segunda-feira, agosto 26, 2013

SemanaEspecialTMI #2 - Resenha Cidade dos Ossos

Cidade dos Ossos
Autora: Cassandra Clare

Editora Galera Record
Ano de lançamento: 2010
Páginas: 462
Tradutor: Rita Susseking


Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.
Quando Clary começa a ver coisas que não deveriam estar ali seu primeiro pensamento é que talvez ela esteja ficando louca, afinal de contas ninguém mais na boate percebeu que algo terrivelmente estranho estava acontecendo e que aqueles três jovens não eram apenas pessoas comuns. Jace, Alec e Isabelle são caçadores de sombras uma "entidade" secreta ao mundo dos humanos que vive para proteger os mundanos de forças sobrenaturais invisíveis. Agora Clary faz parte disso e está preste a descobrir coisas sobre seu passado que a liga completamente aos Caçadores de Sombras e quando sua mãe desaparece de uma forma totalmente suspeita é hora de entrar no jogo e ser quem ela nasceu para ser. Estão todos prontos Shadow Hunters? 

Eu demorei algum tempo para ter certeza que leria a série, primeiro porque nunca me chamou muita atenção e depois porque estava cansada de narrativas sobrenaturais cheias de clichê. E esta história, apesar de seu brilhantismo, não deixa de ter os seus. Mas ao mesmo tempo Cassandra Clare conseguiu criar uma história envolvente e surpreendente usando elementos básicos e totalmente em alta nesse tipo de narrativa. Algo que me conquistou logo no início é a personalidade do Jace, ele é um personagem forte e cercado por ironia, me fez rir em vários momentos. Jace consegue ser sarcástico nas situações mais inusitadas, ele é o mocinho dos livros sobrenaturais carregado de muito bom humor e uma dose extra de presunção, cheio de si ele sabe que é bom no que faz e consegue te convencer disso sem muito esforço.
Madame Dorothea sobre Jace: "Se você tivesse metade da graça que acha que tem, meu rapaz, seria duas vezes mais engraçado do que é."
Já Clary me pareceu meio insossa no início e ela é bem impulsiva na minha opinião, e mesmo tendo sido praticamente "jogada" nessa história toda ela se comporta como se fosse a última bolacha do pacote, tipo fodona sabe. Mas a personagem evolui e esse crescimento chega a ser muito bem desenvolvido no livro e até chegou a me conquistar perto do fim, o bom é que ela não passa metade da historia sendo aquelas personagens que precisam de um salvador e que são frágeis demais para agir. Fora o casal principal temos vários outros personagens cativantes (Alec, Magnos Bane, Luke) e outros nem tanto. Podem me matar mas não gostei do Simon e menos ainda da Isabelle, mas não sei exatamente explicar porque é só que eles simplesmente não me agradaram. Sobre o vilão, bom, ele chegou a me dar arrepios é bastante impiedoso e convencido rs.

A narrativa de Cassie não chega a nos prender em um primeiro momento, confesso que depois de algumas páginas eu estava me perguntando se o livro iria ficar bom de verdade ou se manteria aquele ar extremamente adolescente, mas fiquei feliz em constatar que sim a narrativa evolui e o livro se torna tão empolgante e viciante que é quase impossível largar. Se tem uma coisa que eu me arrependo amargamente é não ter começado a ler essa série há muito tempo atrás. Cassandra Clare nos faz mergulhar em um mundo em que o que parecer ser não é nem um ínfimo de tudo o que realmente é. Infelizmente quando comecei a ler já tinha o spoiler mais cruel da narrativa e como já disse a vocês se eu sei um pouco eu quero sempre saber mais, mas apesar de tudo não senti como se o fato de eu ter o spoiler fosse estragar minha leitura.  Existe uma longa caminhada em Cidade dos Ossos para se chegar aos finalmente e essa é a parte mais legal.

O Livro é narrado em terceira pessoa o que nos faz ter uma boa noção de tudo o que acontece ao redor e com vários personagens que não os principais. A Cassie escreveu um enredo cheio peculiaridades mas, com muita maestria, ligou todos os pontos no final. Uma história bem costurada e que vai te deixar com o coração apertado e eu diria mais, até mesmo com um forte depressão literária (experiência própria). Bom, como a versão que eu tenho é do box que está à venda no submarino não sei se o que eu vou dizer agora se encaixa nas versões normais, mas encontrei diversos erros de revisão e em algumas partes as frases ficaram um pouco falhas, mas acredito que isso não atrapalhe tanto a leitura. Quanto a capa eu preciso dizer que é linda? Não né! Mas achei uma pena que essa versão que tenho desse livro não trás o efeito do brilho da versão original. Hiper recomendo, não dá para ficar aí sentado na cadeira enquanto tem um livro tão bom desse te esperando em algum lugar.

OBS: Só não entendi porque colocaram uma frase de Stephenie Meyer na capa, ok, eu sei, é para dar prestígio, mas Cassandra Claire não precisa disso ela coloca tia Meyer no chinelo! kkkkkk


Book Trailer:


Quotes do Livro:

"E ele nunca esqueceu o que ele aprendeu: que o amor te destrói, e ser amado, é o que vai te fazer ser destruído."

