quarta-feira, novembro 11, 2015

[Resenha] Como se Apaixonar - Cecelia Ahern

Hoje vou falar de um livro de uma das minhas autoras preferidas. Cecelia Ahern conseguiu me conquistar em quase todas as suas obras, mesmo elas sendo basicamente romances, ela tem uma forma de cativar o leitor que é bastante difícil de explicar em palavras. O livro que vou falar hoje é especial porque me fez lembrar porque eu gosto tanto dessa autora.
Como se Apaixonar
Autora: Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob

Sinopse: Depois de não conseguir evitar que um homem acabasse com a própria vida, Christine passa a refletir sobre o quanto é importante ser feliz. Por isso, ela desiste de seu casamento sem amor e aplica as técnicas aprendidas em livros de autoajuda para viver melhor.
Adam não está em um momento muito bom, e a única saída que ele encontra para a solução de seus problemas é acabar com sua vida. Mas, para a sorte de Adam, Christine aparece para transformar sua existência, ou pelo menos tentar ajudá-lo.
Ela tem duas semanas para fazer com que Adam reveja seus conceitos de felicidade. Será que ele vai voltar a se apaixonar pela própria vida?
Assim que a Editora Novo Conceito liberou a solicitação dos livros de Outubro eu corri dar uma olhada e fiquei encantada em saber que iriam publicar mais um livro da minha diva Cecelia Ahern. No entanto, as duas últimas experiências que tive com livros da autora não foram tão boas. Em Simplesmente Acontece eu não consegui me conectar com a história e o fato de o livro se passar em vários anos também não me agradou, já em A Lista, eu gostei muito do enredo, mas tive sérios problemas com a protagonista, porém isso não interferiu muito no balanço geral da trama. Agora com Como se Apaixonar me sinto renovada por ter amado tanto a narrativa.

Contudo, no início da narrativa não fui muito com a cara de Christine, o fato de a protagonista basear sua vida e a das pessoas ao seu redor em livros de autoajuda me fez achá-la ingênua, e a coisa toda era tão acentuada que eu queria dar um chacolhão e fazê-la acordar para vida. Quer dizer, nenhum dos seus milhares de livros deu resultados, porque continuar insistindo que um dia as coisas irão mudar com 36, 66 ou 96 dicas de seja lá o que for. Mesmo assim vamos conhecendo muito de Christine no decorrer da leitura e acabamos achando hilária essa sua fixação, chega a ser bastante cômico e é claro que por trás disso há algo maior que só vamos mesmo descobrir lá para o final. Assim como, o motivo dela se empenhar em salvar e ajudar pessoas que se encontram em situações desesperadoras.

"Eu havia lido uma boa quantidade de livros de autoajuda: frases para animar uma pessoa vinham aos montes."

Em um desses seus arroubos para ajudar alguém ela acaba conhecendo Adam, um homem que viu o rumo de sua vida mudar drasticamente depois que o pai ficou doente, alguém que queria apenas viver da forma que se sente feliz, as que não veem possibilidade de isso acontecer devido aos dramas que o destino lhe pregou. Bom, eu gostei muito dele, mas ainda assim achei Adam um protagonista submisso, ele não é de muita ação e talvez isso se explique devido a sua condição no momento, mas eu sinceramente queria gritar com ele e fazer com que ele pudesse enxergar que a vida é mais do que o que não podemos controlar. Sem contar que a obsessão dele por Maria, sua ex, me pareceu sem pé nem cabeça. Quer dizer, apesar de terem tido uma história linda o fato de ele querê-la a todo o custo mesmo depois de uma traição não desceu pela minha garganta. Ele tinha tudo o que precisava bem perto e nem se deu conta.

A história desses dois personagens se intercala e junto com eles vamos descobrir como se apaixonar pela vida. Por que para mim Como se Apaixonar não é apenas um livro sobre romance, mas também sobre como a vida pode ser infinitamente melhor se dermos um jeito de nos apaixonar por ela todos os dias. Obviamente a narrativa também trás algum drama, o que é especialidade de Ahern, mas nada exagerado e é bem possível nos identificarmos com certas situações no decorrer da leitura. O mais legal entre tudo é a forma como a família de Christine se encaixa no enredo, você com certeza vai os achar bastante engraçados.

Enfim, Como se Apaixonar é um livro de Cecelia Ahern digno dos melhores e que me ensinou que às vezes o amor não existe apenas entre um homem e uma mulher, e que o mais essencial é sermos apaixonados por nós e por nossa vida. Quanto à edição ela segue o padrão da Editora, não há muito que dizer, apenas que este é mais um romance de Ahern que me deixou encantada e apaixonada por sua escrita.

