me merece é aquele que acredita que sou a melhor pessoa com quem ele poderia estar."

"Ter um monte de amigos não significa nada. O que importa, na verdade, são aqueles que estão
sempre a seu lado."


OBS: Não se esqueçam do TOP COMENTARISTA, to triste que as participações diminuíram depois que que tirei o formulário :/

Júh
               Zanotti

10 comentários:

  1. Achei bonitinho esse livro. E como o outro dela já teve uma monte de resenhas falando que era bobo, eu li e gostei, não vou levar fé em outras resenha desse livro novo. Só lendo pra saber se vou gostar. Até que é legalzinho.

    ResponderExcluir
  2. Não gostei da capa também, a história é legal até, quero ler mas não é umas das prioridades (:

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa e o tema do livro bem adolescente, e apesar de ser clichê, vou lê-lo com certeza.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Tenho tanta vontade de ler o livro mas as resenhas estão me decepcionando :~~
    Espero que pelo menos a mim, agrade bastante!!

    ResponderExcluir
  5. Não sei mas toda vez que leio as resenhas do livro dessa autora tenho a impressão que ela usa demais de clichês, isso me irrita um pouco e me tira a vontade de ler seus livros, mas acho que ainda o lerei, já que só podemos ter absoluta certeza sobre a história depois de ler, obviamente.

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler este livro! Ele está aqui na minha estante, só esperando! Adoro livros de adolescentes.

    ResponderExcluir
  7. Esperava mais dessa trama, mas lerei quando tiver uma oportunidade...

    ResponderExcluir
  8. Agora fiquei confusa se leio ou não, geralmente só vi comentários ruins sobre ele, essa foi a resenha mais positiva que li sobre o livro, o fato de ser um pouco clichê decepciona em grande parte, esperava um pouco mais dos livros dessa autora.

    ResponderExcluir
  9. Nesse livro não faz o meu tipo.
    Não consegui ler de jeito nenhum
    BEIjos


    http://avidadeumabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Acho que não tenho mais tanta paciência para temas adolescentes e seus problemas. A verdade é que eles me cansam um pouco(acho que estou ficando velha rsrsrs).

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)