"- Bem, você pode ir em frente e colocar a cabeça para fora da janela se quiser. (...) riu.
- Sou um lobisomem, não um golden retriever."

"Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso, era como era fácil perder tudo o que sempre tinha pensado que teria para sempre."

"- É um carro - corrigiu Clary. - Você só está com raiva porque ele tem algo que você não tem.
- Ele tem várias coisas que eu não tenho. Miopia, falta de postura e uma falta de coordenação assustadora."


27 comentários:

  1. Definitivamente, começo esse livro hoje!!! Amei a resenha... Curiosidade a mil!!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu descobri recentemente que eu gosto de narrativas deste tipo, com um lado sobrenatural, to achando sinceramente que vou ter de ler esta serie hahaha. So espero não ficar depressiva tb :P

    ResponderExcluir
  3. Olha, estou simplesmente MALUCA por este livro, desejo quero, amei a resenha, com muita expectativa a respeito deste livro :)

    ResponderExcluir
  4. Foi o único volume da série que li até agora. Diferente de você, não gostei nada do Jace. Achei ele um chato arrogante. Aliás, não gostei do casal. E por incrível que pareça, as personagens que mais gostei foram Isabele e Alec.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Eu estou tentando não ler séries, acho que já comentei aqui um milhão de vezes. Mas quem disse que eu to conseguindo? a cada dia surge mais vontade de começar essa série. Por que isso, meu Deus? kkk olha o drama. rs Achei bem interessante o livro pelo que você falou... e aumentou minha curiosidade! Eu quero ler, mas só vou fazer se gostar do filme... sou toda ao contrário, eu sei. Mas convenhamos, são seis livros. rs Quero ter certeza se vou me jogar e ficar mais lisa do que já sou! As capas são lindas mesmo ein?! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme não tem comparação com o livro,o livro é mil vezes melhor!!!!!

      Excluir
  6. Eu amo a série Instrumentos Mortais. Como vc, AMEI o Jace logo de cara. Adorei o seu senso de humor sarcástico. Também a Clary chatinha no início, mas depois a sua personalidade melhorou bastante. Não gosto muito do Simon e adoro o Alec, Magnus Bane e o Luke.
    A capa é super bonita e gostei bastante do efeito brilhante =)

    ResponderExcluir
  7. "E ele nunca esqueceu o que ele aprendeu: que amar é destruir, e ser amado, é ser destruído."
    Sou fã dessa quote. E o conto que o Jace conta pra Clary.
    Senti falta dele no filme, do jeito que é: Uma história de ninar.
    Estou amando essa semana!
    >.<

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse livro e já tou com vontade de assistir o filme, como faz heim????
    Prefiro primeiro sempre ler o livro antes de ver a adaptação no cinema, e tenho tantos livros bons para ler que não sei quando vou poder ler esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha amado a sinopse, agora a resenha? Me deixou mais ansiosa ainda pela chegada do meu livro!!! Quando tinha lido a sinopse a Clary passou a impressão de uma menina que tinha que ser sempre protegida, mas pelo contrario a resenha me mostrou que isso não acontece! Adorei a personalidade do Jace, da um ar sedutor e auto confiante! Acho bem melhor as narrativas em terceira pessoa, passa uma visão geral de todos os personagens.

    ResponderExcluir
  10. A frase que esta no meio da resenha é do Jace?

    ResponderExcluir
  11. A proposito eu também não intendi o fato de uma frase de Stephenie Meyer estar na capa do livro, eu sei que o tema é um pouco parecido, e que eu AMO os livros dela, mas eu acho que não precisava, o livro em si nos envolve e chama atenção!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o primeiro e o terceiro quote ele nos ensina e da uma lição moral. Já o segundo e o quarto passa um tom mais irônico e divertido, bem legal!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, como você viu meu comentário anterior é de que não planejo ler esta série, mas apenas pelos quotes percebe-se que ele deve ser muito muito bom.

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olha, como já disse em outro post, você já me convenceu a ler essa série, que estava fugindo por causa do dinheiro...hehehehe

    Amei os quotes que você colocou, nossa que aflição para ler todos!

    Espero em breve ter esse prazer!
    Beijinhos
    www.estilogeek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Pela resenha (e outras críticas que li,
    acredito que a série deve ser bem interessante,
    mas tenho evitado séries (parece que tudo no mundo literário agora é série ¬¬)
    De qualquer modo, estou pensando em ver o filme,
    pra ver se vale isso tudo o que dizem mesmo ;)

    ResponderExcluir
  16. S2 S2

    ohhhh
    eu tbem deveria ter começado a ler antes a serie!
    Mas gostei bastante, da narrativa e dos personagens!
    Mas eu adoro o Simon! Quase (eu disse quase..) mais do que do Jace.... mesmo adorando o Jace e a Clary,o Simon é muito querido!
    Eu ainda estou no começo da serie... e estou louca para saber o que vai acontecer agora....
    Achei muito legal sua resenha... Quem não leu vai querer ler sim.. e eu tbem recomendo!
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Ooo minha ansiedade para ler o livro só esta aumentando eu preciso ler logo, ainda mais eu que queria ler antes de ver o filme, to vendo que não vai dar não, pois tenho que comprar o livro, triste eu seu, mas sua resenha esta ótima para aumentar a curiosidade desse menina aqui.