Melhores Quotes:

"Às vezes, quando você vê ou vivencia algo muito real, fica com vontade de parar de fingir. Você se sente um idiota, um charlatão. Fica com vontade de afastar-se de tudo o que é falso, seja algo inocente e inofensivamente falso ou algo mais sério; como seu casamento. Isso aconteceu comigo."

"- Você deve dar o poder a ele. Você deve deixá-lo ter a própria vida nas mãos. (...) Você não pode consertá-lo. (...) Você é uma solucionadora, Christine, mas, se realmente quiser ajudar alguém, ser uma amiga para alguém, às vezes precisa ouvir e deixar que a pessoa faça o trabalho sozinha. Esteja ao lado dela. Isso é tudo."

"Momentos são preciosos; às vezes eles se demoram e, em outras ocasiões, são passageiros, mas, ainda assim, muito pode ser feito durante eles; você pode mudar de ideia, pode salvar uma vida e pode até se apaixonar. "




10 comentários:

  1. Oiiiiii.

    Eu conheço a autora por Simplesmente acontece. Bom eu gostei muito do livro, (apesar do filme ser completamente diferente) eu ainda não havia pesquisado mais sobre os outros títulos dela. Porém gostei bastante da sua apresentação e claro da resenha sobre o livro. Essas coisas de auto ajuda a meu ver nunca da em nada. Kkkkk

    Beijinhos
    Kah Fernandes
    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee!!
    Estou com esse livro aqui para resenha, mas confesso que estou com um pouco de receio,
    pois o ultimo livro que li da autora não me conquistou o quanto eu precisava!!
    Sua resenha tirou um pouco do meu receio, e fiquei mais animada *-*
    Eu particularmente adorei essa capa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju, tudo bem?
    Ahhhh, como eu amo essa mulher, gente!
    Ao contrário de você, eu amei "Simplesmente Acontece" (apesar da vontade de jogar o livro pela janela em várias ocasiões) e "Como se Apaixonar" também se tornou um dos meus queridinhos.
    Apesar de o Adam ser submisso, como vc disse, eu adorei o humor ácido dele e me diverti bastante com os diálogos e o desenvolvimento da trama.

    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  4. Owwn Ju,
    a primeira vista da capa, achei que fosse o livro da Lu Piras, depois vi que não. Ainda não li nada da autora, só vi o filme, que não é a mesma coisa, fiquei muito curiosa, e espero ter a oportunidade de lê-lo, aceito de presente #lálála #MadeiraEu kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, sua linda, tudo bem
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas vi os filmes P.S. Eu Te Amo, que adorei e Simplesmente Acontece, que achei um pouco fraco, só para se distrair. Tenho vontade de ler A lista que todos elogiam. Nesse livro pelo visto, teremos mensagens muito bonitas, e gostei de saber que mais do que um romance é sobre aprender a se apaixonar pela vida. Mas ainda assim parece ser bem estilo do Simplesmente Acontece. Vou deixar a dica anotada, quem sabe, risos.. Mas gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?
    Eu só li um livro da Cecelia e foi Simplesmente Acontece (no meu caso eu adorei o livro e por isso desejo ler outros livros da autora). Eu também solicitei Como se apaixonar e deve ser minha próxima leitura.
    Que bom que gostou do livro, assim vou com bastante ânimo para leitura e espero gostar também. A lição que o livro te passou é muito importante, espero enxergar isso também. Parabéns pela resenha ;)

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju! Nunca li nada dela, mas sempre achei as premissas dos livros dela lindas. Nesse livro senti isso, mesmo quando você disse que a protagonista não é tão cativante de cara. Mas, acho que a história em si, vale a pena, Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ola Ju eu amei essa capa e a premissa já nos mostra uma protagonista com uma alma e bondade enorme para ajudar, o que me faz querer ler logo esse livro, ainda mais depois dessa resenha, ai me pego a pensar o que faz alguém ajudar o outro dessa maneira e logo me vem a resposta: O AMOR AO PRÓXIMO. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Até hoje só li PS Eu Te Amo, e confesso que me apaixonei pela história. Ainda não dei outra oportunidade para a autora, mas pretendo dar uma chance para esse livro. Conheço bem esse sentimento do autor publicar vários livros, mas que nem todos nos agradam, já perdi as contas de quantas vezes passei por isso. A capa da obra é linda e a mensagem que ele parece parece ser bem emocionante e comovente. Vou ver se compro em breve.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju, ainda não li nada desta autora e tenho alguns livros dela na minha listinha de desejados, mas esse em especial não conseguiu me chamar a atenção acho que também não ia curti muito a protagonista e sua forma de pensar...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)