    ResponderExcluir
  18. Ainda bem que tem essa semana especial, essa série merece mesmo u-u
    Mas tem um lado ruim de ter isso, só ta me deixando com mais vontade de ler, mas como sou pobre não posso comprar :c
    A história é muito boa e a capa é muito linda mesmo

    ResponderExcluir
  19. Caaaaaaaaaaaaara! Eu PRECISO desses livros e você sabe que isso não é uma coisa de sempre, começou nesse exato momento! Posso te chamar de vaca? É um apelido carinhoso e vaca é um animal sagrado na índia(esquecemos que não estamos lá e que a maioria não leva pra esse lado kkkkkk). Chateada contigo, sim! Lembra aquela pergunta de se alguma resenha fez você comprar um livro? Agora você tem todos os méritos ganhos nessa única resenha! Quero a coleção e até esqueci a raiva que eu tinha da Cassandra por ter adicionado mais 2 livros na antiga trilogia! HUSAHSUAHSUAHS
    Estou abrindo meu coração aqui, viu? Guarde bem e ME RESPONDA! Você responde geral e esquece de mim. ç.ç *corre*

    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKK antes de mais nada to morrendo aqui!!!! Bom, não sei amigas se ofendem de forma carinhosa (entendeu isso?) se essa for a intenção vc está apta a me chamar desse animal sagrado kkk,. Quanto a resenha é sério que tá boa? Vi tanta gente falando que não entendeu bulhufas que eu fiquei com medo de estar perdendo o jeito de vez. Já disse que você me diverte. Vou ficar mais atenta para te responder de agora em diante rsrrs

      Excluir
    2. Eu não sei se eu estou mais no mundo virtual e por isso sofro no mundo real ou sou maluca mesmo. As minhas "amigas" in real life ficam cheia de mimimi quando eu digo "vaca", só tem uma que eu chamo de p*t* e entende que é o meu jeito carinhoso de ser. :'(
      Até tal ponto eu entendi os caminhos da Clary, ai depois você juntou um pouco o seu fanatismo, eu acho. Eu posso não entender do jeito que todos entendem e por isso sua resenha ficou perfeita pra mim. HSUAHSUHAS EU te juro que li você perguntando isso no twitter e vim conferir, só que de cara eu gostei e a sua escrita é motivo de inveja minha.. então tem alguma coisa errada comigo, conosco ou com os outros? :p

      Excluir
    3. ahhh então estou feliz, se alguém que acompanha o blog e tem sido uma amiga virtual me faz um elogio desse eu sei que posso estar totalmente incoerente mas não é isso que importa, as amigas gostarem me deixa feliz rsrsrs, não duvidando da sua capacidade de interpretação, longe disso. E tbm não vou começar a ser incoerente, ah sei lá só acho que agora eu to viajando na maionese já rsrsrs ♥

      Excluir
    4. eu sou uma pessoa totalmente viajada no chocolate, já que maionese não faz bem pro meu estômago. ç.ç
      você é ótima e se melhorar estraga ou me deixa falida!
      xD
      Boa noite e parei por aqui! u_u'
      www.nyasmim.blogspot.com.br

      Excluir
  20. É como eu disse antes, é tudo lindo e os comentários são convidativos, mas a sinopse não me envolve. E se estivesse lendo e, como vc diz, não me pegasse logo com vontade, essa leitura seria certamente descartada. Mas q bom q vc gosta de spoilers e seguiu adiante, confiando q seria bom e se deu bem! De tanta empolgação sua estou até me inclinando, rsrs...

    ResponderExcluir
  21. Não curto muito comentários de autor na capa não, nem isso nem quando colocam na capa 'se você gostou daquele vai gostar desse'. Isso estraga demais poxa, uma vez deixei de comprar o livro porque tinha na capa que se eu gostava de Once Upon a Time eu tinha que ler o livro, desisti de comprar porque comecei a ver a série e começou a fica muito ruim, episódios meio chatos aí já viu. Eu não posso dizer nada sobre a Cassandra porque nunca li nada dela (só posso dizer que com tanta gente querendo ler Harry Potter ela faz uma fogueira com os livros, muito feio isso heim, sem contar que as árvores ficam tristes :/) mas é arriscado colocar esse comentário da Meyer aí porque tem gente q odeia a escrita dela.

    ResponderExcluir
  22. Também gostei pacas do livro. Realmente, Cassandra Clare impressionou. O melhor disso é que ela não vai parar tão cedo, se não me engano, ela quer escrever mais umas 2 séries, mas dentro do mundo dos Instrumentos Mortais <3 <3

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)